Como vender Milk Shake – Dicas para começar lucrando

É possível vender milk shake de uma forma diferente? É possível adentrar o mercado empresarial com esse produto? Essas e muitas outras perguntas serão respondidas a seguir.

Os cardápios de estabelecimentos alimentícios são cada vez mais variados considerando a amplitude e concorrência desse mercado. Por vezes a saída para comerciantes é firmar um diferencial criando uma “releitura” de algum produto que já é oferecido por outras empresas. 

O sorvete sempre foi um produto importante para o brasileiro levando-se em conta que o país é muito quente na maioria das regiões.

Apesar disso, essa opção de bebida tão conhecida atualmente foi inventada ainda na virada de 1900. No Brasil, começamos a procurar por milk shakes na década de 80, em que as famosas batidas de origem estrangeira chegaram ao país.



O principal agente nessa criação foi o liquidificador, que hoje é um dos eletrodomésticos mais comuns em nossas casas e, além disso, no início os milk shakes tinham apenas três sabores fundamentais.

Portanto, muito se fez até aqui para que essas bebidas a base de sorvete, fossem aderidas socialmente e para que esse produto se tornassem uma cultura mundial.

vender milkshake

Ao decidir vender milk shake você precisará refletir sobre como tornar o seu produto atrativo, tendo em vista que já existem tantos outros.




Publicidade


Como começar a vender milk shake?

O primeiro passo sempre será buscar entender a sua demanda de trabalho.

Ao decidir iniciar qualquer negócio você sempre estará acompanhado de cinco perguntas básicas: “O quê?”, “Por quê?”, “Para quem?”, “Onde?” e “Quando?”. O “O quê?” você já sabe, fata responder as outras perguntas.

Proposito do seu negócio de vender Milk Shake

Você vai vender milk shakes, certo? Mas por quê?



Como empreendedor você precisa definir propósitos para as suas ações. Esse negócio pode ser a porta de entrada para o mercado, bem como funcionar como um adicional, uma renda extra para você.

É o propósito que definirá quanto tempo será dedicado ao seu negócio, assim como seus resultados.

Público alvo e Localização para vender Milk Shake

“Para quem?” e “Onde?” são duas perguntas que caminham juntas.

Ao definir o local em que você implantará o seu negócio, você automaticamente terá um público-alvo.

Os milk shakes podem ser vendidos na sua própria casa ou em um ponto comercial específico, dependendo de quanto você está disposto a investir.

É preciso se atentar ao seu entorno para atrair clientes. Ter uma fachada atraente e visível, mostrar organização e limpeza, ser atencioso, simpático e manter um vínculo efetivo com os clientes são fatores essenciais para o seu negócio.

Lembre-se, clientes satisfeitos atraem novos clientes a partir de suas experiências com o local.

Investimentos para começar a vender Milk Shake

Você precisará de pouquíssimos recursos para começar a vender milk shakes, mas claro que isso pode mudar com o crescimento do negócio.

É possível começar utilizando o próprio refrigerador da sua casa para armazenar suas matérias-primas, seu liquidificador e embalagens para entregar a bebida aos clientes.

Dessa forma, o investimento é muito menor do que já iniciar com a abertura de um estabelecimento.



Estima-se que é possível iniciar nessa empreitada com um capital de R$500, mas com o passar do tempo e aumento na demanda de pedidos, esse investimento precisará crescer, da mesma forma que as suas vendas.

Dicas importantes para vender Milk Shake

Até aqui te orientamos sobre condições para que você possa vender milk shakes, mas não detalhamos nada sobre o que vender.

Para ter sucesso ao vender esse tipo de bebida é preciso reinventar esse produto que já é tão conhecido. Dessa forma, é essencial ter uma receita base e investir em produtos de bons fornecedores para garantir a qualidade do seu produto.

Além disso, é importante sair da zona de conforto e aplicar diferenciais dentro do seu mercado de atuação ao combinar novos ingredientes.

Você pode variar entre formatos e tamanhos a partir de uma mesma receita e ainda aprimorar seu atendimento na maneira que escolher dispor seu produto.

Invista nos sabores ao vender Milk Shake

No começo de sua história o milk shake era servido com apenas três opções de sabor: xarope de chocolate, baunilha ou morango. Hoje são inúmeras as possibilidades.

O ramo de sorvetes explora cada vez mais aromas, a reprodução de características comuns a alimentos originais e a junção desses elementos.

Os mais diversos tipos de massas unidos ao leite serão sua matéria-prima na arte de vender milk shakes, então sinta-se livre para explorar.

Busque conhecer também algumas opções gourmetizadas para oferecer aos seus clientes, caso você acredite que essa ideia casa com o seu público-alvo.

A mistura de milk shakes com outras delícias da culinária como:



  • Bolos;
  • Biscoitos;
  • Chocolates;
  • Waffers;
  • Frutas;

São uma tendência que podem fazer com que o seu negócio se diferencie da concorrência.

Tenha uma parte do cardápio adaptada a pessoas com restrições

Outro fator a ser considerado são receitas adaptadas com ingredientes personalizados, de acordo com as necessidades de alguns clientes. Dessa forma, ter em seu cardápio as opções de produtos:

  • Sem lactose;
  • Produtos sem glúten;
  • Produtos livres de conservantes;
  • Opções para diabéticos;
  • Opções Fitness.

Isso pode atrair um público ainda maior para o seu ofício e te fazer crescer muito em vendas.

Escolha suas formas de atendimento

Hoje em dia já é possível encontrar embalagens térmicas onde um milk shake pode ser entregue sem derreter. Se você puder investir nisso, é mais uma chance de crescer seu negócio.

Para isso, você pode se cadastrar em aplicativos de delivery como o Rappi e também o iFood. Ou mesmo ter os seus próprios entregadores, recebendo pedidos por telefone ou via WhatsApp.

É claro que você também pode atender in loco, seja na sua própria casa, como dissemos anteriormente, ou ainda com o investimento em uma barraca de venda de milk shakes.

Nesses casos, é sempre bom contar com mesas, cadeiras e guarda-sóis o suficiente para seus clientes ficarem confortáveis. Além de tornarem o local mais agradável, essa estrutura contribui para chamar a atenção de novos clientes.

Invista em uma franquia de sorvete

Se a ideia já for começar um negócio maior e houver um bom capital para investimento, você pode optar por adquirir uma franquia de sorvetes, que também vendem milk shakes.

Para saber mais sobre algumas opções do mercado, veja o nosso artigo sobre Franquia de sorvete: as melhores opções para investir e lucrar.

Essas foram as nossa dicas para que você consiga ter sucesso ao vender Milk Shake.  Confira na prática e boa sorte!



Veja também: Como vender sucos naturais e sucos detox – Dicas para iniciar

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Deixe seu comentário