Como vender e-books: Dicas de afiliados e como começar

Uma das estratégias mais comuns na era digital é transformar pautas específicas em e-books. Esse tipo de material é totalmente adaptável para diversas temáticas como saúde, beleza, alimentação, educação, empreendedorismo, dentre tantas outras. Mas qual seria a melhor forma para vender e-books?

Neste artigo você encontrará as principais dicas sobre como se afiliar e começar a lucrar com esse negócio.

Os e-books surgiram atrelados à uma demanda tecnológica em que ter acesso ao conhecimento nas palmas das mãos é uma necessidade.

vender ebooks
Publicidade

O comércio de e-books traz aos seus consumidores a versatilidade de poder comprar e acessar informações, sobre algum assunto ou produto específico, por meio dos smartphones, tablets, computadores e demais aparelhos idealizados para leitura.



Além disso, o custo-benefício de conteúdos na modalidade e-book torna-se muito mais vantajoso quando comparado a materiais impressos.

Veja a seguir algumas dicas que podem fazer com que você consiga vender e-books para mais pessoas.

Busque vender e-books de qualidade

Por mais que a venda desse tipo de conteúdo prive o consumidor do contato físico com os exemplares, a qualidade estética dos e-books também deve ser considerada.

Publicidade


Publicidade


Para obter bons resultados com a venda, seu produto deve ser de qualidade, o que comprova que vender e-books não se trata apenas de digitar conteúdos.

Até chegar na fase de vendas, um e-book perpassa algumas fases:

Publicidade

Na primeira delas o autor define o conteúdo que será pauta do e-book, bem como o público-alvo que deseja atingir. A partir desse ponto inicial, se inicia a fase de escrita, em que o uso da língua é essencial na transmissão esperada, pois o leitor só tem acesso ao que estará escrito na obra, diferentemente dos casos de interações sociais por meio do diálogo. 

Publicidade

Em seguida, o texto escrito serve como base para aspectos visuais como capa, contra capa, ilustrações que irão compor o e-book, itens elaborados por designs de acordo com instruções do autor ou responsável pelo projeto.

Os elementos visuais que compõem o e-book, para além das palavras, criam ambientações que tornam a leitura mais fluida e agradável.

Por fim, todo o material criado deve ser revisado e finalizado, de forma a garantir a qualidade do livro digital.

Como se afiliar para vender e-books em sites de afiliados

O comércio de livros no Brasil ainda não é tão efetivo quanto o de demais seguimentos e, na maioria das vezes, existe a demanda de que pessoas estejam dispostas a se afiliar em projetos de venda.

Essa modalidade de trabalho leva o nome de afiliação tendo em vista que você irá se dispor a indicar e promover a venda de e-books, recebendo uma comissão definida pelo produtor, que varia de acordo com o número de vendas desempenhadas. 

Existem diversos sites e empresas que trabalham com os programas de afiliados para ajudar a aumentar as vendas de e-books. Entre essa plataformas, podemos citar:

Para se tornar um afiliado dessas plataformas, basta entrar nos sites oficiais e se cadastrar de forma fácil e rápida. Em seguida, o seu acesso já é liberado e você pode começar a escolher os e-books que deseja promover.

Outra forma vender e-books como afiliado

Além dos sites que disponibilizamos, também é possível operar como um “afiliado” e vender e-books entrando em contato diretamente com o autor.

Publicidade

Dessa forma, você age mais como um influencer e faz um contrato direto com autores, cobrando por promoções do material deles nas suas mídias.

Contudo, vale ressaltar que existem produtores que já tem uma quantidade significativa de e-books circulando no mercado, pautados com uma variedade de temas, da mesma forma que existem produtores lançando o primeiro e-book.

Publicidade

A diferença desses dois casos é que, em um você tem uma possibilidade maior de alcance, visto ser possível agradar o cliente encontrando um produto dentre suas alternativas, e na outra, a precisão de engajar a venda de um produto novo.

Para mais, esteja atento as normativas impostas em contratos. Como em toda e em qualquer ocasião você terá direitos e deveres a serem cumpridos.

Assim como a marca ou pessoa responsável pelos e-books é responsável por todo o suporte as vendas, você como vendedor deverá apresentar um bom desempenho em suas funções.

Como começar a vender e-books

Vender e-books como afiliado exigirá que você saiba escolher bem os produtos que deseja vender e que conquiste clientes. Só assim o seu lucro poderá ser garantido.

Sendo assim, fique atento aos tópicos a seguir e siga as dicas que te ajudarão a começar melhor nesse negócio.

Defina um público-alvo e escolha bem os e-books que vai vender

Como vendedor você também precisará optar por um público-alvo.

Escolher vender e-books sobre um assunto de sua preferência pode tornar esse trabalho mais agradável, ao considerar que o primeiro passo para a venda é entender sobre o seu produto.

Publicidade

Após escolher seu nicho de atuação, procure as oportunidades que mais se encaixem ao seu perfil.

Saiba em quais plataformas encontrar o seu público

Como afiliado o seu trabalho é divulgar esses e-books na internet. Dessa forma, saiba onde encontrar o seu público e divulgue nessas plataforma.

Além das tradicionais redes sociais, você também pode criar um site ou blog apenas para a divulgação desses livros digitais, por meio de conteúdos persuasivos.

Publicidade

Outra dica é, buscar seu público alvo em grupos específicos nas mídias sociais sobre o segmento que você está vendendo e oferecer seus e-books nesses locais.

Por exemplo: está vendendo livro digital que fala sobre emagrecimento? Busque por grupos e fóruns onde existem pessoas querendo emagrecer.

Organize bem os seus horários

Trabalhar com vendas em plataformas digitais geralmente te possibilita a modalidade home office. No entanto, é preciso estabelecer limites entre a sua rotina profissional e pessoal, mesmo que a sua casa seja o seu ambiente de trabalho.

Apenas desse modo você poderá garantir a sua produtividade durante o árduo trabalho de conseguir clientes.

Estabeleça metas que te ajudem a vender mais e-books

Esteja atento a metas de desempenho, elas te ajudaram a alcançar melhores resultados, bem como a pontuar estratégias a serem repensadas.

Sendo assim, ainda que você não esteja sobre a jurisprudência de um contrato, estabeleça seus próprios desafios a serem cumpridos. Isso pode te motivar e muito na hora do trabalho.

Publicidade

Invista em um bom equipamento para trabalhar

Um equipamento ruim, na maioria das vezes, irá afetar seu desempenho, seja no número de vendas ou na sua qualidade de vida enquanto trabalha.

Sendo assim, busque investir em um bom computador ou smartphone para o trabalho. Dessa forma, você evita as frustrações de travamentos e outros eventuais problemas que possam te estressar durante seu serviço.

Prezar por uma rotina de trabalho de qualidade fará de você um vendedor ativo e realizado. Portanto, reflita sobre o seu bem-estar e vender e-books trará ótimos frutos a você.

Veja também: Como vender pacotes de viagem pela internet: Dicas para lucrar mais

Publicidade

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Deixe seu comentário