Como vender doces? Dicas para começar o seu negócio

Se você está pensando em como conseguir uma grana extra, uma prática muito comum é vender doces. Muitos brasileiros escolhem essa opção para ganhar uma renda a mais ou até mesmo como fonte única de renda.

Os doces são sempre bem-vindos a qualquer hora do dia, por isso as pessoas que escolhem esse ramo geralmente obtém seus lucros de maneira rápida e sem precisar de muito investimento.

Se você tem interesse em começar a vender doces para ganhar dinheiro com um empreendimento próprio, confira a seguir algumas dicas essenciais para o seu negócio.

vender doces

Como começar a vender doces?

O primeiro ponto a se pensar é em relação a quais serão os doces que você quer vender, pois as opções são muitas. Para isso, uma dica é traçar o perfil da sua região, observando quais os doces mais vendidos entre o público local.

Vale também apostar em receitas novas. Caso você já esteja acostumado com receitas e sabe do potencial que tem alguma das que você conhece, invista nela. Mas se você não costuma fazer doces, na internet existem muitas receitas de doces de toda maneira que são fáceis de aprender. No site Tudo Gostoso, por exemplo, você pode conferir algumas.

Uma dica interessante é fazer as receitas dos respectivos doces que você pretende vender e oferecer a seus amigos e familiares, para conhecer a opinião deles antes de investir nelas para venda.

Ter uma marca própria também é importante para que você seja reconhecido pelos doces. Portanto, crie um nome para sua marca de doces e invista em uma logo para representá-la. Você pode mandar colocar a sua logo marca em adesivos e fechar seus doces com eles para ficar mais original, o que passa uma imagem mais profissional.

Saiba divulgar suas vendas

Seus doces precisam ser conhecidos, para isso invista em marketing. Faça uma página nas redes sociais para divulgar fotos de seus doces, promoções e kits festas para vender. E não se esqueça de deixar seu contato bem visível nas publicações para que os clientes possam entrar te encontrar. Entregar cartões com seu contato e tipos de doces que faz também é uma boa estratégia.

Lembre-se de ter um diferencial nas receitas para atrair os clientes, afinal, o comum eles podem encontrar em todo lugar, mas se sua receita conquistar o gosto do público você vai fidelizar seu cliente.

A higiene é muito importante, então fiscalize sempre a validade dos ingredientes. Invista também nas marcas de maior custo benefício, pois não adianta comprar ingredientes mais em conta que prejudiquem o sabor de seus doces. Busque a excelência, quanto mais caprichoso e cuidadoso você for, maior vai ser a confiança que o seu cliente vai ter em seu trabalho.

Invista no seu negócio

Quando começar a obter lucro, invista em maquinários que agilizem a produção de seus doces. Para não correr o risco de atrasar alguma encomenda, faça sempre compras adiantadas e não deixe para começar uma encomenda em cima da hora, pois sempre existe a possibilidade de algo dar errado e atrasar a produção.

A satisfação do cliente vai contar muito para o possível sucesso de seu empreendimento. Outro ponto a ser investido é o de receitas novas, pois quanto maior a variedade de produtos que você oferecer aos seus clientes, maior a chance de agradá-los. E se especialize na área, existe um vasto mercado de cursos oferecidos para produção de doces.

Planeje bem o seu negócio

Para saber se o seu trabalho está valendo a pena, você irá precisar desde o início anotar todos os gastos. Comece colocando no papel quanto pretende investir inicialmente, considerando que o ramo da venda de doces não costuma de alta demanda de dinheiro para começo.

Estipule um valor a ser gasto de investimento inicial e anote tudo o que for comprado para a confecção dos doces, assim você vai ter o controle do que investiu. Todo o dinheiro que entrar também deve ser anotado, inclusive as quantidades de doces feitas e ingredientes usados, para que você tenha um balanço do lucro que está tendo ou não em seu negócio.

Valorize seu produto, tenha uma embalagem bem elaborada, pois a aparência do doce deve chamar atenção. Faça o balanço do preço justo a ser cobrado e capriche na divulgação que dificilmente seu negócio não será um sucesso.

Saiba a hora de abrir uma loja física para vender doces

Quando você perceber que seu negócio está expandindo rápido, vale a pena abrir uma loja física para expor seus doces, além de investir em novos tipos de doces e servi-los no local. Se você começar o empreendimento em sua casa, deve saber a hora de aumentar o ambiente ou mudar de lugar para não perder clientes por falta de tempo ou espaço para realizar as encomendas.

Se for preciso, contrate funcionários, mas evite ao máximo cometer o erro de recusar encomendas, pois isso pode fazer você perder o cliente. Valorize o seu negócio e não tenha medo de arriscar.

Felipe Matozo
Estudante de Jornalismo no Centro Universitário Internacional Uninter e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

Deixe seu comentário