Você precisa fazer ISTO para trabalhar para o Mercado Livre

Você precisa fazer ISTO para trabalhar para o Mercado Livre

Já pensou em trabalhar para o Mercado Livre? E em fazer dinheiro com entregas utilizando o seu próprio veículo? Se você deseja saber como se tornar entregador do maior e-commerce brasileiro, neste post, vamos explicar tudo o que você precisa saber.

Pensando em uma maneira de agilizar as entregas do seu e-commerce, o Mercado Livre lançou o Mercado Envios Extra, um aplicativo para cadastro de entregadores, permitindo que motoristas autônomos realizem as entregas aos compradores. 

Como se tornar entregador do Mercado Livre?

Você precisa fazer ISTO para trabalhar para o Mercado Livre

Se o seu objetivo é trabalhar como entregador do Mercado Livre você só precisa preencher alguns requisitos e realizar um simples cadastro. 

  • Ter um veículo (carro ou moto) em bom estado e que tenha até 15 anos. Caso use moto, você deve possuir uma mochila ou baú que comporte no mínimo 80 litros para carregar os pacotes. O veículo deve estar com a documentação devidamente regular perante os órgãos competentes.
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vigente
  • Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ)
  • Ter cadastro de Microempreendedor Individual (MEI), com atividade principal ou secundária específica de entregas
  • Celular Android e dados móveis (internet)

Como fazer o cadastro?

É necessário que você tenha uma conta no Mercado Livre. Caso não possua, basta criar uma. 

Você precisa realizar o cadastro no aplicativo Mercado Envios Extra e preencher os dados pessoais que são solicitados. No momento, o app está disponível para os celulares com sistema operacional Android.  

Tempo de trabalho

Como informado no site do Mercado Envios Extra, os percursos podem durar entre 3 e 8 horas, sendo que todo dia haverá entregas para serem feitas, que são agrupadas em trajetos de horários variados

Não há um número mínimo de percursos a serem realizados, você pode escolher o quanto quer prestar serviço e se em algum dia não quiser aceitar nenhum pedido, é só ignorá-los.

Uma coisa a ser considerada é quais rotas valem a pena para você. Com a alta da gasolina e as futuras manutenções no veículo é importante fazer as contas para ver se a rota oferecida compensa. Evite aceitar rotas que o gasto geral não compense o valor a ser pago. 

Você vai receber ofertas de percursos e aceitar as que preferir. Para escolher, você poderá ver as tarifas e a duração estimada de cada rota.

Os pacotes serão pegos em um ponto de coleta, e caso não consiga entregar, deve devolver ao local no mesmo dia do percurso.

Como e quando eu recebo?

Para receber pelos seus serviços prestados, você deve ter uma conta no Mercado Pago. Caso você já tenha uma conta no Mercado Livre, pode usar a mesma, caso não tenha, deve criar uma. Com o Mercado Pago, você recebe o dinheiro pelo seu trabalho e ainda aproveita os benefícios.

Os pagamentos são realizados semanalmente pelas entregas feitas na semana anterior. Por exemplo, os serviços prestados entre segunda-feira e domingo, serão pagos juntos entre quarta e sexta-feira. Você vai receber o valor proporcional pelo número de entregas que tenha feito, para ver os valores de maneira detalhada, o entregador deve acessar a aba “Ganhos” do app.

Recebendo poucos serviços

O número de pedidos de entregas que você recebe varia conforme o volume de entregas necessárias para cada dia, sua experiência como motorista e os cancelamentos que você tenha feito. Por isso, evite cancelar seus serviços. 

Você pode melhorar sua experiência como motorista aceitando percursos para o mesmo dia ou para o dia seguinte, ativando as notificações para não perder nenhuma nova entrega e evitando cancelar trajetos já aceitos. Se você cancelar uma rota já aceita quando falta pouco tempo para o início dele a quantidade de novos pedidos recebidos pode ser impactada. 

Se você tem interesse em trabalhar no Mercado Livre fora da área de entregas, você deve ficar atento às vagas disponíveis no site da empresa e nas redes sociais.

Veja mais ›
Fechar