Como ter SUCESSO investindo na área de GASTRONOMIA – DESCUBRA

Como ter SUCESSO investindo na área de GASTRONOMIA - DESCUBRA

A área de gastronomia é uma das mais prolíficas do mundo, e apenas no Brasil, o setor é responsável por empregar mais de 6 milhões de pessoas.

Assim, essa com certeza é uma área à qual muitos empreendedores tem interesse, porém, é preciso ter estratégia e perseverança para ter sucesso com a gastronomia.

Como ter SUCESSO investindo na área de GASTRONOMIA - DESCUBRA

Como um dos setores mais importantes da economia, o segmento gastronômico também é um dos mais competitivos. Em todo o país, segundo um levantamento realizado em 2022 pelo Instituto Foodservice Brasil, existem mais de 730 mil bares e restaurantes.

Assim, quem deseja criar um negócio sólido e se destacar em meio à tantas opções, necessita de planejamento entre outras habilidades, que falaremos mais abaixo.

Paciência e dedicação

Antes de dar início ao seu negócio na área gastronômica é preciso ter os pés no chão e entender que o sucesso e lucro não virão do dia para a noite.

Todo negócio para alçar voos e permanecer no “ar” exige grande paciência por parte do empreendedor, e mais que isso planejamento financeiro.

Sim, tenha em mente que durante meses você provavelmente não terá lucro, e sim apenas o retorno do investimento que já fez no negócio. Portanto, ao fazer o seu plano de negócio tenha bem estruturado um capital de giro que mantenha o empreendimento em atividade até que ele, enfim, comece realmente a dar lucro.

Perseverança é essencial para que o seu negócio na área de gastronomia seja bem sucedido. Portanto, segure a ansiedade e viva um dia de cada vez.

Uma boa experiência ao cliente

Negócios de sucesso gastronômico dependem não apenas de um cardápio delicioso, mas principalmente da experiência completa que oferecem ao cliente.

Assim, independente se o seu negócio é de apenas delivery ou realizará atendimento presencial, o cliente precisa se sentir satisfeito com todas as etapas do serviço oferecido por você. Isso diz respeito ao atendimento, qualidade dos produtos, apresentação dos produtos, rapidez e (em caso de local físico) o ambiente.

Portanto, tenha em mente que se você pretende manter um local físico, será preciso investir também em um bom treinamento para que você e sua equipe ofereçam um atendimento impecável.

Lembre-se, nenhum marketing é tão eficiente quanto o boca a boca de um consumidor satisfeito.

Detalhes são importantes

Algumas pessoas podem acreditar erroneamente que, se o essencial está bem feito isso já será suficiente para o sucesso.

De fato, o essencial bem feito já representa um passo e tanto no caminho do sucesso. Mas, como citamos lá no início, você nunca poderá esquecer que a área da gastronomia é uma das mais competitivas do mercado. 

Portanto, detalhes fazem muita diferença. Mesmo!

Assim, acredite, a apresentação do seu produto é importante, seja no estabelecimento ou na entrega delivery.

Então tenha todo o cuidado com as embalagens oferecidas. Além de seguras, é muito aconselhável que elas sejam minimamente personalizadas com a sua marca, para que fique cravada na memória do consumidor.

A oferta de algum tipo de cortesia (em datas especiais, por exemplo), também é um gesto razoavelmente simples, mas que para o cliente faz toda a diferença.

Enfim, o importante é evidenciar que todo o seu negócio pensa no bem-estar do consumidor e que a satisfação dele é realmente importante.

Cardápio diversificado é indispensável para um negócio da área de gastronomia

Com certeza ao criar seu negócio você deve ter alguns itens no cardápio que tornarão o seu estabelecimento referência.

Apesar disso, é muito aconselhável, de tempos em tempos,  oferecer novidades no menu aos seus clientes, para que esses sempre tenham um novo motivo para voltar.

Variedade chama a atenção, e quanto maior a fatia de público que você conseguir atender, maior também o faturamento do negócio.

Atenção às tendências da área de gastronomia

Por fim, é interessante sempre estra atento às tendências do seu nicho gastronômico.

Com tantas novidades surgindo de tempos em tempos, nunca se sabe quando uma delas pode representar uma grande oportunidade para o negócio.

Então, mantenha-se atento as possíveis novas demandas que possam surgir por parte dos consumidores e não hesite em atendê-las.

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Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.
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