Como saber quanto vale minha empresa? Veja como descobrir!

Quando se tem um negócio, uma das questões que podem surgir após algum tempo de operação e de sucesso é, quanto vale a minha empresa?

A estimativa do valor de uma empresa é muito necessária quando o empresário está pensando em vender o negócio, ou mesmo para conseguir aplicar esse conhecimento em estratégias de crescimento. Outro momento em que essa informação se faz necessária é quando se está em busca de aportes para investimento.

Mas, apesar de as questões de valores da empresa serem bastante comuns, chegar a uma resposta não é assim tão simples e é isso que nós veremos nos tópicos a seguir.

Veja também

Como descobrir quanto a minha empresa vale?

quanto vale a empresa

O método mais utilizado para descobrir o valor de uma empresa é o de avaliação, conhecido como Valuation.

O valuation é um processo que realiza o cálculo para encontrar o chamado valor justo da empresa. Para chegar até o resultado o processo avalia o potencial de crescimento do negócio dos próximos anos, além da saúde financeira atual da empresa.

Esse é o processo mais utilizado por empreendedores, porém, já adiantamos que não é aconselhável tentar fazer esse cálculo sozinho. O ideal é contratar um especialista em finanças, ou mesmo uma assessoria especializada em levantamentos desse tipo. Do contrário as chances de chegar a um valor final muito divergente da realidade, são grandes.

Outra coisa que o empreendedor precisa ter em mente é que, mesmo com a aplicação correta do processo, nunca é possível obter um valor concreto de quanto uma empresa vale. Isso porque algumas questões são muito relativas a depender da visão que o empresário tem do seu negócio e a visão que o mercado tem.

Métodos do Valuation

O cálculo utilizando o Valuation pode ser feito considerando alguns métodos. Cada um deles pode apresentar resultados divergentes, porém, especialistas podem encontrar um consenso entre eles e chegar ao valor mais aproximado da realidade da empresa.

Alguns desses métodos são:

Fluxo de Caixa Descontado

O Fluxo de Caixa Descontado é o método mais utilizado no cálculo do Valuation, por ser considerado o com informações mais concretas sobre a empresa.

Nesse modelo é realizado o levantamento do valor dos ativos atuais da empresa, e busca-se uma estimativa de quais seriam esses valores baseados nas expectativas futuras para o fluxo de caixa da empresa.

Parece complicado? Se você não for um especialista de finanças pode ser mesmo. Por isso reiteramos que o ideal é contratar um profissional para realizar o cálculo de Valuation para você.

Múltiplos

O método de múltiplos é pouco usado, pois sua estimativa não é baseada na realidade da empresa em si, e sim em comparações com empresas semelhantes.

No caso, a ideia desse cálculo é realizar uma análise que compara o desenvolvimento econômico da empresa com outras de estrutura e transações financeiras semelhantes.

Contábil

O método contábil só é indicado quando a ideia é estimar o valor de uma empresa que está muito mal das pernas, como na iminência de falência, por exemplo. Isso porque nesse método só se tem o valor estimado do patrimônio líquido do negócio.

Ou seja, o resultado obtido é aquele da diferença entre os ativos e os passivos do negócio. Aqui não se considera o que a empresa poderia valer no futuro.

Por que saber quanto a empresa vale?

Agora que você já conheceu os principais métodos para o cálculo do valor da empresa é hora de entender exatamente o porquê ter essa informação é importante.

Saber o valor da sua empresa pode facilitar diversas ações que você decida tomar com o passar do tempo. Entre essas, podemos usar como exemplo a compra da parte de um dos sócios.

Não é incomum que por um ou outro motivo alguns dos sócios do negócio decidam vender a sua parte do negócio. Porém, isso só é possível se o valor total da empresa estiver bem claro para todos os envolvidos.

Outra situação que pode ocorrer é justamente o encontro de novos sócios ou investidores. Dificilmente alguém decide se envolver em um negócio sem a informação de quanto o mesmo está valendo no mercado.

Por último, apenas com o valor estimado do seu negócio você consegue ter uma visão total de como o mesmo está se saindo no mercado. Com essa informação você consegue comparar números de quando começou até agora, além de ter mais base para criar estratégias de crescimento.

Enfim, saber o quanto a sua empresa vale é primordial, seja para vendê-la ou para que ela cresça com mais planejamento.

Fonte: BuyCo

Veja também: Como criar Whatsapp Business para um número fixo de forma fácil

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Deixe seu comentário