Aprenda como plantar coentro e ganhar dinheiro vendendo a verdura e produtos derivados

Plantar coentro é uma alternativa para quem deseja empreender no ramo de alimentos e ganhar dinheiro. Não é para menos, afinal, o tempero faz parte do dia a dia do brasileiro, sobretudo na preparação de pratos.

Aqui, falamos sobre como plantar coentro e ganhar dinheiro vendendo essa verdura in natura ou produtos derivados. Confira e aproveite para investir nessa ideia!

plantar coentro

Por que plantar coentro é uma boa opção?

O coentro passou a ser amplamente utilizado em pratos em diversas regiões do país, tanto que a produção cresceu bastante nos últimos anos na área Centro-Oeste e Sudeste.

Publicidade

Trata-se de um tempero com boa capacidade de venda, seja para o consumidor final ou para feirantes, restaurantes, bares, lanchonetes, entre outros estabelecimentos, sempre apresentando demanda alta o ano todo.



É difícil plantar coentro?

De maneira geral, o cultivo de coentro não exige conhecimentos e técnicas complexos, portanto, é uma alternativa para quem prefere plantações com cuidados mais simples.

Há variedades que se adaptam bem a temperaturas baixas, bem como a climas mais quentes, o que possibilita plantar, colher e vender o ano inteiro, sem ficar submisso a condições climáticas.

Outra vantagem é que se trata de uma cultura que pode ser cultivada em telados no solo ou no sistema de hidroponia, conseguindo plantar até em áreas reduzidas, desde que o solo não seja encharcado ou compactado.

Publicidade


Publicidade


Como plantar coentro?

O cultivo do coentro envolve se atentar a diferentes fatores e adotar técnicas de produção simples, porém altamente eficazes na geração de uma boa safra. Veja como plantar coentro:

Ambiente ideal

Não há restrições quanto ao tipo de solo, o que significa que dá para plantar coentro em qualquer local, desde que a área não seja compacta ou encharcada, características que fazem a planta não pegar bem.

Publicidade

O clima ideal depende da variedade que utiliza, pois existem alternativas que resistem a temperaturas baixas e outras a temperaturas altas. Mas, normalmente a preferência é por clima quente, porque temperaturas mais altas favorecem o florescimento e fase reprodutiva.

Publicidade

Produtores costumam ter bons resultados quando a temperatura está de 20ºC a 30ºC no período de germinação das sementes, bem como 18ºC a 25ºC no desenvolvimento vegetativo.

Propagação

A etapa de propagação é feita com o plantio de sementes, normalmente de maneira manual, em sulcos. Para plantar um hectare é comum utilizar cerca de 20 a 30 quilos de sementes, que têm preços variados.

Plantio

O plantio pode ser feito em qualquer área, mas geralmente se recomenda que o canteiro tenha altura de 30 a 50 centímetros, bem como largura de 90 centímetros e 1,10 metro.

Recomenda-se que o solo seja fértil e apresente boa permeabilidade. Faça uma análise para identificar o pH, que não pode ser abaixo de 6. Caso seja, utilize calcário dolomítico pelo período mínimo de três meses antes de começar o cultivo.

Sobre o espaçamento, o ideal é que tenha 0,2 metro entre linhas e 0,08 metro entre plantas. Geralmente, o plantio é feito em fileiras no sentido longitudinal do canteiro, mas também há a possibilidade de cultivo em fileiras transversais ao canteiro.

Adubação

A adubação deve ser definida de acordo com as características do solo. Quando é química, normalmente se faz com NPK 4-14-8, bórax e sulfato de zinco. Para adubação orgânica, trabalha-se com esterco puro de galinha.

A indicação é de adubação de cobertura entre 20 e 25 dias depois da germinação, assim como de 10 a 20 dias após do semeio, para contribuir a uma boa produção.

Irrigação

A irrigação ideal é a controlada durante todo o plantio, especialmente no semeio até três semanas depois do desenvolvimento das plantas. Tome o cuidado de não deixar o solo encharcado!

Publicidade

Produção e colheita

A produção acontece com um mês a 40 dias de plantio das sementes. Quando a temperatura estiver mais amena, como no começo do dia, colha o coentro que estiver mais verde, para evitar que murche. Tenha cuidado na colheita para minimizar a chance de dano.

Como vender coentro?

Há várias possibilidades de venda da produção, como a comercialização direta para o consumidor final, em varejo especializado, sites e delivery de produtos orgânicos (se for o caso do seu coentro), para feirantes, restaurantes, entre outros.

Publicidade

Também existe a possibilidade de vender coentro em temperos prontos, bem como a versão desidratada e moída, alternativas que possuem valor agregado, assim como o coentro orgânico, e podem ser vendidas por preços mais altos, ajudando a lucrar mais.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário