Aprenda como plantar abacate e ganhar dinheiro vendendo a fruta e produtos derivados

Plantar abacate para vendê-lo é uma opção para quem deseja empreender no ramo de alimentos e ter maior chance de lucratividade. A razão para isso é que se trata de uma fruta versátil, com boa demanda no mercado brasileiro.

Neste post, você aprende como plantar abacate, inclusive como vendê-lo, seja na versão in natura ou como um produto derivado. Confira!

plantar abacate

Compensa plantar abacate e vender a fruta?

O cultivo e venda de abacate é uma atividade que vale a pena pela boa demanda que a fruta tem no mercado, seja para consumo como doce, bebida ou preparação de pratos salgados.

Publicidade

De modo geral, o abacate tem uma boa procura pelo consumidor final e por restaurantes, inclusive na versão orgânica, que tem valor agregado e gera maior lucratividade para o produtor.



Área mínima para plantio de abacate

Uma das principais vantagens do abacate é sua versatilidade em relação à área de plantio. Dá para cultivar a fruta em áreas pequenas, médias e grandes, o que possibilita que produtores de diferentes portes façam esse investimento.

Como plantar abacate

A cultura de abacate não exige cuidados complexos, mas é preciso seguir alguns procedimentos para ter uma produtividade mais expressiva, com frutos de qualidade. Confira como plantar abacate:

Solo e clima

Indica-se que o solo seja rico em matéria orgânica, permeável, profundo e adubado. Sobre o clima, o ideal é que seja subtropical ou tropical úmido, com temperaturas diurnas de 18ºC a 25ºC. Já as noturnas devem ser de 12ºC a 20ºC.

Publicidade


Publicidade


Variedades

Existem diversas variedades de abacate, como a fortuna, simmonds, wagner e ouro-verde, que têm flores que se abrem pela manhã. Já as variedades linda, quintal e pollock têm flores que se abrem pela tarde.

Propagação

O processo de propagação é feito com sementes do porta-enxerto em sacos plásticos que devem ter medidas de 20 centímetros de diâmetro e 40 centímetros de altura.

Publicidade

Recomenda-se utilizar substrato composto de terra argilosa e esterco, mantendo-o a 5 centímetros de profundidade. Deixe as plantas em um espaço arejado, com aproximadamente 50% da luminosidade.

Publicidade

Assim que o caule alcançar um centímetro de espessura e de 10 a 15 centímetros de altura, realize a enxertia com ramos da matriz. Para isso, elimine o caule fazendo um corte inclinado. No tecido exposto, una o ramo da planta matriz.

Para manter a umidade até que comece a brotação, que se inicia entre 30 e 40 dias, cubra tudo com um plástico.

Plantio

O transplante / plantio deve ocorrer no início da estação chuvosa, quando a muda tiver entre 40 e 50 centímetros de altura. O prazo para atingir esse tamanho é de cerca de 10 a 18 meses depois da semeadura.

No transplante, mantenha um espaçamento de 10 metros por 10 metros se a copa do abacateiro for frondosa. Caso não seja, o espaçamento pode ser de 6 metros por 7 metros.

Cuidados durante o cultivo

Indica-se que faça uma limpeza da copa para aumentar a circulação de ar pela cultura. Além disso, evite o excesso de irrigação, que deve ser feita uma vez por semana quando as temperaturas estão altas. Já no inverno, é possível suspender a irrigação por dois meses.

Outro cuidado essencial é fazer uma cobertura morta de capim seco ou palha ao redor da planta, sem cobrir a base de seu tronco. No que se refere à polinização, recomenda-se que o pomar tenha dois tipos de planta para assegurar a fecundação das flores.

Produção e colheita

A colheita pode ocorrer de dois a três anos depois do plantio e dura de dois a três meses. Um detalhe importante: os frutos não amadurecem na árvore, portanto, quando notar a queda de alguns deles isso é um sinal de que chegou o momento da colheita.

Como vender abacate

O produtor possui diferentes formas de vender a fruta, como na versão in natura, seja para supermercados, lanchonetes, feirantes, pequenos comerciantes ou direto ao consumidor final em sites especializados.

Publicidade

Caso queira aumentar seu portfólio, uma possibilidade é a venda de produtos derivados, comercializando a poupa da fruta na versão congelada. Também há a possibilidade de vender bebidas e alimentos com abacate. Se a fruta for orgânica, conseguirá faturar ainda mais.

Não importa qual seja o produto, se in natura ou derivado, adote técnicas de armazenamento e transporte, bem como embalagens especiais para assegurar a durabilidade. E não se esqueça de incluir todos os custos na precificação, para evitar prejuízos.

Publicidade

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário