Como PLANEJAR ofertas e aumentar o faturamento: guia definitivo

Como planejar ofertas
Como planejar ofertas (Imagem: Freepik)

Poucas coisas chamam tanto a atenção imediata dos clientes quanto uma promoção perfeita. Por isso, saber como planejar ofertas é essencial seja qual for a ocasião.

Mas não se engane, não é simples criar aquela oferta que toca exatamente no problema e desejo do cliente. Por trás de um único dia promocional há muito trabalho e pesquisa. Imagine para ações recorrentes?

Como planejar ofertas
Como planejar ofertas (Imagem: Freepik)

Portanto, vamos começar aprendendo o que compõe uma oferta ideal e como trabalhar para chegar nela!

Como planejar ofertas em seu negócio

1 – Conheça o seu público-alvo

Primeiramente, para planejar ofertas bem-sucedidas, é preciso entender a fundo quem é o seu público-alvo. Para isso, planeje e realize pesquisas de mercado com uma coleta de dados relevantes para compreender as necessidades, desejos e preferências dos seus clientes.

Analise o perfil demográfico, comportamental e psicográfico do seu público para segmentá-lo adequadamente. Então, separe os pontos chave que interferem na percepção de valor destas pessoas no que tange seus produtos mais procurados.

Assim, quanto melhor você conhecer o seu público, mais direcionadas poderão ser suas ofertas e promoções. Isto porque, na hora de vender, é essencial que o cliente sinta-se visto e que a empresa tenha criado aquilo exatamente para ele.

Esta conexão é muito importante e deve ser construída constantemente.

2 – Defina objetivos claros

Em segundo lugar, antes de iniciar de fato o planejamento, será preciso estabelecer objetivos claros e mensuráveis. Estes devem ser desenhados com base nas metas gerais, específicas para a campanha, e sempre fundamentadas nas pesquisas de mercado e público.

Assim, determine qual é o resultado que você deseja alcançar com cada oferta – seja expandir o número de vendas, expandir a base de clientes ou aumentar o ticket médio das transações.

Todos estes fatores influenciam no faturamento, seja a curto ou longo prazo. Este, inclusive, é outro fator que interfere diretamente no estabelecimento de objetivo – você quer ver mais receita agora, ou deseja resultados mais duradouros?

Definir estes objetivos e suas particularidades ajudará a dar corpo às suas estratégias e foco nas execuções.

3 – Analise a concorrência

Ao planejar ofertas para aumentar o faturamento é essencial observar o que a concorrência está fazendo. Isto porque determinada estratégia pode parecer genial quando olhando internamente mas, ao se ver o que os demais negócios oferecem, talvez perceba que não é tão interessante assim.

Além disso, estes dados podem te dar insights poderosos. Aqui é muito mais do que copiar uma oferta já criada, mas sim perceber onde está o status quo do seu nicho e utilizar ele ao seu favor, inclusive subvertendo-o.

Assim conseguirá se destacar mesmo em um mercado saturado ou nas promoções sazonais mais competitivas.

Portanto, realize uma análise detalhada dos seus concorrentes diretos e indiretos para identificar suas estratégias de precificação, pacotes de produtos ou serviços, campanhas promocionais e outros elementos relacionados às ofertas. 

4 – Crie ofertas irresistíveis

Uma vez que você tenha uma compreensão sólida do seu público-alvo, seus objetivos e da concorrência, terá tudo o que precisa para criar ofertas irresistíveis! 

Lembre-se de personalizar suas ofertas de acordo com as necessidades e preferências do seu público, indo além de simplesmente abaixar o preço.

Dessa maneira, ofereça benefícios exclusivos, mecanismo de fidelização, pacotes de produtos, descontos especiais e combinados, e qualquer outra vantagem que seja relevante para os seus clientes.

Por exemplo, dê descontos em produtos geralmente comprados em conjunto. Isto incentivará o cliente a comprar o segundo, mesmo que não o quisesse originalmente.

Ainda neste ponto, certifique-se de comunicar claramente o valor – não somente o preço! – das suas ofertas. Para isso destaque os benefícios que elas trarão aos seus clientes, sejam eles concretos ou emocionais.

5 – Utilize a segmentação de mercado

Segmentar o mercado é uma estratégia poderosa para planejar ofertas eficazes. Não apenas na hora de criá-las em si, mas também quando chegar o momento de divulgá-las através do marketing.

Divida o seu público-alvo em grupos com base em características e dados levantados no primeiro ponto. Utilize aqui as ferramentas dadas pelas plataformas online, como redes sociais e Google Analytics, caso tenha um site e blog da sua empresa.

Dessa forma, você divulgará as ofertas certas e personalizadas para cada grupo de cliente. Assim consegue otimizar a aquisição e garantir o sucesso da promoção, fator que aumenta o faturamento imediato e retroalimenta o processo de criação das futuras ofertas.

Assim, seguindo estes passos de como planejar ofertas, sua campanha atacará diretamente onde deve. Um plano certeiro e bem estruturado é sempre melhor do que esforços gigantescos sem foco. Trabalhe sempre com inteligência para alcançar os resultados desejados!

Adson LeonardoAdson Leonardo é redator desde 2018, escrevendo para blogs empresariais e temáticos, mídias sociais e perfis pessoais de executivos. Além disso, é escritor, poeta e apaixonado por ciência. Aliando suas habilidades narrativas com o olhar afiado para dados, seu foco é criar textos sólidos, que engajam, educam e guiam o leitor pelo tema abordado.
Veja mais ›
Fechar