Como pagar um boleto com um cartão de crédito

Quando se está endividado pagar um boleto que não se pode atrasar usando o cartão de crédito pode parecer uma boa opção. E porque não pagar a própria fatura do cartão de crédito com outro cartão? Parece muito tentador, mas perigoso.

A proposta um tanto sarcástica é uma opção para quem não pode mais adiar uma conta. Mas antes de quitar a dívida é preciso prestar muita atenção aos detalhes que podem estar embutidos no serviço, como a taxa de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e  taxas.

Pagar um boleto no cartão de crédito vale a pena?

Se tiver dinheiro para quitar o boleto no prazo ou à vista com alguns dias de atraso é melhor que empurrar a conta para o mês seguinte. Afinal, você tem certeza de que conseguirá pagar a dívida mesmo tendo mais prazo?

Publicidade

Este planejamento financeiro é ideal para evitar que pagar boletos com o cartão de crédito se torna um agravador, podendo inclusive te negativar.



Mas para ter uma conclusão em conformidade com a sua situação financeira faça antes uma análise cautelosa.

Primeiro, informe-se sobre as tarifas cobradas pelo serviço e se há outras alternativas de empréstimo pessoal e mais baratas para você se livrar desta dívida.

Após colocar tudo no papel (melhor ainda na planilha) para avaliar qual serviço tem o melhor custo benefício.

Publicidade


Publicidade


Confira também:

Quanto é a tarifa cobrada pelo serviço?

A taxa de IOF é cobrada em todos os tipos de transações financeiras e será inclusa na fatura do cartão ao optar por este tipo de pagamento.

Publicidade

Mas, além as instituições costumam cobrar taxas à parte. Conforme dados da Febran (Federação Brasileira de Bancos) o preço mais alto em 2021 é de R$ 24,00. Em alguns casos também pode ter cobrança de juros sobre o serviço, como se fosse um empréstimo.

Publicidade

Como pagar boleto no cartão de crédito

Como pagar uma conta no boleto usando o cartão de crédito?

  1. Confira se a empresa em que você contratou um cartão de crédito oferece este serviço;
  2. Acesse o serviço de internet banking;
  3. Digite o código de barras do boleto no menu de pagamentos da mesma forma que faz para pagar contas e faturas;
  4. Insira o código de barras referente ao boleto que deseja pagar;
  5. Na opção de pagamento escolha “Cartão de crédito””;
  6. Autorize o pagamento com a sua senha.

Caso não encontre o serviço disponível no aplicativo de internet banking entre em contato com a central de atendimento da empresa. Em alguns casos é preciso solicitar a liberação do serviço.

5 Melhores aplicativos em que dá para pagar um boleto com o cartão

A maioria dos bancos que aceitam pagar boletos com o cartão de crédito são bancos digitais. Com isso você pode usar o seu cartão para pagar contas de água, luz, IPTU, telefone, internet entre outros serviços.

Acha que pode ser uma boa ideia para você? Então aposte nestes bancos que são os mais recomendados para este tipo de operação:

  • 1. Ame Digital: Ame Digital é ama carteiras virtuais e conta-corrente;

  • 2. PagSeguro: um dos primeiros a oferecer o serviço, com ele também é possível comprar serviços, pagar contas e sacar dinheiro;

  • 3. Pic Pay: uma rede social de pagamentos na qual é possível enviar e receber dinheiro entre contas;

  • 4. Mercado Pago: o serviço é oferecido pelo Mercado Livre de forma facilitada, inclusive para fazer compras no e-commerce;

  •  5. Google Pay: operação desenvolvida para os usuários de smartphones Android e serviços do Google. Com ele as informações bancárias ficam salvas é possível adquirir cartões de crédito;

Conheça também quais os melhores aplicativos para pedir empréstimo online e cartões de crédito para microempreendedores.

Avatar
Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e especialista em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.

Deixe seu comentário