Como montar uma lavanderia? Dicas e como começar

Nos últimos anos, os serviços que mais se destacaram ao gerar negócios de sucesso foram aqueles que facilitam a vida das pessoas. Por conta disso, montar uma lavanderia se tornou um negócio cada vez mais promissor.

Além de facilitar as vidas dos clientes que muitas vezes não têm tempo para tirar um dia para lavar roupas, as lavanderias também são muito úteis em um período em que as casas e apartamentos estão cada vez menores, sem não sobrando espaço para colocar uma máquina.

Portanto, para quem pretende investir em um empreendimento próprio, esta pode ser uma boa opção de negócio. A seguir, reunimos algumas informações importantes sobre como montar uma lavanderia, e dicas para ter sucesso com o seu negócio.

montar uma lavanderia

Lavanderia doméstica ou industrial?

Antes de montar a sua lavanderia, é preciso definir em qual segmento ela vai se encaixar: doméstico ou industrial.

Sobre as lavanderias domésticas nós já comentamos na introdução. Elas são voltas as pessoas em busca de comodidade ou praticidade. Neste caso, o público-alvo do seu negócio são os chamados “clientes residenciais”, que procuram um serviço de qualidade para cuidar das suas roupas do dia a dia.

Por outro lado, o segmento industrial (ou comercial) é voltado a empresas. Nestes empreendimentos, os clientes são hotéis, restaurantes, hospitais e clínicas etc. As lavanderias desta categoria atendem empresas que preferem terceirizar o serviço de lavagens de roupas e acessórios como cortinas, toalhas, roupas de cama, e assim por diante.

Mas segundo o Sindilav (Sindicato das Lavanderias e Similares do Município de São Paulo e Região), menos de 10% das lavanderias atuam no setor industrial. Dessa forma, o segmento pode ser uma boa opção por ter bastante mercado para explorar, mas talvez não tenha tanta procura, dependendo da região.

Por isso, independentemente do segmento escolhido para montar uma lavanderia, é essencial fazer um planejamento detalhado. É preciso conhecer bem o mercado no qual você pretende entrar.

Nesse sentido, uma das primeiras coisas a se fazer antes de iniciar o empreendimento é um plano de negócios. Para entender o que é um plano de negócio e dar início ao da sua futura empresa, recomendamos este artigo do Sebrae sobre o assunto.

Por fim, uma informação que é importante ter em mente desde o começo é sobre o público-alvo. Tanto no segmento comercial quanto no doméstico, os clientes costumam ter renda acima da média. Portanto, estamos falando de um público majoritariamente de classe média e alta.

Investimento para montar uma lavanderia

Para abrir uma lavanderia, são necessários alguns investimentos específicos. Isso porque a área para suportar a estrutura da empresa não pode ser pequena, a região não pode ser afastada, e os equipamentos não são baratos.

Mas isto não deve ser motivo para desanimar, pois a maioria dos empreendimentos têm um investimento inicial alto. O foco deve estar nos retornos financeiros que o negócio é capaz de oferecer.

Por conta de diversas variáveis, é difícil falar em um valor de investimento para montar uma lavanderia. Mas a estimativa fica em média de R$ 100 mil, incluindo aquisições de equipamentos, ponto comercial, e contratação inicial de equipe.

Localização

A localização é um dos fatores que mais impacta no valor do investimento, pois o ideal é priorizar regiões centrais. Como já dissemos, o público-alvo de uma lavanderia tende a ser clientes com maior poder aquisitivo, então é interessante abrir a sua empresa próxima aos bairros onde morem estas pessoas.

Além disso, é interessante ter uma lavanderia em região de fácil acesso para quem está indo ou voltando o trabalho. Como este é um negócio que visa agilizar a vida das pessoas, se ele ficar no caminho entre casa e emprego, melhor ainda.

Já em relação às lavanderias industriais, essa localização mais acessível não se faz tão necessária. Nesta categoria, é mais comum o formato “leva e traz”, então não se foca tanto na praticidade. Mesmo assim, é importante evitar localidades muito afastadas, pois isso aumenta o custo com transporte.

Entretanto, é natural que quanto melhor localizado o ponto, maior o valor do aluguel. Sendo assim, essa é uma questão que precisa colocar na ponta do lápis para avaliar o custo-benefício.

Estrutura e Equipamentos

Ainda sobre os fatores que impactam no valor de investimento inicial, temos as questões de estrutura do espaço e equipamentos para adquirir.

Conforme já dissemos, a área do estabelecimento não pode ser pequena, pois ele precisa de espaço para: atendimento, separação de roupas, cestos variados, e equipamentos como mesas de passar e de tirar manchas, cabideiros e, naturalmente, as máquinas.

Sendo assim, além de arrumar um ambiente que suporte todas estas operações, também é necessário planejar a distribuição de espaços.

Sobre os equipamentos, é preciso planejar a quantidade de acordo com a demanda inicial programa para a lavanderia. Entre as máquinas, as principais que você vai precisar para o seu negócio são as de lavagem a água e a seco, e as centrífugas. Aqui nós já mostramos as melhores máquinas para a sua lavanderia, o que pode te ajudar com a questão dos equipamentos.

A opção das franquias

Caso você queira abrir uma lavanderia, mas está preocupado com os riscos e com os valores de investimento, uma opção é buscar uma franquia de lavanderias.

A experiência das empresas de franquia no mercado pode reduzir os riscos e ajudar na montagem do seu negócio. O setor de lavanderias conta com algumas marcas para se franquear, pode valer a pena estudar sobre.

Uma das principais opções do setor é a 5àSec, que já destacamos aqui como uma das 7 Franquias de sucesso que valem o investimento.

Felipe Matozo
Estudante de Jornalismo no Centro Universitário Internacional Uninter e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

Deixe seu comentário