Como montar uma franquia: transforme o seu negócio em uma rede

Para o empreendedor que tem um negócio em ascensão e deseja obter um crescimento rápido, pode ser uma boa ideia montar uma franquia com a sua marca.

O franchising é um mercado frequentemente em alta e oferece a oportunidade de expansão de marca de forma mais rápida e lucrativa do que apenas investindo na abertura de filiais.

Bons exemplos de empresas que se não tivessem se tornado franquia, provavelmente não teriam todo o sucesso que possuem hoje são o Mc Donalds, o Subway e a brasileira O Boticário. Isso acontece porque, com as franquias, apesar de a franqueadora ter controle sobre os aspectos principais da marca e de seus processos, todo o investimento em novas unidades é de responsabilidade do franqueado. Com isso, além de ser um considerável gasto a menos, a marca ainda consegue um ótimo faturamento com as taxas de franquia, royalties além da própria expansão de vendas da empresa.

montar uma franquia

Porém, antes de transformar uma empresa em franquia, algumas coisas precisam ser avaliadas. Do contrário, ao invés de lucrativo, apostar nesse mercado pode ser tornar uma extensa dor de cabeça.

Se você se interessou em saber mais sobre como montar uma franquia, é só ler esse artigo até o fim. Nós iremos explicar tudo o que você precisa saber para colocar a sua marca no ramo do franchising.

Mas afinal de contas, o que é uma franquia?

Ter uma franquia consiste em liberar o nome e processos da sua marca para que outros empreendedores usufruam da mesma sob um valor de investimento.

Explicando de uma maneira bem simplória, é como ter vários sócios que gerenciam as unidades da sua marca, no entanto, cada uma dessas unidades não é montada por você e sim por esses sócios.

Outra característica da franquia é que todas as unidades precisam seguir um padrão estipulado pela marca. Dessa forma, o franqueado não pode modificar processos, layout e nenhuma outra característica da franquia sob chances de ser punido legalmente caso o fizer.

Será que meu negócio se encaixa no mercado de franquia?

Essa é uma pergunta que pode surgiu para muitos empreendedores ao pensar em transformar seu negócio em franquia.

Para ter certeza de que um empreendimento pode se encaixar no mercado franchising, é importante analisar uma série de pontos. Isso é chamado de Análise de Franqueabilidade e é por meio dele que acontece a identificação de medidas que precisam ser tomadas e problemas que precisam ser solucionados para que um negócio esteja pronto para se tornar uma rede.

As perguntas básicas que essa análise precisa responder para que o empreendedor tenha certeza de que vale a pena modificar seu negócio são:

  • Meus produtos ou serviços conseguem atingir pessoas em um amplo mercado?
  • Tenho noção de como todos os processos da minha empresa são realizados e do é preciso para que ela funcione sem a minha supervisão?
  • Os produtos e serviços da minha marca podem ser reproduzidos em toda a sua qualidade em outros lugares?
  • Minha marca é consolidada o suficiente na mente de meu público para obter êxito mesmo em outras regiões?

Como você pode perceber, são questões bastante complexas que a Análise de Franqueabilidade precisa responder. Por isso, o ideal é procurar o auxílio de uma consultoria especializada no mercado de franquias para realizá-lo corretamente.

Quais são os passos para montar uma franquia?

Como dito anteriormente, transformar um negócio comum em franquia demanda um processo com uma série de etapas.

Documentação Legal

Para transformar um negócio em franquia a primeira coisa a ser feita é ir atrás dos documentos que habilitam a sua empresa a operar dessa maneira. Entre esses documentos estão:

  • Registro de Propriedade Industrial: com ele outros negócios ficam impedidos de replicar exatamente os processos realizados pela sua empresa.
  • Contrato Social Alterado: tendo um negócio você já conta com um contrato social, no entanto, para se tornar uma franqueadora é necessário que esse documento passe por alterações.
  • Circular de Oferta de Franquia (COF): deve ser elaborado pela marca e serve para oficializar o seu negócio no modelo franquia. Apenas após a elaboração desse documento a marca fica liberada para oferecer o seu negócio no formato de franquia.

Outros Documentos e Manuais

Além da documentação legal e obrigatória, também é necessário elaborar os documentos e manuais que servirão como guias para a expansão do seu negócio e para os compradores da franquia. Entre esses estão:

  • Planejamento Financeiro: como toda a mudança de formato de negócio, essa também precisará contar com suporte financeiro. Dessa forma, é imprescindível montar um bom planejamento financeiro para não ter problemas com o processo de expansão.
  • Plano de Negócios: tendo uma marca consolidada você já deve ter passado pela montagem de um plano de negócios no passado. Pois agora, com a mudança para o formato franquia, ele volta a ser necessário. É a partir dele que o franqueado poderá esclarecer suas principais dúvidas antes de investir na sua marca.
  • Plano de Expansão: esse planejamento é o que servirá de guia para a marca em relação aos mercados em que gostaria de ser implantada conforme o seu crescimento. Sendo assim, é nesse momento que será elaborada a estratégia de venda da franquia, se ela acontecerá apenas em algumas regiões ou em todo o país, quais os requisitos que cada local precisará ter para poder ter uma franquia da marca, entre outros fatores importantes.
  • Manual de Franquia: é nesse documento que ficará discriminado todos os processos da franquia e como devem ser realizados.
  • Manual de Padronização: nesse manual estarão especificados a forma como a imagem da marca precisa ser trabalhada dentro das unidades. Nele estarão discriminados todas as regras para as instalações dos layout das lojas,  o que é permitido e o que é proibido ao usar a imagem da empresa.

Tudo pronto!

Realizadas todas as etapas anteriores, você concluiu o processo de montar uma franquia. Agora é só investir muito nas vendas da sua marca e expandir o seu negócio.

Veja também

Franquia odontológica ‘Oral Sin’ alcança a marca de 300 unidades no Brasil

Mas, e se você não quiser começar um negócio como esse do zero? Bom, aí você pode se interessar em investir em uma franquia de sucesso já pronta. Leia o nosso artigo sobre 7 Franquias de sucesso que valem o investimento e análise as suas opções 😉

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Deixe seu comentário