Como montar uma fábrica de salgados congelados – Dicas e Investimentos

Muitos restaurantes e lanchonetes trabalham com salgados congelados, porque às vezes comprar estes produtos prontos para revenda vale mais a pena do que prepará-los. Sendo assim, montar uma fábrica de salgados congelados pode ser uma boa opção de empreendimento.

Conforme já vimos aqui no texto sobre fornecedores de salgados congelados para revenda, muitas destas empresas trabalham de forma regionalizada, ou seja, atendem uma área limitada. Dessa forma, diversos empreendedores têm opções limitadas de fornecedores, o que pode oferecer uma boa oportunidade para novos empreendimentos.

Então veja a seguir dicas e informações essenciais para montar uma fábrica de salgados congelados e ter diversas oportunidades de lucro.

Público-alvo de uma fábrica de salgados congelados

Como já dissemos, entre os estabelecimentos que formam o público de uma fábrica de salgados estão restaurantes e lanchonetes. Mas o público-alvo não se restringe a estes grupos, pois ainda inclui comércios de alimentos dos ramos de varejo e atacado.

Ou seja, entre os principais clientes em potencial deste tipo de empreendimentos estão mercados e atacadistas. Em relação às lojas atacadistas, é bastante comum que lanchonetes e restaurantes façam compras nestes estabelecimentos, ao invés de comprar direto da fábrica.

Dessa forma, o público-alvo da sua fábrica pode incluir tanto as lojas que comprar os salgados congelados para revenda, quanto os próprios empreendimentos que vão utilizar o seu produto.

Mas a definição do público-alvo ainda deve levar em conta o fator localização, ou seja, a área que a empresa deve atender. Por conta disso, é essencial fazer um estudo para confirmar se há demanda para o seu trabalho. Analise a situação da concorrência, com quem que os seus clientes em potencial compram, quais vantagens você pode oferecer para se diferenciar, e assim por diante.

Além disso, é preciso definir se a atuação da fábrica será voltada apenas para a região em que ela será instalada, ou se irá se expandir para outros lugares. De qualquer forma, a escolha da localidade deve ser estratégica, para poupar o máximo possível de custos com transporte e distribuição, por exemplo.

Por fim, ainda falando sobre público-alvo, uma estratégia que pode ser eficiente é fechar parcerias com clientes. Ter relação de confiança com seus clientes é fundamental, e combinar eventos conjuntos ou produtos exclusivos para determinados supermercados, por exemplo, podem representar boas oportunidades para sua marca.

montar fábrica de salgados

Veja também:

Investimentos para montar uma fábrica de salgados

O valor de investimento necessário para montar uma fábrica de salgados varia muito de acordo com diversos fatores. Entre eles, podemos citar o tamanho da fábrica, a localização escolhida, a quantidade de funcionários e de equipamentos, os fornecedores selecionados, entre outros.

Portanto, para você saber quanto vai precisar investir para iniciar o seu negócio, o ideal é botar tudo na ponta do lápis na hora de realizar o plano de negócios. Este planejamento deve levar em conta todas as questões já citadas aqui e algumas outras, como os custos de manutenção e distribuição, por exemplo.

De modo geral, os principais investimentos que você deve fazer para montar sua fábrica de salgados são:

Estrutura

Os investimentos na estrutura da sua fábrica incluem tanto os custos com o espaço, como aluguel e contas de luz, água, internet e assim por diante, quanto com os equipamentos necessários.

Em relação ao espaço, já comentamos que o local deve ser estratégico, mas lembre-se que quanto maior e mais bem localizada fábrica, mais caro o aluguel.

Em relação aos equipamentos, podemos citar como essenciais os equipamentos básicos para montar um fábrica de salgados congelados. Entre eles estão os de congelamento e armazenamento, como freezers e câmaras frias, e os de produção, como fornos e máquinas.

Uma dica importante em relação aos equipamentos é prezar pela qualidade. Sabemos que alguns são muito caros e fogem do orçamento, mas é bom evitar aqueles que são muito baratos e de qualidade duvidosa, pois além de comprometerem o seu produto, eles também podem gerar prejuízos de manutenção. Aqui nós já falamos sobre as melhores máquina de salgados para o seu negócio, aproveite para dar uma conferida.

Além disso, outro cuidado que você deve priorizar é com as normas técnicas para montar uma fábrica de salgados. Estamos falando aqui de uma indústria de alimentos, portanto, há uma série de questões de higiene e embalagem para se levar em conta. Sobre isso, que tal dar uma olha nesse artigo sobre as regras da Anvisa para indústria de salgados congelados?

Matéria-Prima

Outra questão que merece atenção em relação à qualidade é a matéria-prima para a fabricação dos salgados congelados. Se você quer fazer um produto de qualidade, os materiais para fabricação precisam corresponder às expectativas.

Por isso, é fundamental pesquisar bem antes de fechar com seus fornecedores. Estude bem as opções disponíveis, e tenha certeza de que a procedência dos parceiros escolhidos seja confiável, pois para ter uma marca com credibilidade há toda uma cadeia de fatores para obedecer.

E também é preciso cuidar com a quantidade de produtos comprados para fabricação. Às vezes alguns empreendedores compram mais do que precisam para aproveitar ofertas, mas tome cuidado com essas estratégias. Afinal, alimentos estragam quando ficam sobrando, passam da validade, e de uma hora pra outra a tentativa de economia vira prejuízo.

Equipe de funcionários

Por fim, você deve definir o tamanho da equipe da sua fábrica de salgados congelados de acordo com o tamanho da própria empresa. Ou seja, evite contratar menos pessoas do que é preciso para dar conta da demanda para tentar economizar, e mais do que o necessário.

Além disso, cuide para montar uma equipe de bons profissionais e, principalmente, oferece para estas pessoas um bom clima de trabalho. Respeite as normas trabalhistas e trate todos os colaboradores com humildade, para que eles se sintam satisfeitos com seus empregos e este clima positivo impacte na produção de alimentos de qualidade.

 

Felipe Matozo
Estudante de Jornalismo no Centro Universitário Internacional Uninter e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

Deixe seu comentário