Como importar produtos do Alibaba para revender no Brasil

As importações de produtos de países asiáticos para revender no Brasil tem se tornado cada vez mais comuns. Além dos preços baixos, a facilidade de importar produtos de sites como Alibaba tem feito com que muitos comerciantes passem a montar estoques inteiros apenas com fornecedores internacionais.

O Alibaba é a maior plataforma de vendas online do mundo. A empresa detentora da marca também é responsável pelo Aliexpress, outro marketplace asiático muito conhecido entre os brasileiros.

A diferença entre as duas ferramentas é que, enquanto o Aliexpress é um site voltado mais ao atendimento do consumidor final, o Alibaba é preferencialmente utilizado para transações comerciais entre empresas. Apesar disso, é possível fazer os dois tipos de compras, em ambos sites.

importar produtos no Alibaba
Publicidade

Para começar a importar produtos do Alibaba para revender no Brasil, o negociante precisa estar atento a diversos fatores que tornaram a sua compra mais segura. Veja nos tópicos seguintes tudo o que você precisa saber para iniciar seu negócio de importação.



Veja também

Por onde começar

Antes de iniciar suas compras no Alibaba para revenda, é importante ter ciência que, para evitar problemas, o ideal é que todo o processo de importação seja realizado de forma legal. Sendo assim, ainda que a plataforma permita, se a intenção é comprar produtos para negociar, evite fazer suas compras como pessoa física.

Nas transações como pessoa jurídica, as garantias são maiores com os fornecedores internacionais e você evita problemas com a alfândega. Até mesmo em casos de taxação de mercadorias, quando se tem nota fiscal em nome de pessoa jurídica, sem tentativa de burlar as regras da Receita Federal,  o órgão pode ser mais tolerante e aplicar porcentagens mais brandas para o empreendedor.

Publicidade


Publicidade


Concordando com toda a parte legal do processo, é hora de dar os primeiros passos para uma importação bem sucedida.

O primeiro passo para iniciar o seu processo de importação no Alibaba é realizar uma ampla pesquisa no site sobre os produtos que você deseja adquirir. Busque comparar valores, marcas, diferenciais, entre outras coisas.

Publicidade

Feito isso, é hora de iniciar a escolha dos seus fornecedores.

Publicidade

Como escolher os fornecedores para importar do Alibaba

Provavelmente a escolha de fornecedores dentro do Alibaba acaba sendo mais importante até mesmo que o produto que você irá comprar. Isso porque, como eles são numerosos, é necessário adotar critérios rigorosos para evitar cair em fraudes e outros tipos de problemas.

Para ajudar a selecionar os melhores parceiros de negócios na plataforma, você pode seguir as seguintes dicas:

Dica 1

A primeira coisa é sempre selecionar no canto esquerdo da plataforma as opções de “Transação Garantida” e “Verified Supplier” (ou “fornecedor verificado”). Ambas as opções dão garantias a mais para o empreendedor.

O objetivo da Transação Garantida é para, caso haja qualquer problema com a sua compra, o Alibaba posse ressarcir o valor da compra completo ou parcialmente.

Já a opção de Fornecedor Verificado garante que os fornecedores do produto pesquisados tenham passado por um processo de verificação da plataforma, ou seja, que a empresa realmente existe e opera da forma como alega.

Dica 2

Sempre desconfie de preços muito abaixo da concorrência.

Apesar de o Alibaba trabalhar com uma infinidade de fornecedores e grande variedade de preços, é sempre bom desconfiar de um produto que esteja muito abaixo do que a maioria dos players está oferecendo.

Dica 3

Conheça o produto antes de encomendar grandes quantidades.

Publicidade

É necessário que você teste os produtos que estão sendo oferecidos por esse fornecedor para saber qual a qualidade e se os mesmos chegaram como devem até o destino no Brasil. Sendo assim, o empreendedor pode optar por pedir uma amostra do produto diretamente ao vendedor, ou comprar por si mesmo algumas poucas quantidades do produto.

Apesar de na primeira opção o empreendedor poder receber um bom desconto, ou mesmo o produto grátis, o mais aconselhável é optar pela segunda. Isso porque alguns fornecedores, na ânsia de vender muito, podem fazer alterações na amostra enviada para que a mesma pareça ter mais qualidade do que realmente tem.

Publicidade

Sendo assim, ao fazer uma compra pequena, sem explicitar ao fornecedor que são peças para teste, o negociante garante que estará recebendo o produto exatamente como ele é.

Nessa opção, o ideal é fazer uma compra de pelo menos 5 peças. Dessa forma você pode compará-las em relação à qualidade e também testar a sua vendagem entre os seus clientes para ver se o produto tem bom potencial de vendas.

Negociação com fornecedores para importar do Alibaba

Após garantir que o fornecedor é confiável e os produtos vendidos por ele são de qualidade, você já pode começar a negociar diretamente com ele.

Para isso, basta clicar no botão “Contatar Fornecedor”. A partir daí, você começa uma conversa diretamente com a empresa e pode realizar cotações por quantidade, negociar a entrega, entre outras coisas.

Ao fechar a compra, jamais realize o pagamento fora da plataforma, ao menos no começo das transações com esse fornecedor. Lembre-se, que dentro do Alibaba, a empresa te oferece algumas garantias em caso de problemas. Fora dela não.

Pagamentos e impostos para importar do Alibaba

As formas de pagamento no site do Alibaba são bastante variadas, o que permite que o empreendedor opte pela sua preferência.

Dessa forma, na plataforma é possível realizar pagamentos por meio de:

Publicidade

  • Boleto bancário;
  • Transferência bancária;
  • Cartão de crédito ou débito.

Entre os modelos de pagamento, o mais aconselhável a ser usado é o cartão de crédito. Isso porque a transação pode ser feita pelo Paypal, o que dá uma garantia a mais para o empreendedor em caso de algum problema.

Em relação s taxas e impostos para o recebimento da mercadoria no Brasil, estas costumam ser embasadas nas leis de importação e exportação de produtos da Receita Federal.

Você consegue entender mais sobre elas no nosso artigo sobre como importar produtos da China para revender no Brasil ou no vídeo abaixo, do canal China Gate.

Publicidade

Veja também: Como importar produtos dos Estados unidos para revender no brasil

Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Deixe seu comentário