Como fazer promoção de queima de estoque

Como fazer promoção de queima de estoque (Imagem: Artem Beliaikin/Unsplash)
Como fazer promoção de queima de estoque (Imagem: Artem Beliaikin/Unsplash)

Uma promoção de queima de estoque não tem por objetivo apenas aumentar o lucro com as vendas realizadas nela. Ela também tem uma outra importância: estimular o giro de mercadorias do estoque, evitando que elas fiquem paradas por muito tempo — e que, com elas, também fique parado o dinheiro —, além de liberar espaço para novas mercadorias e diminuir os custos de armazenamento.

Porém, escolher o momento e a forma correta de se fazer uma promoção de queima de estoque não é uma tarefa fácil. Por isso, nós, do Revendedor.com.br, preparamos esta matéria com dicas de como fazer uma promoção de queima de estoque de bastante sucesso! Confira!

Escolha bem o momento

No varejo, há uma tendência de se fazer queima de estoque sempre na passagem de uma estação para outra. Afinal, no nicho de roupas e acessórios, por exemplo, não faz sentido manter em estoque roupas de inverno na primavera ou no verão. Ou roupas de verão no outono ou no inverno.

Porém, não é apenas nestes momentos que pode ser interessante fazer uma promoção de queima de estoque. Datas comemorativas, que movimentam bastante o varejo, também podem ser uma boa opção. Como, por exemplo, páscoa, dia dos namorados, dia das mães, dia dos pais, dia das crianças, natal, Black Friday etc. Afinal, as pessoas estão mais propensas a gastar nestas datas.

Também é interessante observar eventos, festividades e datas comemorativas locais, como o aniversário da cidade, um grande clássico do futebol local etc.

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Atenção aos números do estoque

Para fazer uma promoção de queima de estoque, é imprescindível que o empreendedor perceba algum problema nos números do inventário. Não faça promoções de queima de estoque apenas por fazer. Se o estoque estiver tendo um bom giro de mercadorias, não há urgência para uma promoção desse tipo.

Por outro lado, caso você perceba que algum ou alguns produtos estão parados em estoque há bastante tempo, aí sim pode ser uma boa ideia investir em uma promoção de queima de estoque a fim de se livrar destes produtos logo, convertendo-os em lucro e abrindo espaço no armazenamento para produtos com maior demanda.

Faça um bom planejamento

Se você percebeu que há produtos que estão parados há muito tempo no estoque, chegou a hora de planejar como será a promoção de queima de estoque. Para isso, você e sua equipe precisarão estudar bem diversos aspectos de como a promoção ocorrerá.

Por exemplo, quais produtos farão parte da promoção, por quanto tempo ela vai durar, em que meios de comunicação ela será divulgada, de quanto será o desconto etc. Determine também uma meta que você planeja alcançar com a promoção de queima de estoque — e, ao final dela, confira se a estratégia adotada foi bem executada para atingir o objetivo.

Além disso, fique sempre de olho nos concorrentes. De nada vai adiantar fazer uma promoção de queima de estoque oferecendo determinada quantia de descontos se o seu concorrente direto estiver com uma promoção muito mais agressiva e atraente.

Defina as estratégias de venda

Além da promoção principal de queima de estoque, que outras promoções estarão em vigor? Descontos progressivos? Leve 2, pague 1? Brindes a cada determinado valor gastado?

Estas ofertas paralelas podem ajudar na hora de fazer uma promoção de queima de estoque de sucesso. E tudo isso deve ser pensado ainda na fase de planejamento e levando em consideração a meta a ser alcançada.

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Defina e respeite o prazo da promoção

Como toda promoção, uma promoção de queima de estoque precisa ter um prazo estipulado — e é importantíssimo que você o respeite, mesmo que a meta de vendas não tenha sido alcançada ou que a ação tenha trazido um excelente retorno financeiro.

Se você começar a prorrogar muito a promoção, seus clientes podem achar que estão sendo enganados. Afinal, a oferta já não vai parecer mais tão única como parecia no início.

Além disso, prorrogar demais uma promoção pode prejudicar o planejamento e trazer alguns imprevistos. É importante que sua promoção tenha começo, meio e fim.

Invista em divulgação

De nada adianta ter a melhor promoção de queima de estoque da cidade, mas não conseguir levá-la a seus clientes em potencial. Por isso, é imprescindível que você invista tempo e dinheiro em divulgação. E, assim como todos os outros itens, o quanto você pretende gastar em divulgação já deve estar estipulado na fase de planejamento.

Além dos meios de comunicação tradicionais — televisão, rádio, outdoors, panfletos etc. —, é importante investir também em publicidade digital. Para isso, crie campanhas em redes sociais, como Instagram, Facebook e TikTok, faça anúncios segmentados levando em consideração o público alvo dos produtos selecionados para a campanha de queima de estoque etc.

Invista em decoração

Além disso, também é importante que a sua loja esteja preparada para a promoção de queima de estoque. Invista em decoração a fim de tornar sua loja mais chamativa e aconchegante para os seus clientes — tanto para os mais antigos quanto para os mais novos.

Além disso, é importante que sua loja esteja preparada para receber um fluxo grande de pessoas. Organize a disposição das prateleiras de modo a permitir que as pessoas transitem pela loja, evitando aglomerações e empurra-empurras. Do contrário, isso poderá resultar não numa queima de estoque, mas numa queima de reputação da loja.

Analise os resultados da sua promoção

Por fim, depois de ter realizado sua promoção de queima de estoque, é muito importante que você faça uma análise geral dos resultados da ação. Faça perguntas como:

  • O que funcionou?
  • O que não funcionou?
  • A meta foi alcançada?
  • Qual foi o lucro total que conseguimos com a promoção?

Estas perguntas vão te ajudar não apenas a entender melhor como a promoção ocorreu, mas também te ajudará na hora de planejar promoções futuras, em outros momentos do ano.

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Alexandre PeresEditor do Revendedor.com.br e analista de SEO da WebGo Content. Graduado em Letras - Português/Inglês, empreendeu desde formado no ramo do Marketing Digital e de Conteúdo, escrevendo para diferentes sites e blogs. Gosta de estar sempre inovando, reinventando-se e aprendendo sobre investimentos e gestão financeira. Tem alguns projetos a longo prazo nas áreas do Marketing, Rede Sociais e Podcasting (aguardem cenas dos próximos capítulos!).
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