Controle de estoque – Como fazer uma planilha e dicas de gestão

Se você tem um negócio de venda de produtos já deve ter percebido o quão importante é manter suas mercadorias organizadas, certo? Dessa forma, manter um rígido controle de estoque faz com que as chances de perda de produtos sejam muito menores, além de prevenir problemas com vendas que não podem ser concluídas por falta de mercadorias.

O controle de estoque é parte básica da administração de qualquer negócio, porém, nem sempre ele é feito com a competência que deveria. Isso pode atrasar os processos de negociação e causar prejuízos para o negociantes.

Para que isso não aconteça é necessário que os negócios tenham ao menos uma planilha bem organizada com as principais informações sobre os produtos.

controle de estoque
Publicidade

A seguir, você vai ver quais dados devem constar em uma planilha de controle de estoque, além de mais dicas que irão ajudar na gestão do seu negócio.



Veja também

Principais informações para criar uma planilha de controle de estoque

Para criar uma planilha de controle de estoque no Excel é preciso ter algumas informações importantes sobre os seus produtos. Dessa forma, o controle inicia mesmo antes da montagem da planilha.

Basicamente os dados necessários são:

Publicidade


Publicidade


  • Data da entrada do produto;
  • Data de saída do produto;
  • Código do produto;
  • Quantidade de unidades de cada mercadoria;
  • Custo de cada unidade;
  • Valor total da quantidade de mercadorias;

A partir dessas informações o empreendedor já consegue criar sua planilha de controle de estoque e organizar melhor as vendas do seu negócio.

Lembrando que uma planilha de controle de estoque manual precisa ser atualizada todos os dias e que esse é um trabalho em que é necessário dedicar certo tempo. Apesar disso, ao iniciar o uso, em poucas semanas o empreendedor já irá notar a diferença que um controle rígido de produtos, entradas e saídas proporciona ao negócio.

Publicidade

Outras alternativas para o controle de estoque

A planilha de controle com certeza já dá uma grande ajuda para os negociantes se manterem organizados. Porém, atualmente existem no mercado alternativas que demandam muito menos tempo do que o preenchimento diário, além de terem uma precisão maior.

Publicidade

Os softwares de controle se estoque, sem dúvidas são a melhor maneira de cuidar do processo de armazenamento e logística de um varejo ou atacado. Esses programas, na maioria das vezes, permitem integração com outros sistemas, dessa forma, o controle de entradas, saídas, valores e tudo mais é automático.

O conselho é para que todo o negociante invista em uma ferramenta como essa em seu negócio, especialmente os empreendedores que possuem de pequenas a grandes empresas.

Aqui você encontra uma lista com 5 bons programas para te ajudar no controle da sua empresa.

Principais vantagens de se manter um controle de estoque

Pode ser que alguns empreendedores ainda tenham suas dúvidas em relação ao controle de estoque, por isso, abaixo você encontra algumas vantagens que esse gerenciamento traz para as empresas.

Aumento da produtividade

Você já parou para pensar quanto tempo perde apenas tentando organizar as mercadorias do estoque para realizar novos pedidos ou mesmo para reabastecer a área de vendas?

Com um controle de estoque esse local se torna mais organizado e o responsável sempre sabe a quantidade exata de produtos que possui. Dessa forma, os outros processos da empresa são facilitados.

Chances menores de perdas

A falta de controle pode fazer com que produtos perecíveis acabem estragando e vencendo. Dessa forma, manter um controle ajuda o negócio a ter menos prejuízos financeiros, além de evitar desperdícios.

Sempre saber se pode atender um pedido maior

Se você possui o controle de datas dos produtos em estoque, assim como a quantidade dos mesmos, jamais ocorre de fechar uma venda e depois não conseguir atender o cliente.

Publicidade

Além de garantir que vendas sejam concluídas, ter todos os números na palma da mão evitam passar uma imagem amadora e desorganizada ao seu cliente.

Saber exatamente quais as estrelas do seu negócio e os produtos que devem ser descontinuados

Se você não tem controle total de quantidades, entradas e saídas, fica difícil saber quais os produtos que estão dando mais lucros para a sua empresa. Da mesma forma, não se tem a informação de qual produto “abacaxi” já não tem mais espaço no seu negócio.

Publicidade

Lembre-se que ter controle e garantir mais lucros e benefícios para a sua empresa.

Veja também: 5 pontos NEGATIVOS do Mercado Livre que podem te afastar do site

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Deixe seu comentário