Como fazer pano de prato para vender – Dicas para começar

Começar um negócio próprio com um produto de grande demanda é sempre uma boa ideia. Por isso, nesse artigo nós iremos te contar como fazer pano de prato para vender e conseguir faturar uma bela renda sendo seu próprio chefe.

O pano de prato é um item essencial em qualquer casa, e por sua utilização ser diária, as pessoas costumam adquirir esses artigos em grande quantidade.

Muitos empreendedores já descobriram como esse produto pode representar um ótimo negócio, seja para a complementação de renda, ou mesmo como ganho principal.

Publicidade

Fazer pano de prato para vender também é uma atividade gostosa para aquele empreendedor que gosta de artesanato. Muitas pessoas encontram nesse ofício uma forma de relaxar e trabalhar a própria criatividade.



No decorrer desse texto, veja como fazer pano de prato para vender, além de dicas para que o seu negócio seja um sucesso.

Veja também

Tipos de pano de prato – Como fazer pano de prato para vender

A primeira coisa que o empreendedor precisa planejar ao pensar em iniciar um negócio de venda de pano de prato é com quais tipos de produto irá trabalhar.

Publicidade


Publicidade


Existem vários modelos desses itens nos quais o artesão pode se especializar em fazer. Mas claro que nada impede que o empreendedor trabalhe com mais de um deles.

Entre os tipos mais comuns de pano de prato que o empreendedor pode trabalhar estão:

Publicidade

  • Panos de prato pintados a mão;
  • Bordados;
  • Barrado de retalho;
  • Com detalhes em crochê;
  • Com detalhes em macramê;
  • Entre outros.

Para o interessado que não souber em qual tipo apostar, a dica é pesquisar muito, especialmente no Youtube, e descobrir com qual (ou quais) tipos se identifica mais.

Publicidade

Veja um exemplo no vídeo abaixo do canal da Bia Feltz que ensina como fazer pano de prato com barrado de retalho.

Também é interessante pesquisar quais modelos estão na moda, aumentando a oportunidade de gerar interesse nos consumidores.

Um exemplo são os panos pintados com frases bem humoradas, como você vê na imagem abaixo, que tem poder de conquistar aqueles clientes mais jovens.

como fazer pano de prato para vender

Materiais para fazer seu pano de prato

Os materiais para fazer seus panos de prato irão depender justamente do tipo com o qual você irá trabalhar. Apesar disso, independente do modelo você irá precisar da base, ou seja, do pano 100% algodão.

Esses panos podem ser adquiridos em qualquer tipo de estabelecimento que vendem panos de prato cru como é o caso de supermercados, lojas de utilidades e outros. No entanto, como você irá vender, o ideal é comprar esses itens em lojas atacadistas, pois o preço de cada unidade acaba sendo muito mais barato.

No momento da compra, se atente para a qualidade do tecido. Lembre-se que quanto mais fino, maiores as chances de desgaste rápido e de o seu trabalho de customização ser prejudicado.

Para além do pano, a depender dos modelos que você escolha trabalhar será preciso investir em:

  • Tinta de tecido de boa qualidade, pincéis e stencil (para panos pintados a mão);
  • Barbante ou fios, e agulha (para panos bordados e com detalhes em crochê);
  • Tecido decorado e máquina de costura (para panos com detalhe em retalho)
  • Entre outros.

Como vender pano de prato

Com seus produtos planejados, é hora de pensar em como você irá chegar até os seus clientes para oferecer sua mercadoria.

Publicidade

Existem várias maneiras de vender pano de prato, e vai depender da sua disponibilidade, capital para investimento e comodidade, qual delas você irá escolher.

Como fazer pano de prato para vender na internet

Hoje o meio mais fácil de encontra consumidores de todos os tipos é pela internet que oferece diversas ferramentas para a venda de produtos.

Publicidade

O consumidor pode anunciar seus produtos nas suas redes sociais, ou mesmo criar páginas específicas apenas para o seu negócio tanto no Instagram quanto no Facebook.

Para aqueles que desejam um alcance muito maior, anunciar em marketplaces como a Shopee e o Mercado Livre também são ótimas opções.

Por último, para o empreendedor que possui um dinheiro a mais para investir, pode ser interessante abrir uma loja virtual própria. Mas atenção, faça isso apenas após ganhar certa experiência com vendas online. Dessa forma, você não corre o risco de investir em uma plataforma que não terá tanta procura.

Vendas ambulantes

Talvez a maneira mais tradicional de vender panos de prato seja de forma ambulante. Você pode vender de porta em porta os seus produtos, ou ainda se instalar em um ponto estratégico da sua cidade, com grande circulação de pessoas, para oferecer os seus produtos.

Outra ideia que pode dar certo é anunciar suas vendas em carros de som, assim como o carro do ovo e do sonho.

Vendas para revenda

Se o seu produto for de boa qualidade e com apelo sobre os consumidores, você pode oferecê-lo para comerciantes da sua cidade que possuem lojas de utilidades, supermercado e de outros tipos.

Dessa forma, você trabalha como fornecedor desses locais e tem a vantagem de sempre vender em grande quantidade.

Publicidade

Investimento para fazer pano de prato para vender

como fazer pano de prato para vender decorados

A questão do investimento necessário para fazer pano de prato para vender irá depender totalmente dos modelos com os quais você irá trabalhar.

Por exemplo, os panos de prato pintados a mão costumam ter investimento menor que os com aplicação de retalhos. Sendo assim, é necessário fazer uma boa pesquisa e cálculo de custo dos materiais necessários para a sua produção.

De qualquer forma, de modo geral, estima-se que com um investimento de R$ 500,00 já é possível iniciar o seu negócio com uma quantidade satisfatória de estoque para vendas.

Publicidade

Veja também: Como fazer aromatizador de ambientes para vender: Dicas

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Deixe seu comentário