Como fazer empanadas para vender – Dicas para ter sucesso

Quer saber como fazer empanadas para vender e conseguir faturar uma grana extra? Então acompanhe as dicas de ouro que iremos te dar nesse artigo.

As empanadas, também conhecidas como Empanadas Argentinas são pastéis de forno que se tornaram muito populares no Brasil devido a frequente venda em feiras de gastronomia.

Muito parecidas com os nossos pastéis, a versão argentina acaba sendo mais saudável devido a sua preparação na maioria das vezes ser assada ao invés de frita. Contudo, não há nada que impeça a preparação do quitute também na gordura quente.

Esses pastéis de forno podem ser preparados com recheios variados, assim como com diversos acompanhamentos.



Veja a seguir como fazer empanadas para vender iniciando um negócio de muito sucesso na sua região.

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Formas de vender o seu produto

fazer empanadas para vender

Uma das primeiras coisas que você precisará definir no momento de montar um negócio de venda de empanadas é de que forma você irá oferecer seus produtos.




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Hoje em dia, uma das formas mais acessíveis ao público é o delivery. A maior vantagem desse modelo é que, se você ainda não possui dinheiro o bastante para investir em um ponto comercial, pode montar a fabricação em casa e atender apenas por entregas.

Em contrapartida, para montar um negócio delivery é preciso, ou se cadastrar em um dos aplicativos de entregas disponíveis no mercado, ou ter um entregador próprio.

Outro modelo de negócio é o de Food Truck que se tornou popular nos últimos anos e possui a vantagem de circular pela região, conquistando sempre novos clientes. Nesse modelo, o ideal é sempre buscar por locais muito movimentados para estacionar, como centros comerciais, saídas de faculdades, região com muitas empresas e etc.



Montar uma barraca e vender em feiras gastronômicas é a melhor opção para quem deseja ter a venda de empanadas apenas como um trabalho extra. Afinal, feiras costumam acontecer em períodos específicos.

Por último, a opção de montar um estabelecimento físico com ponto comercial fixo é a melhor opção para que quer fazer das empanadas sua principal profissão e tem capital suficiente para investir no negócio.

Atenção a qualidade do produto

Após decidir a maneira que você irá iniciar o seu negócio, é hora de pensar no produto em si.

Negócios gastronômicos precisam ter todo o cuidado no momento de escolher os ingredientes e de fabricar os alimentos. Afinal de contas, estamos trabalhando com um produto de consumo massivo e que conquista o cliente justamente pela sua qualidade e sabor.

Sendo assim, busque fabricar suas empanadas sempre com bons ingredientes, sempre muito frescos e com todos os cuidados às boas práticas de manuseio de alimentos.

Higiene é primordial ao se mexer com comida e qualquer descuido pode gerar um grande transtorno.

Amplie sua visão de público-alvo

É provável que ao pensar em fazer empanadas para vender você tenha em mente que o seu público é apenas o consumidor final, ou seja, aquele que irá consumir a sua mercadoria. Porém, se você desejar ampliar o seu negócio futuramente já pode começar a pensar em outro público-alvo.

Empanadas, assim como qualquer salgado, pode ser feito e congelado, correto? Então, porque não ampliar as suas vendas também para estabelecimentos que possam ter interesse em vender os seus produtos?

Dessa forma, você opera como um fornecedor e não apenas como um varejista. A maior vantagem desse modelo é que você consegue vender sempre em quantidades muito maiores do que seria para o consumidor final.

Formalização do seu negócio

Ao iniciar o seu negócio de venda de empanadas é essencial que você busque por formalização. Isso garante o profissionalismo do seu negócio, além de oferecer muitas vantagens como o fornecimento de notas fiscais, o que te permite vender para outros negócios.



Para isso, a princípio não é necessário abrir uma micro empresa. É possível (e aconselhável) iniciar o seu negócio como MEI e com o passar do tempo e o aumento do faturamento, caso seja necessário você pode migrar para outra categoria de registro.

Veja como é fácil abrir o seu MEI nesse artigo aqui.

Divulgação ao fazer empanadas para vender

O marketing é alma do negócio, já dizia o ditado.

Nenhum negócio consegue deslanchar sem a aplicação de uma boa estratégia de divulgação, sendo assim, mãos à obra!

Comece criando perfis nas redes sociais como o Instagram e o Facebook para o seu negócio. Em seguida tenha um bom planejamento de postagens, onde inicialmente você deve focar em:

  • Fazer a apresentação do seu produto (fale sobre as empanadas, de onde vem, qual sua história e outras coisas interessantes);
  • Divulgar o seu cardápio;
  • Divulgar os seus locais de atendimento e dados de contato;

Após essas três postagens primordiais você deve sempre publicar quais as novidades do seu negócio, opções de combos, stories da fabricação, conteúdos sobre alimentação, promoções, etc.

Além das redes sociais, caso você atenda em um ponto comercial fixo, é sempre interessante, ao menos no início do negócio, realizar a entrega de panfletos sobre o negócio em locais próximos ao seu estabelecimento.

Para além disso, você pode implantar algumas estratégias promocionais que podem ajudar na fidelização de clientes. Veja algumas ideias aqui.

Investimento para começar a fazer empanadas para vender

O investimento necessário para iniciar o seu negócio de venda de empanadas vai depender muito do modelo que você escolher para vendas.

Fatores como a região em que você pretende atuar, seus fornecedores, ingredientes e cardápio também interferem no valor.



Sendo assim, o melhor a se fazer é fazer todo o planejamento e pesquisas para ter um orçamento preciso de quanto você irá precisar para iniciar o seu negócio.

Caso precise de ajude com o planejamento, o Sebrae sempre oferece esse tipo de auxílio. Entre em contato com o da sua cidade.

Veja também: Como abrir um Pet Shop – Investimento e dicas para começar

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

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