Como fazer biscoitos para vender – Receitas, como começar e ter lucro

É biscoito ou bolacha? Independentemente de como chamam, o que importa aqui é que esta é uma boa maneira de ter uma renda extra. Afinal, fazer biscoitos para vender pode gerar bons lucros a partir de um empreendimento comandado da sua própria cozinha.

A maioria das pessoas gostam de biscoitos, e aqueles que são feitos de forma artesanal têm um charme que para muito é diferencial. Além disso, muitas receitas de biscoitos são simples de fazer, o que permite a margem de lucro seja interessante.

Portanto, para você que está querendo começar o seu próprio negócio de vendas de biscoitos, continue a leitura para conhecer algumas dicas essenciais para ter sucesso.

biscoitos para vender

Receita de biscoito para vender

Publicidade

Para começar, vamos apresentar uma dica de receita para fazer biscoitos e começar a vender. A receita a seguir é para o preparo de biscoitos amanteigados, que são alguns dos mais populares do país. Ela também pode ser encontrada no site Tudo Gostoso, onde há uma série de receitas de biscoito diferentes.



Ingredientes

  • 1 colher de café de essência de baunilha;
  • 1 xícara de chá de farinha de trigo;
  • 1/4 xícara de chá de açúcar;
  • 1/2 xícara de chá de manteiga.

Modo de Preparo

  1. Deixe o forno pré-aquecido em 180 graus;
  2. Coloque a farinha, a manteiga, o açúcar e a essência de baunilha em um recipiente e misture bem com as mãos, fazendo o movimento de amassar;
  3. Após a mistura ficar uniforme, divida a massa em três porções diferentes e faça um rolinho com cada uma;
  4. Pegue um rolinho por vez e corte em rodelas de 1 cm de espessura;
  5. Aperte cada rodela com os dentes de um garfo para todas ficarem com a forma dele;
  6. Unte uma assadeira com farinha e manteiga, e disponha as rodelas com uma pequena distância entre cada uma;
  7. Deixe assar por 25 minutos. Caso não seja suficiente, retire quando ficarem dourados e espere esfriar.

É uma receita simples, mas que tem a simpatia de muitas pessoas, e isso pode ajudar bastante nas vendas. Entretanto, recomendamos que você procure por receitas de outros tipos de biscoito, pois assim é possível oferecer opções bem diversificadas.

Agora que já conhecemos uma receita de biscoito para preparar e vender, vamos conferir algumas dicas para iniciar o seu negócio.

Como vender biscoitos?

Assim como qualquer outro comércio de produtos artesanais, são duas maneiras principais de vender biscoitos: vendas diretas ou por encomenda.

Publicidade


Publicidade


As vendas diretas se referem ao atendimento presencial, corpo a corpo. Normalmente elas acontecem por meio de pontos comerciais pré-determinados. Ou seja, você escolhe um ou mais locais de atuação e realiza as vendas nestes ambientes.

Entre os espaços mais comuns para vendas diretas estão estações ônibus ou metrô, em frente a faculdades ou colégios, praças, ou ainda de maneira itinerante em lojas e escritórios de uma determinada região. Neste formato, você irá precisar de algum tipo de bolsa térmica ou algo similar para carregar e manter os biscoitos.

Publicidade

Em relação às encomendas, o seu atendimento acontecerá mais “à distância”, pois o formato tem preponderância de entregas. Nesse caso, você deve atender clientes regulares, como padarias e lanchonetes que devem receber seus biscoitos com certa frequência, e outros esporádicos, que podem ser pessoas físicas (ou seja, não empresas).

Publicidade

Caso você opte por este formato, é fundamental investir em divulgação. É óbvio que essa dica também é importante para as vendas diretas, mas no caso das encomendas a divulgação é indispensável. Afinal, não tem como os clientes te procurarem se não ouvirem falar no seu negócio, não é mesmo?

Outra dica que vale para ambos os formatos é o bom atendimento. Procure sempre ser simpático e atencioso com todos os seus clientes, pois a soma da qualidade do seu produto e do seu atendimento será a imagem da sua empresa.

Invista em embalagens e promoções

Já que falamos na imagem da sua empresa, outra questão fundamental nesse ponto é a embalagem dos seus biscoitos. Procure deixá-los bem apresentados, para que sejam ainda mais atrativos e seduzam os clientes.

Quando um produto passa a impressão de capricho, as chances de compra são maiores. Então aproveite para conferir dicas para fazer embalagens para seus produtos e arrasar.

Outra estratégia que costuma ser eficiente para atrair novos clientes e fidelizar os que você já tem são as promoções. Sendo assim, realize promoções regulares, só tomando cuidado para não baixar muito suas margens de lucros.

E lembre-se que nem sempre as promoções são relacionadas a descontos, às vezes um mimo ou alguma espécie de prêmio chama mais a atenção do que valores mais baixos.

Por fim, uma dica para dar mais segurança a quem está começando um novo empreendimento é formalizar o seu negócio. Para quem quer abrir uma microempresa, a alternativa mais acessível é o MEI (Microempreendedor Individual), que oferece benefícios como seguro de acidente de trabalho e auxílio maternidade, e tem um baixo custo de manutenção.

O procedimento de abrir um MEI é fácil, e aqui mesmo nós já explicamos como fazer isso em 7 passos simples para formalizar o seu negócio.

Publicidade

Felipe Matozo
Estudante de Jornalismo no Centro Universitário Internacional Uninter e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

Deixe seu comentário