Como fazer aromatizador de ambientes para vender – Dicas

Fazer aromatizador de ambientes para vender e uma oportunidade com grande potencial de dar certo e não exige um alto investimento para começar.

Os itens de casa e decoração costumam ser muito buscados, especialmente na internet e já há algum tempo os aromatizadores de ambientes caíram no gosto das pessoas. Isso é ótimo para os empreendedores com aptidão para produtos artesanais.

Mais do que apenas das fragrâncias, os aromatizadores artesanais acabam conquistando o público por seu designe, e acabam sendo utilizados também como objetos de decoração.

Se você se interessa por esse tipo de produto e está buscando alternativas para ter uma renda extra mensal, no decorrer do texto vamos explicar tudo o que você precisa saber para começar a fazer seus aromatizadores de ambientes para vender.



Tipos de aromatizadores de ambiente

Apesar de os mais comuns serem os aromatizadores de bastão, essa não é a única opção desse tipo de produto.

Também é possível fazer aromatizadores em spray, que são basicamente borrifadores com a capacidade de perfumar imediatamente. Esse modelo é indicado para ser utilizado em ambientes maiores como salas, halls e quartos de maior extensão.

Ambos aromatizadores utilizam os mesmos ingredientes para serem produzidos, o que muda é a embalagem na qual o líquido será disposto.




Publicidade


Como fazer aromatizador de ambientes

Quando você escolher com qual tipo de produto irá trabalhar, será a hora de misturar os ingredientes para criar a fórmula do aromatizador.

Aqui ficará a cargo do empreendedor decidir se irá utilizar uma base para perfume pronta, ou se também irá produzir essa matéria-prima.

Caso decida utilizar o produto pronto, ele pode ser encontrado em lojas que vendem essenciais para aromatizadores, ou na internet em marketplaces como o Mercado Livre.



Agora, se o artesão decidir produzir também a base, a receita é muito simples:

Base para aromatizador de ambientes

  • 700 ml de álcool de cereais
  • 100 ml de água

Basta misturar os dois líquidos e a base para a produção do seu aromatizador está pronta.

Com a base em mãos é hora de iniciar a produção dos seus aromatizadores. Para isso você irá precisar de:

  • Frascos de vidro com tampa de rosca ou borrifador (a depender do modelo do seu aromatizador);
  • Varetas de madeira (costuma-se usar a partir de 3 varetas por frasco de aromatizador do modelo difusor);
  • 200 ml de essência hidrossolúvel de sua preferência;
  • Corante a base de água não alimentício com cor de sua preferência.

Modo de fazer:

Despeje a base do seu aromatizador em um recipiente não metálico e em seguida adicione os 200 ml de essência de sua preferência. Misture tudo muito bem com uma espátula não metálica.

Em seguida adicione algumas gotas do corante de sua preferência até que o líquido atinja a tonalidade esperada. Mas cuidado nessa parte, vá adicionando uma gota por vez e misturando para não passar do ponto da cor que você deseja.

Feito isso, o aromatizador de ambientes está pronto. Basta colocá-lo nas embalagens e tampá-lo até o momento da venda.

Com essa quantidade de ingredientes faz-se 1 litro de aromatizador da mesma fragrância.

Embalagem para fazer aromatizador de ambientes

Uma das coisas mais importantes ao fazer aromatizadores de ambiente para vender é a embalagem. Como dissemos no início, esses itens são utilizados como objetos de decoração, por isso os frascos onde eles serão dispostos precisam ser visualmente bonitos.



Especialmente para os aromatizadores do tipo difusor (varetas) procure dar preferências para os frascos de vidro, pois esses são mais sofisticados do que os de plástico.

Também busque no Youtube referências de como incrementar os seus frascos com fitas, flores, cordões ornamentados, etiquetas e outras coisas que possam deixar o seu produto com um belo design.

Veja alguns exemplos dessas ornamentações nas imagens abaixo:

como fazer aromatizador de ambientes para vender

Como vender os seus aromatizadores de ambiente

As opções para vender os aromatizadores de ambiente são variadas e vão desde vendas diretas, até as vendas online.

Vendas Diretas

Para vendas diretas você pode optar por abrir uma loja para o seu negócio. Mas lembre-se que a abertura de um negócio físico exige um grande investimento, portanto, faça um bom planejamento financeiro e preferencialmente um plano de negócio.

Outras opções de venda direta também são as vendas em feiras de artesanato, ou de modo informal nos locais que você frequenta como trabalho, faculdade e outros.

Vendas online

As opções de vendas online de aromatizadores de ambientes são muitas. O empreendedor pode criar páginas no Instagram ou Facebook para vender seus produtos ou ainda um e-commerce próprio.  

Outra opção é criar perfis em marketplaces como o Mercado Livre e a Shopee, e anunciar os produtos para uma gama maior de consumidores. Mas atenção, fique atento as taxas de vendas desses sites, assim como os modelos de anúncios.



Investimento para fazer aromatizador de ambientes para vender

O investimento para iniciar um negócio de produção de aromatizadores de ambiente é relativamente baixo, por tanto é possível começar com pouco.

Dependendo do modelo de venda que o empreendedor escolher, com apenas R$ 500,00 já é possível iniciar o negócio.

Para vender seus produtos e precificar da forma correta, sempre busque conhecer os valores praticados pela sua concorrência e claro, sempre leve em condição seus próprios gastos e margem de lucro.

Por fim, persista no seu trabalho e não desista nos primeiros obstáculos. Abrir um negócio não é uma tarefa fácil, mas com dedicação é possível alcançar o sucesso.

Qualquer dúvida em relação à abertura da sua empresa, no caso de querer formalizar seu trabalho, procure o Sebrae da sua cidade.

Veja também: Como fazer tempero caseiro para vender; Dicas para faturar

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Deixe seu comentário