Como encontrar um sócio: dicas para uma boa parceria de negócios

Ao pensar em abrir um negócio, após muita avaliação e levantamentos sobre investimentos e outros fatores, diversos empreendedores chegam a conclusão de que irão precisar formar uma sociedade. Mas como encontrar um bom sócio para o negócio?

Bom, essa pergunta não é simples de ser respondida, até porque essa aquisição irá depender bastante dos objetivos que o empreendedor tem com essa parceria.

Por exemplo, muitos empresários não têm o montante suficiente para iniciar a empresa e por tanto precisam de uma sociedade que entre com aporte financeiro.

encontrar sócio

Nesses casos, muitas pessoas optam por encontrar um investidor e não exatamente um sócio.

Por outro lado, existe o empresário que percebe ser impossível tocar sua ideia sozinho, por isso precisa de outra pessoa eficiente que o ajude a administrar o negócio.

De todo jeito, o primordial a ser considerado no momento que procurar um sócio é que essa, provavelmente, será mais uma pessoa com opiniões e voz nas decisões da empresa. Por isso que alguns fatores são essenciais de estarem alinhados para que a sociedade não acabe se tornando um tiro no pé.

E após a escolha do parceiro de negócio, a sociedade precisa ser formalizada por meio do Contrato Social, documento o qual você pode entender melhor aqui.

A seguir acompanhe alguns detalhes ao analisar no momento de conseguir um sócio para o seu negócio.

Interesses precisam ser iguais ao encontrar um sócio

Se a ideia é realmente encontrar um sócio e não apenas um investidor, é primordial que o seu interesse na empresa e o dele sejam os mesmo.

Muitos sócios ao investir em uma empresa esperam que o retorno financeiro seja exponencial, ou mesmo, esperam que a empresa cresça tanto que em algum momento possa ser vendida para alguma grande rede ou algo desse tipo. Isso é bastante comum e pode ser o interesse do empreendedor também.

Contudo, se o empreendedor tem uma relação afetiva com o negócio, e não é apenas o lucro o que importa, em caso de conseguir um sócio como o citado acima, esse choque de interesse pode ser um problema bastante grave.

Por tanto, busque entender exatamente qual o objetivo principal do parceiro de negócio para que impasses desses sejam evitados.

Confiança

Esse talvez seja o quesito mais importante ao encontrar um sócio. A confiança na pessoa que irá decidir tantas coisas do seu negócio quanto você é essencial.

Por conta disso, muitas pessoas optam por realizar sociedade com familiares ou amigo de longa data, pois tem certeza de que poderão contar com esses indivíduos mesmo em tempos turbulentos.

Por tanto, ao encontrar um sócio para o seu negócio, certifique-se de que seja alguém confiável e com credibilidade.

Capacitação

Ainda que o desejo seja escolher alguém da família ou amigo para estar nessa sociedade, não esqueça que o escolhido precisa ser capacitado profissionalmente para tocar um negócio.

Um sócio, assim como você, também terá que tomar decisões importantes para o negócio, por isso ter noção daquilo que se está decidindo é importante.

O ideal é buscar alguém que já possua certo conhecimento de mercado, no caso de isso não ser possível e você assim como ele também não ter tanto conhecimento assim, buscar formas de capacitação é uma ideia que deve ser posta em prática.

Mas afinal, onde encontrar um sócio?

Agora que você já tem uma boa noção de coisas que precisam ser analisadas antes de fechar a sociedade, está na hora de saber como afinal encontrar um parceiro de negócio.

Pois bem, existem basicamente dois tipos de sócios que você pode conseguir:

Conhecido ou familiar

O mais básico de tudo é formar parceria com alguém conhecido. Como já dissemos antes, uma vantagem de escolher alguém do seu círculo de conhecidos é a questão da confiança.

Então se você pensa em abrir ou já iniciou o seu negócio, pense em alguém que você acredita que gostaria de apostar nisso com você. E o mais importante, não esqueça de analisar se ele se encaixa nas três dicas que demos anteriormente.

Afinal de contas, não é porque é alguém conhecido que os objetivos podem ser os mesmos. Para não arriscar prejuízos, e até mesmo desavenças com alguém querido, tenha tudo muito claro.

Empresas e empresários do mesmo segmento

Se a ideia é conseguir mais aporte financeiro e contar com uma mentoria de negócio, por assim dizer, buscar sociedade com empresas e empresários que já estão ou estiveram no ramo pode ser uma boa ideia.

Você pode marcar reuniões em empresas desse tipo para apresentar suas ideias. Mas claro que se você conseguir certa indicação de alguém influente, esse tipo de conversa acaba sendo facilitada.

Algumas opções para conseguir isso é ativando um perfil no Linkedin, onde é possível fazer conexão com diversas pessoas do mercado profissional.

Participação em eventos e feiras do segmento almejado para encontrar um sócio

Outra forma de encontrar conexões e sócios é participando de eventos onde esses contatos podem estar. Feiras, simpósios entre outros são oportunidades incríveis para encontrar bons contatos.

Muitas delas como o RD Summit e o Mind7 contam com espaço específico apenas para esses tipos de contato.

Aliás, nós já falamos aqui sobre os eventos de negócio que acontecerão em 2021. Vale a pena dar uma olhada.

Veja também: Mercado Livre anuncia 5 centros de distribuição de encomendas no Brasil

Essas foram as nossas dicas para encontrar um bom sócio para o seu negócio. Lembre-se que nessa busca o mais importante é achar alguém ou uma empresa com os mesmos valores que os seus. Do contrário a ideia pode ser uma furada.

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Deixe seu comentário