Como emitir a NFS-e Nacional? Passo a passo completo e definitivo

(Imagem: Reprodução/ Shutterstock.com)
(Imagem: Reprodução/ Shutterstock.com)

Você já deve ter ouvido falar na NFS-E Nacional, mas pode ser que ainda está se perguntando o que é isso. Bem, aqui no Revendedor nós explicaremos em detalhes para você p que é essa NFS-E Nacional e também daremos um passo a passo definitivo e completo de como emitir essa nota fiscal. Aproveite!

(Imagem: Reprodução/ Shutterstock.com)
(Imagem: Reprodução/ Shutterstock.com)

O que é a NFS-E Nacional?

A NFS-E Nacional é um projeto do governo para padronizar a emissão das notas fiscais em todo o território brasileiro. As notas que serão emitidas por funcionários e empresas serão as mesmas, o que mudará é somente a forma de emissão.

Como cada prefeitura das cidades brasileiras possui uma forma diferente de emitir as notas fiscais, pode haver muita confusão e dificuldade para emitir as notas, e a NFS-E Nacional foi criada para facilitar o processo de emissão.

Atualmente, a NFS-E ainda está em fase de implementação, estando sido desenvolvido desde 2006. Quando estiver totalmente implementado, esse novo modelo de nota fiscal utilizará um único banco de dados que será administrado pela Receita Federal e pela ABRASF (Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais).

Depois que o projeto for concluído, as empresas e os funcionários não precisarão mais entrar nos sites das prefeituras das suas cidades para emitir as notas, sendo necessário entrar em um único site utilizando um único processo que será utilizado em todo território nacional.

O que mudará com a nova nota fiscal?

A NFS-E Nacional não mudará muita coisa, com a principal mudança sendo no processo da emissão da nota, que será mais prático e fácil de ser feito. A NFS-E Nacional ainda terá o mesmo propósito das notas fiscais antigas.

Outra grande mudança nas notas fiscais depois da implementação da nacional será no layout delas, ou seja, no modelo e forma com que as informações nela são organizadas, pois como cada prefeitura possui uma forma diferente de emiti-las, elas também possuem modelos diferentes das notas.

Com isso, a NFS-E Nacional não só terá uma forma padronizada de emissão através de todo o país, mas como também como todas as prefeituras seguirão um modelo único das notas, todas as informações presentes no documento serão organizadas e apresentadas da mesma forma.

Como emitir a NFS-E Nacional?

Atualmente, todas as notas fiscais de serviço eletrônico são emitidos pelas prefeituras das cidades nas quais as empresas e os funcionários estão localizados, mas com a implementação da NFS-E Nacional, as notas serão emitidas a partir do Portal de Gestão NFS-e.

Para realizar a emissão, é preciso utilizar o seu CNPJ, caso for MEI, ou então o CNPJ da sua empresa, além da sua senha, mas caso não tenha uma, basta criá-la. Caso você já emita as notas fiscais de serviço eletrônico através da prefeitura da sua cidade, não há com o que se preocupar, pois as mudanças serão mínimas e você não terá dificuldades em se adaptar ao novo sistema.

Vale a pena dizer que, como nem todos os municípios brasileiros aderiram a essa modalidade ainda, a emissão da NFS-E Nacional ainda não é obrigatória, sendo necessário que a pessoa verifique se o município dela já disponibilizou a emissão da NFS-E Nacional.

Atualmente, há mais de 100 municípios no Brasil que já aderiram ao novo sistema das notas fiscais, com as prefeituras podendo aderir à novidade de forma voluntária, mas é esperado que no futuro todos os municípios utilizem a NFS-E Nacional. Além disso, por enquanto não há um prazo definido para que todas as prefeituras passem a utilizar a nova nota fiscal.

Gostou de ler? Pois aproveite e confira também:
Qual a diferença entre Revendedor e Representante? Qual vale mais a pena?

Eduardo Garcia PeresRedator para a WebGo Content desde 2022, escrevendo sobre diferentes assuntos para diferentes sites. Gosta de tecnologia e aprender sobre novos assuntos, além de aprimorar seu conhecimento no mundo dos negócios e empreendedorismo.
Veja mais ›
Fechar