Como divulgar minha empresa na minha cidade? Dicas

Ao iniciar um negócio local, muitos empreendedores têm dificuldades em conseguir clientes. Isso acontece porque nem todo negociante conhece formas eficientes de como divulgar sua empresa na cidade.

As estratégias de marketing e publicidade frequentemente são subestimadas pelos empreendedores. Isso faz com que a divulgação do negócio não seja levada tão a sério quanto deveria. A consequência disso são estabelecimentos vazios e prestadores de serviço com a agenda vazia.

Para mudar esse cenário, é muito importante que o empreendedor passe a ver as estratégias de divulgação como parte primordial para o sucesso da sua empresa. Mesmo aquele pequeno negociante, sem muitos recursos, consegue aplicar ações mais simples e baratas que poderão ter grande impacto na conquista de clientes e, consequentemente, em suas vendas.

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No decorrer desse texto, nós listamos 7 estratégias que podem ser aplicadas por praticamente todo tipo de negócio. Seguindo ao menos algumas delas, você começará a perceber mais interessados pela sua marca na sua cidade. Vamos lá!



Veja também

Inauguração do negócio – Como divulgar empresa na sua cidade

Se você ainda não iniciou as atividades do seu negócio, ainda há tempo de planejar uma bela inauguração.

As inaugurações de negócios são uma forma de apresentar o seu trabalho para a comunidade. São nesses eventos que os curiosos se mostram muito interessados e essa é sua chance de iniciar bons relacionamentos e conquistar pessoas que podem se tornar clientes fiéis.

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Para atrair as pessoas, não deixe de investir em panfletagem, promoções especiais de inauguração e um bom carro de som que passeie pela cidade anunciando a data e horário do início das suas atividades.

Anúncios profissionais na internet

Você já deve ter reparado que, quando está navegando no Facebook, Instagram ou qualquer outra rede social, de vez em quando aparecem algumas publicações com o selo de “patrocinado”.

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Ao acessar sites pelo Google, você pode ver que vários anúncios aparecem na lateral das páginas, rodapés e em outros locais divulgando variados tipos de negócios.

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Essas publicações são profissionais e têm como objetivo atrair pessoas interessadas no produto ou serviço que está sendo exposto. Se elas estão aparecendo para você, significa que você se encaixa no perfil estipulado pelo anunciante de pessoas com alto potencial de conversão.

Esse assunto de criação de anúncios profissionais é super complexo e daria para criar um (ou mais) artigos apenas sobre ele. Mas, em resumo, com anúncios profissionais, é possível definir para quem você deseja anunciar, com dados de perfil como faixa etária, gênero, interesses e localidade.  Ou seja, você consegue filtrar a propaganda do seu negócio para que elas apareçam apenas às pessoas da sua região.

É claro que esses serviços não são gratuitos, mas vale muito a pena saber como colocá-los em prática.

Parceria com mídias populares da cidade – Como divulgar empresa na sua cidade

Sabe aquela página do Facebook ou do Instagram que praticamente todas as pessoas da sua cidade acompanham? Aquela que, aliás, é feita por pessoas da sua região? Pois é com ela que você deve tentar uma parceria para que o seu negócio seja divulgado.

Peça uma proposta para os administradores dessas mídias e analise que tipo de conteúdo eles podem criar para a promoção do seu negócio nas páginas deles.

Da mesma forma, se a sua cidade possui um blog que todo mundo acessa, ou um jornal impresso popular, você também deve buscar saber como divulgar seus serviços nessas mídias.

Lembrando que essas são ações pagas, ou seja, as pessoas cobram para fazer esse serviço para você. Contudo, veja isso muito mais como um investimento do que um gasto.

Material impresso para atrair clientes locais

Todos sabemos que hoje em dia os panfletos de negócios estão caindo cada vez mais em desuso. Os motivos para isso são variados, como os custos financeiros e a responsabilidade ambiental.

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Apesar desses motivos serem perfeitamente plausíveis, o uso dos panfletos ainda pode ser uma estratégia de ouro para atrair pessoas ao seu negócio. E, apenas com alguns ajustes, é possível fazer essa ação da forma mais ecologicamente correta possível.

A ideia é que esses panfletos sejam entregues apenas onde o seu público alvo está e apenas nos arredores do seu estabelecimento.

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Por exemplo, no caso do seu negócio ser direcionado a um público de massa, como é o caso de uma loja de roupas, os panfletos serão entregues em imóveis residenciais. Agora, caso você preste serviços empresariais, o material deve ser entregue apenas em empresas que possam ter interesse em contratá-lo.

Além disso, o ideal é pedir para que a gráfica contratada utilize papel reciclado na hora da impressão.

Com essa estratégia, você atinge apenas quem realmente pode vir a ser seu cliente e evita o desperdício de papel.

Promova e participe de eventos locais que tenham a ver com seu nicho de negócio

Uma das melhores formas de ficar conhecido na sua cidade é com eventos.

Sendo assim, sempre busque marcar presença nos eventos locais como feiras, festas da comunidade e outros encontros carregando a marca da sua empresa.

Você também pode promover eventos por si mesmo no seu estabelecimento ou mesmo de forma online.

Por exemplo, digamos que você seja revendedor ou tenha uma loja de cosméticos e é semana do dia das mães. Você pode planejar uma palestra com dicas de maquiagem ou outro assunto que possa integrar os assuntos cosméticos e mães.

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Ainda, se você tem uma livraria ou sebo, que tal criar um evento de sarau de poesias? Uma loja de eletrônicos, um evento de lançamento do  novo iPhone ou Samsung.

Enfim, você entendeu a ideia, certo?

WhatsApp business para divulgação – Como divulgar empresa na sua cidade

O WhatsApp Business é uma das ferramentas mais ricas para ajudar na divulgação de negócios.

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As linhas de transmissão, por exemplo, permitem que o empreendedor envie mensagens com promoções e outros assuntos interessantes para centenas de pessoas de uma única vez.

Sendo assim, sempre busque conseguir o contato das pessoas que mostrarem interesse, ou fecharem negócio com você. Dessa forma, você sempre poderá enviar lembretes a essa pessoa de que o seu negócio está a disposição dela.

Cadastro no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta onde é possível criar uma identidade digital para o negócio, inclusive com o endereço do estabelecimento.

Com isso, sempre que alguém buscar pelo seu nicho de trabalho na sua região o seu estabelecimento aparecerá como uma das opções.

Veja também: Como vender no Pinterest; Dicas para faturar com a rede social

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Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

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