Como colocar minha empresa no Google – Passo a passo

Quer saber como colocar a sua empresa no Google de forma gratuita e descomplicada? Pois é exatamente isso que iremos te ensinar nesse artigo.

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita do Google que permite que qualquer empresa se cadastre e tenha uma página com seus dados na plataforma. Além disso, negócios que possuem essa identificação no buscador também são marcados no mapa.

Provavelmente você, assim como a maioria das pessoas sempre que pensa em comprar um produto ou precisa de um serviço, procura primeiro no Google, certo? Pois bem, se você realmente faz isso, fica fácil entender a importância de ter o seu negócio registrado na internet.

O Google Meu Negócio muito além de apenas marcar uma empresa no mapa também permite que o empreendedor exponha outras informações além de seu endereço. Isso facilita que os consumidores encontrem a empresa, além de também oferecer maior credibilidade e confiança.

A seguir você confere como cadastrar a sua empresa no Google, além de mais dicas sobre essa ferramenta.

Veja também

Porque colocar a sua empresa no Google meu Negócio

O principal motivo para cadastrar a sua empresa no Google é justamente a exposição que a plataforma oferece. Isso porque, estando cadastrado, sempre que alguém buscar por estabelecimentos como o seu próximo à sua região, você será listado.

Além do endereço do negócio, o empreendedor também consegue informar:

  • Horário de funcionamento;
  • Telefones de contato;
  • Site da empresa;
  • Fotos do estabelecimento;
  • Horários de maior movimento;
  • Eventos que irão acontecer;
  • Campo para perguntas e respostas;
  • Histórico do negócio.

Além desses pontos, o mais interessante, e que ajuda a construir a credibilidade da empresa, é o campo de avaliações do negócio. É nele que os seus clientes podem avaliar como foi a experiência deles. Com isso eles expõem a satisfação dando “estrelas” e também deixando comentários.

É claro que, ao mesmo tempo que essa função é muito bacana, ela também pode ser um tiro no pé para empresas que não se preocupam tanto com o cliente.

Google Meu Negócio para conseguir estatísticas de pesquisa

Outro grande benefício de ter uma empresa cadastrada no Google é que o negociante passa a ter informações sobre as pesquisas de seus clientes.

Saber por quais termos pesquisados você aparece mais ajuda a montar uma estratégia de palavras-chave para o seu site, blog e até mesmo redes sociais.

Além disso, com os dados disponibilizados pelo Google também é possível saber quantas pessoas entraram em contato com seu negócio através do telefone disponibilizado no seu cadastro. Da mesma forma, quantos cliques você conseguiu no link do seu site também exposto no seu perfil do Google.

Tudo isso te ajuda a saber quantos dos seus clientes estão te encontrando graças à internet. Com isso você consegue saber se vale a pena investir mais nas divulgações na rede, como o uso de anúncios pagos, por exemplo.

Passo a passo de como colocar sua empresa no Google

Agora que você já conhece todos os benefícios de ter o seu negócio cadastrado no Google, vamos ao passo a passo.

  1. Primeiro de tudo, acesse a página do Google Meu Negócio e em seguida clique no botão “Gerenciar Agora” localizado no canto superior direito da tela;
  2. Em seguida faça login na plataforma utilizando o mesmo e-mail e senha que você utiliza para acessar o seu Gmail;
  3. Com o seu acesso feito, abrirá a tela de “Encontre e gerencie sua empresa”, nela você deverá preencher o nome da sua empresa para se certificar de que ela já não está cadastrada. Caso não esteja, clique na opção “Inclua sua empresa no Google”;
    (Imagem: Print/ Canal Renata Carbonero)
  4. Nas telas seguintes você deverá começar a preencher as informações da sua empresa como: nome, categoria, se você deseja receber clientes no seu local, o endereço e se você atende fora dele também. Caso você marque essa opção de atendimento fora do seu endereço, na tela seguinte selecione quais as suas regiões de atendimento;
  5. Preencha as suas informações de contato com seu telefone e site.  Ao final clique no botão Concluir;
    (Imagem: Print/ Canal Renata Carbonero)
  6. Após a conclusão você deverá confirmar o seu cadastro. Para isso, o Google irá enviar para o endereço cadastrado um código que precisará ser usado para dar sequência ao preenchimento das suas informações no Google Meu Negócio. Esse código é enviado por correio e pode levar de 7 a 12 dias para chegar;
    cadastrar empresa no google
    (Imagem: Print/ Canal Renata Carbonero)
  7. Quando receber o código em seu endereço, você deverá acessar novamente a página do Google meu Negócio e realizar o seu login. Feito isso, automaticamente você será direcionado para o painel de controle do seu perfil. Clique no botão “Confirmar Agora” e pronto. Agora basta seguir os passos indicados na correspondência do Google;
  8. Após a confirmação do código você já pode editar as outras informações pertinentes sobre a sua empresa no seu painel de controle e já poderá ser encontrado nas buscas do Google.

Veja também: Como vender na Shopee: Passo a Passo do cadastro

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Deixe seu comentário