Como abrir uma revenda de carros – Dicas para começar

abrir uma revenda de carros

Abrir uma revenda de carros pode ser a melhor opção de negócio para o empreendedor com afinidade pelo setor de veículos, e com um bom capital inicial para investimento.

As revendas de carro representam um tipo de negócio promissor e de alta demanda visto que veículos são considerados artigos de primeira necessidade por muitas pessoas. Apesar disso, o empreendedor que pensa em começar uma empresa dessas, precisa estar ciente da importância de se montar um bom plano de negócios para guiar todo o processo de criação de um empreendimento como esses.

Também é importante que o empreendedor saiba que uma revenda de carros faz muito mais que apenas comprar e vender veículos. Nesses estabelecimentos são realizadas avaliações de carros, motos e outros automotores, perícias, emissão de documentos de acordo com as leis de cada estado, entre outras coisas.

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Dessa forma, é de se concluir que para abrir uma revenda e ter sucesso, também é necessário o preparo técnico do empreendedor nessa área.

Veja a seguir tudo o que é preciso saber para abrir uma revenda de carros.

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Pense para quem você quer vender

Uma das primeiras coisas que o empreendedor precisa decidir é quem será o seu público-alvo.

Quando falamos de veículos, dificilmente será possível abrir um estabelecimento que atenda diversas classes sociais. Dessa forma, é importante que o empreendedor foque em uma para iniciar a “caça” pelas mercadorias que serão vendidas.

Definir uma faixa etária majoritária para atendimento também irá ajudar no momento de escolher os veículos a serem revendidos. Lembrando que, para isso, é preciso que o empreendedor tenha bastante conhecimento sobre as tendências e sobre veículos em geral.

Essa decisão também impactará diretamente outras escolhas importantes para o negócio.

Localização

A localização é uma das coisas que deverão ser decididas após a escolha do público-alvo do negócio. No caso, é sempre importante estar localizado próximo dos locais onde os seus possíveis clientes costumam frequentar.

Por exemplo, se a escolha for por trabalhar com veículos populares que atendam a classe C, o empreendedor deve optar por localizações em bairros menos nobres, onde haja o fácil acesso tanto por meio de veículo particular, quanto por transporte coletivo.

Optar por uma localização em vias de bastante movimento também é uma ótima estratégia para se manter bem visível.

Avaliação da concorrência

A avaliação da concorrência é mais uma etapa do planejamento do negócio que o empreendedor não pode deixar passar. É muito importante saber quem serão seus principais concorrentes, quais serviços oferecem, modelos de negociações, entre outras coisas.

Todas essas informações devem ser usadas estrategicamente na montagem do seu negócio. Você deve avaliar quais delas produzem resultados esperados por você no seu negócio, quais ações chamam mais a atenção dos clientes e quais não são aplicáveis por um motivo ou outro à sua empresa.

Por último, é por meio desses dados da concorrência que você conseguirá enxergar melhor oportunidades e diferenciais que podem trazer mais sucesso ao seu negócio.

Estratégias para a compra de veículos

Após pensar no mercado, é hora de decidir de que forma a sua revenda de carros irá conseguir os veículos que serão postos a venda.

A maneira escolhida terá relação direta com o capital de investimento do negócio. Dessa forma, você poderá optar por realizar a compra de veículos à vista, ou ainda por modelo de consignação, que é quando o dono do veículo recebe apenas quando o carro é vendido.

Nada impede que a sua empresa opere nos dois modelos, no entanto, é importante pensar em estratégia para não correr risco de ficar sem entrada de caixa.

Por exemplo, pode ser uma boa ideia operar no modelo consignado com aqueles veículos que você sabe que a saída é mais lenta, da mesma forma que comprar um carro de maior giro possa fazer com que o seu faturamento entre mais fácil.

Saiba avaliar os veículos ao abrir uma revenda de carros

É essencial que seja feita uma ampla avaliação dos veículos que serão vendidos na sua revenda. Isso evita problemas futuros com compradores e iminentes prejuízos.

Sendo assim, se você não possui experiência suficiente com a avaliação de veículos, tenha um profissional em loja, ou parceria com oficinas mecânicas que possam realizar esse levantamento e atestar que o veículo a ser revendido está em boas condições.

Além da avaliação física, não esqueça de sempre estar atento a avaliação de valores dos veículos que pretende comprar. Para isso, sempre tenha acesso ao site da FIPE e se atente as mudanças de valorização.

Formalização ao abrir uma revenda de carros

Tenha todos os documentos em dia no momento da inauguração da sua revenda de carros.

Formalizar o seu negócio é uma das coisas mais importantes para seu sucesso. Afinal, isso permite que você opere com segurança e respaldo total dos órgãos de registro empresarial.

Clientes também tem muito mais confiança em realizar negócios com um estabelecimento formal, que possa lhe fornecer notas fiscais e outros documentos que asseguram compra e venda de bens.

Para além disso, tendo um negócio formalizado, diversas portas de créditos são abertas, em caso de necessidade. Instituições financeiras possuem modelos de liberação de crédito especiais para empreendedores e você poderá usufruir deles.

Portanto, após concluir que o seu negócio é viável, busque os serviços de um profissional de contabilidade. Ele ficará responsável pela emissão de toda a documentação necessário para o pleno funcionamento correto do seu negócio.

Tenha uma equipe capacitada

Ter bons vendedores e outros funcionários é primordial para que o seu negócio decole, por isso, invista muito em bons profissionais e em capacitação constante para a sua equipe.

Muito além de entender de carros, seus atendentes precisam passar confiança aos clientes e simpatia. Esse é o tipo de coisa que se consegue com treinamento e que pode converter mais vendas do que se imagina.

Aposte no digital

Estamos em 2021 e hoje em dia dificilmente as pessoas vão até um estabelecimento sem realizar uma ampla pesquisa online antes.

Sendo assim, já vá pensando desde o início em como atender os seus clientes também de forma digital.

Algumas formas simples de fazer isso é por meio de um site onde os produtos à venda sejam frequentemente atualizados. As redes sociais podem (e devem) ser utilizadas para essa mesma finalidade, além de proporcionarem interação com o público.

O digital é o futuro e, infelizmente, os negócios que não se adaptarem muito em breve estarão fora do mercado.

Investimento para abrir uma revenda de carros

É muito difícil conseguir estimar um valor necessário para a abertura de uma revenda de carros. Isso porque, tudo irá depender do porte do negócio e do público-alvo que se pretende atender.

Tudo isso impactará na quantidade e tipos de veículos que se pretende investir, além da localização do ponto comercial que será locado ou comprado.

Dessa forma, o ideal é que o empreendedor realize um levantamento de todos esses fatores para só então chegar a conclusão de quanto seria necessário para colocar sua ideia em prática.

Veja também: Como abrir uma adega: Investimento e dicas para começar

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.
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