Como abrir uma papelaria – Investimento, modelos e como começar

Abrir uma papelaria é um bom negócio para o empreendedor que está começando agora nos negócios. Isso porque esse tipo de empreendimento não exige exatamente um grande espaço para exposição de mercadorias, nem muita experiência por parte do negociante.

Outra vantagem do negócio de papelaria é que encontrar fornecedores não é uma tarefa difícil, visto que a própria internet oferece diversos distribuidores, e as fabricantes são numerosas.

Para o empreendedor que pretende abrir uma papelaria, é bom estar ciente que, justamente por ser um negócio fácil e lucrativo, a concorrência do segmento é bastante grande. Sendo assim, é importante conhecer bem o mercado para poder encontrar maneiras de se destacar.

abrir papelaria
Publicidade

Nós já explicamos aqui no site como abrir uma papelaria online, e agora vamos te contar como montar esse negócio de forma física e tentar esclarecer a maior parte das suas dúvidas. Então, vamos começar!



Tipos e serviços oferecidos em uma papelaria

Apesar de as mercadorias oferecidas em papelarias serem semelhantes, isso não quer dizer que todos os negócios desse tipo são iguais. É possível oferecer diversos serviços de atendimento ao público.

Isso é uma vantagem, pois pode vir a ser um bom fator de diferenciação da concorrência.

Alguns dos serviços, além da venda de mercadorias que podem ser oferecidos são:

Publicidade


Publicidade


  • Impressão e Fotocópias;
  • Lan House;
  • Espaço de leitura;
  • Oficinas de artesanato;
  • Delivery de produtos;

Além dos serviços diferenciados, o tipo de papelaria pode ser tanto de atendimento geral quanto de atendimento de nicho específico. Alguns exemplos são:

  • Atendimento a escritórios e empresas;
  • Atendimento específico as instituições de educação;
  • Papelaria focada em materiais de artesanato;
  • Papelaria Geral;

Localização para abrir uma papelaria

Todo negócio físico precisa ter uma atenção especial no momento de escolher a localização do seu negócio.

Publicidade

A escolha de local de uma papelaria irá depender muito do modelo de negócio escolhido pelo empreendedor, no entanto, é possível seguir algumas regras básicas para que a escolha seja facilitada.

Publicidade

Esse tipo de negócio ficará bem localizado se estiver próximo a:

  • Universidades, Escolas, Creches e outras instituições de ensino;
  • Bibliotecas, Sebos ou Livrarias;
  • Centros comerciais com grande circulação de pessoas;
  • Gráficas e armarinhos;
  • Pequenos bairros residenciais onde a concorrência seja baixa;

Outra coisa que precisa ser considerada na escolha de localização e imóvel é a facilidade de acesso ao local, tanto com veículos próprios quanto de transporte coletivo.

O estacionamento também é importante, devendo o imóvel seu próprio local ou estar próximo a locais para estacionar.

Outros fatores importantes a se atentar é em relação à infraestrutura da região. É preciso ter dados sobre a segurança do bairro, se os serviços básicos oferecidos pela prefeitura como coleta de lixo e iluminação pública funcionam como devem e se o acesso à internet é bom.

Estrutura do imóvel para abrir uma papelaria

Ao escolher o melhor imóvel para montar a papelaria o ideal é que o espaço comporte:

  • Estantes de exposição das mercadorias;
  • Balcão de atendimento e caixa;
  • Sala separada para a administração da loja;
  • Estoque;
  • Banheiro para funcionários;
  • Se possível e viável, um espaço para a instalação de uma pequena cozinha.

Escolha de fornecedores para abrir uma papelaria

Os fornecedores para abrir uma papelaria fazem parte da estratégia de negócio do empreendedor. Afinal de contas, são eles que ditam a qualidade e a média de preços das mercadorias que serão vendidas na papelaria.

Como dissemos antes, encontrar esse tipo de distribuidor na internet é bastante fácil e você consegue ver alguns deles no texto sobre Papelaria Online o qual deixamos o link no primeiro parágrafo desse artigo. E claro que além deles, é sempre uma boa ideia buscar fornecedores na sua própria região. Isso faz com que as negociações de valores e de frete sejam mais práticas e em vários casos, mais baratas.

Outra coisa também, é buscar o contato direto de fabricantes e comprar mercadorias a preço de fábrica. Você pode buscar marcas como a Tilibra, Foroni, Chamex entre outras e negociar diretamente com eles.

Publicidade

Para outras dicas, veja o texto sobre como encontrar bons fornecedores.

Investimento para abrir uma papelaria

As questões de investimento são sempre bastante relativas, afinal, isso depende muito da estrutura do negócio escolhido pelo empreendedor, os serviços que irá oferecer entre outras coisas.

Publicidade

Apesar disso, segundo informações do Sebrae, com um montante de R$20 mil, já é possível abrir uma papelaria de pequeno porte.

Lembrando que nesse valor não está calculado o Capital de Giro, montante necessário para manter o negócio enquanto o mesmo não começa a dar lucros.

Estima-se que em média, os negócios levam de 6 a 24 meses para dar os lucros esperados pelo empreendedor, dessa forma, não desista no início, ok!

Para conseguir estimar melhor a questão de lucros, mercado e concorrentes, é sempre indicado que o empreendedor elabore um Plano de Negócios. Veja como fazer isso no Portal do Sebrae.

Dicas para divulgação e promoção de vendas

Agora que você já sabe os principais passos para abrir a sua papelaria física, é necessário pensar em estratégias que possam ajudar a aumentar as suas vendas.

Canais além do físico para oferecer mercadorias

Apesar de o seu negócio ser físico, hoje em dia boa parte das pessoas gostam da comodidade de realizar suas compras diretamente em casa. Sendo assim, uma dica que você pode empregar no seu negócio é a criação de catálogos online de produtos.

Calma, isso não quer dizer que você precise elaborar um e-commerce. Uma forma bastante prática de fazer esse tipo de vendas é por meio do WhatsApp Business, onde é possível montar um catálogo de produtos o qual seus clientes têm acesso.

Publicidade

Dessa forma, o consumidor poderá realizar seus pedidos online e você precisará se preocupar apenas em como irá entregar esses produtos, podendo cobrar uma taxa de frete do cliente.

Faça um evento de inauguração

Uma boa forma de fazer com que as pessoas conheçam o seu negócio e tudo que ele tem a oferecer é por meio de um evento de inauguração.

Não precisa ser nada grandioso como uma festa, no entanto, você pode fazer algumas promoções e oferecer algumas atividades fáceis e baratas de serem elaboradas como oficina de pintura e origamis para crianças, e brincadeiras com ofertas de brindes.

Publicidade

Claro que para garantir que no dia você tenha clientes, é preciso montar um bom esquema de divulgação da abertura da loja. A contratação de um carro de som é sempre bacana para anunciar esse tipo de coisa. A entrega de panfletos no bairro onde a papelaria está instalada também.

Fazendo isso, você já garante que o negócio comece a ficar conhecido logo no início.

Redes Sociais

As redes sociais são imprescindíveis hoje em dia para a promoção de qualquer negócio, por isso, não deixe de investir nessa ferramenta também.

Você pode criar páginas no Facebook e Instagram aonde irá, além de divulgar os seus produtos, publicar conteúdos bacanas e relevantes para o seu público.

Veja aqui Ideias de conteúdo para bombar as redes sociais do seu negócio.

Publicidade

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Deixe seu comentário