Como abrir uma Casa Lotérica – Investimento, lucros e como começar

Você que está pensando em iniciar um negócio, já pensou em abrir uma casa lotérica?

As opções para realizar pagamentos hoje em dia são diversas. A maioria dos bancos, utilizam aplicativos e outras ferramentas online para atender as necessidades das pessoas, porém, uma grande parte da população ainda usa os atendimentos presenciais e a casa lotérica é a mais utilizada.

As unidades lotéricas realizam de forma simples e rápida ações como a abertura de contas, pagamentos, saques e as populares apostas.

abrir-casa-lotérica

Por essa junção de serviços, esse ainda é um dos estabelecimentos mais populares para realização de transações financeiras. Até mesmo para quem utiliza as ferramentas digitais, as lotéricas ainda são pontos de visitas constantes.

Com toda essa eficiência e numerosos clientes todos os dias, é de se imaginar que esse negócio é bastante rentável para quem decide abrir uma casa lotérica.

Se você tem interesse em saber como funciona o processo para se tornar empreendedor desse tipo de negócio, acompanhe esse artigo até o final.

Como se tornar detentor de uma casa lotérica?

Abrir uma casa lotérica só é possível após passar por um processo licitatório da Caixa Econômica Federal, ou adquirindo uma lotérica já existente de um negociante que queira vender a sua permissão.

Mesmo no segundo caso, o processo de repasse o ponto lotérico para outro dono precisa passar por avaliação da Caixa.

Agora explicando um pouco sobre processo licitatório. Esse processo é posto em prática por meio de editais quando a Caixa percebe que algumas regiões estão precisando de novas unidades para suprir a necessidade da população.

Nesses casos, a empresa acaba usando o critério de “maior lance” para escolher quais serão os novos permissionários. Sendo assim, o interessado que oferecer o maior valor para poder abrir uma unidade lotérica, vence a licitação.

Claro que empates de propostas financeiras são comuns nesse processo. Nesses casos os interessados são escolhidos a partir de outros critérios como escolha de ponto comercial, experiência de mercado e outros.

Após o processo de avaliação do conselho da Caixa, caso o empreendedor seja escolhido, é iniciado a adaptação do ponto comercial escolhido. O mesmo deve seguir padrões instituídos pela Caixa de outras unidades lotéricas. Entre essa padronização estão o  layout da loja, aparelhos e serviços oferecidos.

Para que não hajam dúvidas no momento de fazer as instalações, a Caixa fornece um acompanhamento aos empreendedores. A empresa também disponibiliza treinamento e equipamentos, sem custos extras ao empreendedor.

Exigências para abri uma casa lotérica

Para quem conhece um pouco de como acontece o processo para adquirir franquias, deve ter percebido que a Caixa utiliza um modo semelhante. Entre essas semelhanças estão as exigências para que uma pessoa seja escolhida como detentora de uma unidade lotérica.

Segundo informações do site da Caixa Econômica, as condições básicas para que uma pessoa se torne um permissionário lotérico são:

  • Ser maior de 18 anos (ou menor emancipado)
  • Ser pessoa física ou jurídica
  • Ter ensino fundamental completo

O que fica implícito nessas exigências é que o conselho da Caixa pode ter preferência por interessados que já possuam certa experiência no ramo administrativo, empresarial ou comercial.

A maior prova disso, é que o processo licitatório é pontuável, e essa questão de experiência ajuda o empreendedor a ganhar alguns pontos a mais no momento de escolha.

Localização para abrir uma Casa Lotérica

Quem escolhe os municípios e a região exata que receberá novas unidades lotéricas é a Caixa. O modelo que deverá ser instalado na cidade, também é decidido pelo banco público.

As especificações de localização são divulgadas nos anexos presentes nos editais de licitação.

Investimento e Lucros

Por estarmos falando de licitação de empresa pública, o investimento inicial, como dito anteriormente irá depender da proposta aceita pela Caixa.

Esse tipo de negócio trabalha com lances, da mesma forma que um leilão. Sendo assim, para abrir uma unidade lotérica existe um lance mínimo estipulado pela Caixa, que muda a cada edital, mas não existe um teto.

Em relação aos lucros, segundo a própria Caixa, irá depender do ponto comercial e da demanda de clientes de cada estabelecimento. Contudo, estima-se que é possível faturar entre  R$5 mil e R$25 mil mensais com as operações de uma casa lotérica.

Veja também: Como encontrar um sócio: dicas para uma boa parceria de negócios

Como você pode perceber, abrir uma lotérica é pode ser bastante lucrativo, porém exige algumas burocracias. Se mesmo assim essa lhe parece uma boa ideia, fique atento ao menu de licitações do site da Caixa para não perder as aberturas de novos editais.

E se quiser saber mais sobre a abertura de outros tipos de negócios, leia o nosso artigo sobre Como abrir uma Farmácia ou Como abrir uma Confeitaria.

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Deixe seu comentário