Como abrir um estacionamento – requisitos e dicas de como começar

Ao pensar em abrir um negócio, podem surgir ideias bastante comuns na mente do empreendedor como abrir uma loja de roupas, uma padaria, uma farmácia entre várias outras opções. Todos esses exemplos podem ser muito bem-sucedidos se planejados da maneira certa, porém, existem alguns tipos de negócios extremamente lucrativos que muitas vezes não são cogitados pelo empreendedor. Por exemplo, abrir um estacionamento não exige um processo muito longo ou complicado e é fonte de dinheiro quase certo.

Quem necessita usar o carro ou moto todos os dias para ir ao trabalho ou outras atividades corriqueiras, sabe a importância de contar com um local apropriado para deixar o veículo. Dessa forma, os estacionamentos surgem como uma opção cômoda e segura para que os clientes possam efetuar suas tarefas sem preocupações.

Para o empreendedor que pensa em abrir um negócio com retorno rápido, um estacionamento se mostra uma excelente opção. Afinal de contas, a demanda desse tipo de local é constante, e se instalado em uma região movimentada, o empresário consegue recuperar o valor do investimento em um curto período.

abrir um estacionamento

A seguir nós explicamos tudo o que é preciso saber para abrir um estacionamento e conseguir faturar alto todo mês.

Localidade

O primeiro passo para abrir um estacionamento é escolher o melhor local para as suas instalações. Para isso é preciso ficar atento a alguns fatores.

Um estacionamento é melhor aproveitado em regiões onde há frequente circulação de pessoas e carros, em especial, regiões próximas a comércios, empresas, universidades e escolas. Sendo assim, antes de escolher o local, verifique quais os tipos de imóveis predominam na região onde você quer abrir o seu negócio.

O principal é evitar bairros muito residenciais, afinal de contas, nesses a maior parte das pessoas que circulam são os moradores.

Outra coisa que é preciso se atentar, é a quantidade de concorrentes presentes na região escolhida. Lembre-se que quanto menor a concorrência maior a relevância do seu negócio. No caso desse fator não pode ser atenuado, você precisará investir bastante em publicidade e promoções.

Para ter uma noção melhor de público alvo e concorrentes, procure fazer uma análise de mercado. Veja como nesse link do portal do Sebrae.

Após escolher a localidade do seu negócio, certifique-se de que ele é apropriado e legalizado para a abertura de um estacionamento. Por tanto, antes de fechar o contrato de compra ou locação, procure se informar na prefeitura se você pode abrir um estacionamento no local escolhido.

Estrutura Física para abrir um estacionamento

Como você pode imaginar, abrir um estacionamento não exige uma estrutura física muito elaborada. O mais importante é que o local seja amplo, com pelo menos 500 m² e que conte com ao menos uma cabine onde possam ficar o caixa e manobristas.

O ideal é que o piso do espaço seja de asfalto ou concreto, e que pelo menos algumas vagas de estacionamento sejam cobertas. Se for possível todas, melhor ainda.

Outro equipamento que é bastante interessante de se investir e torna o seu negócio mais atraente para o cliente, é a instalação de cancelas automáticas. Com ela o controle de entrada e saída de veículos é facilitado e muito mais seguro.

No mais, em questão de aparelhos para gerenciamento do negócio, serão necessários:

  • Um computador;
  • Impressora fiscal;
  • Máquinas de cartão;
  • Um balcão para atendimento na cabine.

Documentação para abrir um estacionamento

Abrir um estacionamento exige que o empreendedor e o negócio tenham todos os documentos base para abertura de uma empresa. Dessa forma, é indicado procurar a assistência de um contador que fará todo o serviço de abertura, além de também poder agilizar outros documentos necessários para o funcionamento do negócio.

Entre os documentos obrigatórios para abertura de um estacionamento estão:

  • Alvará de funcionamento;
  • Registro na prefeitura e outros órgãos;

Outro documento primordial para o funcionamento seguro de um estacionamento é ter um seguro contra furtos e roubos. Lembre-se que a partir do momento que um cliente deixa um carro no seu estabelecimento e paga pelo serviço, é responsabilidade do negócio a seguridade do veículo. Dessa forma, a melhor forma de se prevenir de uma dor de cabeça sem tamanho é contratando um seguro amplo para o seu imóvel e principalmente para os veículos deixados nele.

Investimento necessário para abrir um estacionamento

O investimento necessário para abrir o seu estacionamento dependerá muito da estrutura do imóvel locado ou comprado, além dos equipamentos escolhidos para iniciar as atividades.

Contudo, estima-se que o investimento mínimo necessário para a abertura de um negócio como esse seja de R$40 mil.

Dicas para administrar e divulgar o seu negócio

Após a abertura do negócio você precisará gastar algum tempo elaborando uma boa estratégia de divulgação. O mais básico de todos e que dá muito certo para esse modelo de estabelecimento é a panfletagem próxima ao local.

Dessa forma, contrate algumas pessoas para fazer entrega de panfletos do seu negócio com informações de horário de funcionamento, localização e valores cobrados. Se conseguir fazer essa divulgação nas portas de universidades e comércios melhor ainda.

Outra estratégia primordial de divulgação é estar listado no buscador do Google. Dessa forma, sempre que alguém estiver procurando um estacionamento na localidade em que o seu negócio está, ele aparecerá como uma das opções para a pessoa.

Em relação à administração do negócio, um estacionamento pode oferecer diversos serviços, porém os mais comuns e procurados são a possibilidade de pagamento mensalista e, em alguns casos, a possibilidade de pernoite dos veículos.

Uma outra jogada lucrativa para o negócio e que costuma dar muito resultado, é buscar fazer convênios com as empresas e estabelecimentos próximos ao seu negócio.

Dessa forma você consegue fechar parcerias para que os funcionários de uma empresa utilizem o seu estacionamento, ou até mesmo clientes de comércios, restaurantes, teatros, etc.

Veja também

Franquia Chocolates Brasil Cacau – Lucros, investimentos e como abrir

Essas foram as nossas dicas para quem está pensando em abrir um estacionamento. Agora, no caso de esse segmento não ser a sua praia, você pode dar uma olhada nesse texto sobre como abrir uma creche, ou nesse sobre como abrir uma academia.

E caso você só queira saber quais os passos necessários para abrir qualquer negócio, veja Como abrir seu próprio negócio? passo a passo do que é preciso fazer.

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Deixe seu comentário