Como abrir um escritório de contabilidade – Requisitos e como começar

Muitos profissionais contábeis após concluírem suas formações desejam montar o próprio negócio, e desse desejo surge a ideia de abrir um escritório de contabilidade. Esse tipo de estabelecimento pode oferecer diversos serviços e atuar de várias maneiras no mercado.

Enquanto se está cursando a faculdade de contabilidade, o profissional costuma estagiar na área, seja em empresas de segmentos variados, seja em um escritório de contabilidade específico. E mesmo esses profissionais tendo formação suficiente para saber toda a parte burocrática de como se abre uma empresa, muitas dúvidas podem surgir, principalmente quando o indivíduo não tem experiência o bastante no mercado.

Do ponto de vista empreendedor, um negócio precisa ter muito mais do que apenas uma documentação correta para ter sucesso. Por isso que ao abrir um negócio, é necessário visualizar o empreendimento da mesma forma que o cliente, analisando o que pode ser usado como estratégia, o que pode ou não dar certo, considerando variados fatores.

abrir escritório de contabilidade

Para te ajudar a abrir o seu escritório de contabilidade, sem deixar passar nada de importante, nós preparamos um passo a passo simples que explora desde a parte burocrática, a qual você já deve ter conhecimento, até a parte de instalações e divulgação do negócio.

Plano de Negócio

Como contador, você provavelmente conhece a importância da montagem de um plano de negócio na hora de abrir um negócio, certo!?

Muito provavelmente, se você já atendeu algum cliente que buscava auxílio para abrir uma empresa, você provavelmente até deve ter indicado que ele desenvolvesse o plano de negócio. Pois bem, saiba que para abrir o seu escritório de contabilidade, você também precisará seguir esse conselho.

O Plano de Negócio serve tanto para a organização do empresário quanto para buscar investidores para o negócio, caso seja necessário. Sendo assim, nesse documento devem constar informações como:

  • Qual nicho o negócio pretende atender;
  • Qual o público alvo;
  • Serviços que serão prestados;
  • Diferenciais oferecidos pela empresa;
  • Previsão de investimentos necessários;
  • Viabilidade do negócio.

Ah, se quiser saber mais sobre como conseguir investimento para o seu negócio, dê uma olhada aqui.

Caso exista alguma dificuldade para montar um plano de negócios, é sempre possível buscar assistência no Sebrae. Mas se o problema for apenas algumas dúvidas, consulte esse link aqui que talvez ele possa esclarecer alguns pontos.

Pesquisa de Mercado

Conhecer as necessidades do mercado da região onde você pretende atuar é primordial para ter sucesso. Por tanto, realizar uma boa pesquisa de mercado é importante.

Analise se na região escolhida existem muitos concorrentes, quais os serviços oferecidos e preços praticados por eles.

Você também deve analisar o perfil dos seus clientes potenciais para conseguir enxergar as oportunidades que podem estar escondidas.

Avalie se a necessidade da sua região é mais para contabilistas voltadas para pessoa física, ou empresas, e quais serviços poderiam, mas não são oferecidos por seus concorrentes.

Com essas informações, saiba avaliar o que poderia ser um diferencial relevante oferecido pelo seu estabelecimento.

Localização

A localização do seu escritório de contabilidade é um fator importante para atrair clientes e conseguir realizar as atividades cotidianas do seu trabalho. Por isso ao escolher o imóvel onde o seu negócio será instalado, você deve pensar de maneira estratégica.

O local ideal para a instalação de um escritório de contabilidade é próximo a centros comerciais, que costumam ficar no ou próximos ao centro da cidade. A prioridade deve ser por esse local porque, normalmente, é no centro onde ficam localizados órgão públicos como a Receita Federal, Prefeitura, Secretarias entre outros, que são frequentemente visitados por contadores.

Sendo assim, mantendo um escritório próximo a essas instituições, muitas atividades do dia-a-dia do escritório são otimizadas. Sem falar que, até mesmo o atendimento aos clientes é facilitado quando se está instalado em um local com facilidade de acesso e proximidade.

Estrutura de um escritório de contabilidade

A estrutura onde será instalado o seu negócio irá depender de qual o porte pensado para a sua empresa.

Se a ideia é montar um grande escritório, onde além de você, trabalharão outros profissionais, o ideal é locar um imóvel onde cada profissional tenha um espaço próprio para atendimento, preferencialmente uma sala própria. Além disso, o imóvel precisa ter espaço para a montagem de uma sala de reuniões e uma recepção de atendimento e espera de clientes.

Em relação aos móveis essenciais para um escritório contábil, serão necessários:

  • Computadores;
  • Impressoras copiadoras;
  • Telefones com sistema PABX;
  • Mesas e cadeiras para os escritórios;
  • Mesa ampla para reuniões;
  • Balcão ou mesa de recepção;
  • Armários;
  • Máquinas de cartão para aceitar os pagamentos;
  • Entre outros;

Equipe de trabalho

No começo do negócio, é bem possível que o único profissional da empresa seja você e talvez um sócio. Porém, com o passar do tempo e  crescimento da empresa, será necessário fazer a contratação de outros profissionais.

Você irá perceber que com o aumento no crescimento de clientes, em algum momento ficará difícil realizar a recepção e até mesmo o atendimento telefônico enquanto realiza as tarefas do dia-a-dia, dessa forma, será necessário contratar uma recepcionista/secretária, que além de receber os clientes, também pode ser responsável pela organização da agenda do escritório.

Em seguida, pode ser necessário contratar outros profissionais contábeis conforme a demanda de serviços e também profissionais da área administrativa e financeira para te ajudarem a gerir o negócio sem erros e sem sobrecarga.

Divulgação do negócio

Após estruturado e legalizado o seu escritório (pulamos a parte da documentação, afinal não estamos aqui para ensinar o padre a rezar missa), está na hora de divulgar o seu negócio e conseguir clientes.

A divulgação de um escritório de contabilidade irá depender muito do público alvo que se pretende atingir, afinal de contas, uma estratégia feita para pessoa física, dificilmente dará tão certo para empresas.

Dessa forma, se for possível, o melhor a se fazer para ter bons retornos com divulgação é contratar uma consultoria de marketing. Esses profissionais, após realizarem uma análise de todos os fatores importantes em relação ao seu cliente, saberão indicar a melhor estratégia para te fazer ganhar clientes.

Se caso essa contratação não for possível no início, existem algumas estratégias básicas que podem ser aplicadas:

  • Construção de um site para a sua empresa: lembre-se que atualmente, quem não está listado no Google não existe.
  • Entrada em ao menos uma rede social: que deve ser alimentada com certa frequência com conteúdos sobre o seu escritório.
  • Envio de e-mails para os seus contados de clientes e clientes potenciais: com conteúdos relevantes para ele e não apenas com promoção da sua empresa;
  • Placas e Outdoors sobre a existência do seu escritório;
  • Participação em eventos empresariais da sua cidade: feiras, simpósios, palestras e outros.

Serviços de Excelência

É importante saber que mesmo com a melhor estratégia de marketing do mundo, será impossível fidelizar os seus clientes caso o serviço oferecido não cumpra com o esperado.

Ao abrir um negócio, muitos empreendedores têm em mente apenas a questão de volume de clientes. Porém, lembre-se que quanto mais demanda de serviço o seu escritório tiver, maiores são as chances de não dar a devida atenção a cada trabalho.

Por tanto, sempre pense que qualidade de serviço é melhor que quantidade. Dessa forma, as chances de conseguir montar uma carteira de clientes fiéis é muito maior e mais lucrativa, do que atender 200 pessoas apenas em período de declaração de imposto de renda, por exemplo.

Veja também

Como montar uma Distribuidora de Bebidas: Investimento e como começar

Esse foi um passo a passo simples de como abrir um escritório de contabilidade e ter sucesso na sua carreira de contador.

Porém, se o seu propósito de abertura de negócio não é esse, você talvez se interesse em saber como abrir uma casa de repouso.

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Deixe seu comentário