Como abrir uma loja de presentes – Fornecedores, vendas e lucros

Abrir uma loja de presentes é uma boa alternativa de negócio para o empreendedor que deseja investir em produtos diversificados.

As lojas de presente, atualmente, não são mais limitadas a montagem como eram as de décadas passadas. Antigamente era comum que as lojas de utilidades fossem conhecidas como loja de presentes, e hoje em dia esse modelo ainda existe, porém, não é o único.

O empresário que decide investir em artigos mais sofisticados também encontra um ótimo público alvo, ávido por novidades e opções criativas e inovadoras.

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Para abrir uma loja de presentes, o empreendedor precisa se atentar a fatores como tipo, localização, fornecedores, público, entre outros.

Acompanhe a seguir as nossas dicas para você montar a sua loja de artigos para presente e conquistar os consumidores da sua região.

Tipos de Loja de Presente

A primeira coisa que você precisa decidir é de que tipo será a sua loja de presentes. Como dissemos antes, durante muitos anos o mais comum era que as lojas de presentes, obrigatoriamente, vendessem também artigos de utilidades em geral. Esse modelo ainda existe e faz bastante sucesso, porém, com o passar dos anos modelos mais específicos e sofisticados desse tipo de comércio acabaram surgindo.

Aliás, a ascensão das compras online, também fez com que vários e-commerces com foco em artigos para presentear também surgissem. Dessa forma, basicamente, existem três tipos de lojas de presentes que podem ser montadas:

  • Presentes e utilidades;
  • Presentes específicos;
  • Loja virtual de presentes

Público Alvo para abrir uma loja de presentes

A definição do público alvo irá te ajudar a decidir quais produtos, fornecedores e até mesmo formato de loja você precisará montar para ter sucesso.

Nessa etapa você deve descobrir gênero, faixa etária, classe social, hábitos de compras entre outras informações relevantes que ajudarão a descobrir quem é a “persona” do seu negócio.

A partir dessa definição você pode escolher se irá trabalhar com presentes para um público de massa ou mais segmentado, como presentes específicos para crianças ou mulheres, ou ainda um público de classe alta, ou de uma tribo específica como os nerds.

Análise de mercado e concorrentes

Em especial se você optar pela abertura de uma loja física, é muito importante realizar um levantamento de dados para descobrir como é o mercado de lojas de presentes da região em que está pretendendo atuar.

Nessa análise é bom constar quais os principais nichos atendidos pela concorrência, produtos e serviços oferecidos, valores praticados, entre outras informações.

Com essa análise é possível identificar oportunidades que talvez outros não tenham visto, assim como ter uma noção de fatores diferenciais do seu negócio para outros.

Aliás, se quiser saber mais sobre diferenciação nos negócios, leia esse artigo.

Localização para abrir uma loja de presentes

A localização para abrir a sua loja dependerá de qual o seu objetivo. Por exemplo, você pode querer abrir o seu negócio para atender especificamente clientes no seu bairro. Nesse caso, uma boa alternativa é conseguir um imóvel em um local bem visível, de preferência onde já existam outros tipos de comércio próximos.

Agora, se a sua ideia é atender um público de classe vai abastada, alugar uma sala em um shopping ou grande centro comercial pode ser uma boa alternativa.

Independente de onde você opte por abrir o seu negócio, lembre-se que o ideal é que ele conte com estacionamento próprio ou próximo, e com fácil acesso tanto para carros e motos, quanto para transporte público.

Fornecedores para abrir uma loja de presentes

Os fornecedores de produtos do seu negócio são um ponto crucial que deve ser muito bem observado antes de serem escolhidos.

São os fornecedores que ditarão a qualidade e preços dos seus produtos, por isso, devem ter ótimos tanto em formas de negociação quanto em mercadorias.

Seus fornecedores só deverão ser escolhidos após o seu público alvo já estar definido, afinal de contas, dificilmente um fornecedor de produtos para uma loja de presentes e utilidades, oferecerá produtos mais requintados para uma loja que deve atender um público mais exigente.

Para um passo a passo completo de como escolher bons fornecedores, acesse esse link.

A seguir nós te damos algumas opções de fornecedores de presentes na internet:

Presentes Atacado

Loja online de venda de artigos para presente e decoração no modelo de atacado, ideal para lojistas. A loja conta com ampla variedade de produtos e o pedido mínimo para entrega é de R$300.

Para saber mais, basta acessar o site .

Desembrulha

A Desembrulha é mais uma loja de presentes online que trabalha como fornecedora para lojistas. A empresa trabalha com artigos para presente e utilidades de várias categorias e tem um espaço especial no site para o lojista que deseja revender seus produtos.

Para saber mais, acesse o  link da loja

Big Presentes

Uma das melhores opções de fornecedor de presentes para lojistas. A Big Presentes conta com um extenso catálogo de presentes criativos para todos os gostos e vende em formado de atacado.

Para comprar com valores especiais o lojista precisa se cadastrar no site da loja.

Aliexpress

Para o empreendedor que deseja uma margem de lucros maior, uma boa opção é importar produtos da China por sites como o Aliexpress. Nesse modelo o lojista precisa efetuar a compra no site e aguardar o prazo de entrega que pode passar de 90 dias. Além disso, é importante estar por dentro de todas as regras de importação do país para não ter dor de cabeça depois.

Apesar da burocracia ser maior, os valores pelo qual se adquire os produtos são muito baixos. No entanto, lembre-se de primeiro comprar em pouca quantidade dos produtos que deseja revender para fazer testes de qualidade. Nada de já ir comprando em larga escala antes de saber se o produto é bom.

Abrindo uma loja virtual de presentes

Como dissemos anteriormente, a internet também é uma opção para se montar um negócio para vender presentes. Nesse modelo economiza-se bastante com instalações físicas, porém é necessário contratar um bom serviço para realizar a montagem do e-commerce sem nenhum erro.

Além disso, o empreendedor precisa ter bastante ciência da importância de todo o processo logístico para a entrega das mercadorias. Lembrando que é necessário ter um bom espaço para estoque das mercadorias.

No mais, a questão de escolha de fornecedores e pesquisa de concorrência é bastante parecida, só que agora por meios digitais.

Veja aqui os segredos para uma loja virtual de sucesso.

Investimento e lucros ao abrir uma loja de presente

Segundo o Sebrae, para abrir uma loja de presentes de porte médio, é necessário um montante de R$44 mil, mas claro que esse valor é variável. O empreendedor só pode ter certeza de qual o valor necessário de investimento em um negócio como esse, após realizar um levantamento sobre tudo que irá utilizar para montar a sua loja.

Nesse levantamento devem constar:

  • Valor de aluguel do imóvel;
  • Despesas fixas como água, luz, telefone, internet;
  • Compra de móveis para a loja;
  • Valor de estoque inicial;
  • Capital de giro;
  • Entre outros.

Estima-se que uma loja de presentes de pequeno a médio porte pode faturar entre R$10 mil e R$25 mil mensais.

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Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

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