Como abrir uma loja de R$ 10 – Dicas para começar

loja de 10

Desde que o conceito chegou ao país, as lojas de preço único caíram nas graças do consumidor brasileiro. Primeiro com as tradicionais lojas de R$ 1,99, e depois se expandindo com outros valores. Por conta disso, neste texto vamos apresentar dicas para empreendedores interessados em abrir uma loja de R$ 10.

Como o nome já diz, a proposta deste tipo de estabelecimento é bastante simples: todos os itens (ou pelo menos a maior parte deles) são vendidos por apenas R$ 10. Mas algumas lojas também variam um pouco esta proposta, oferecendo produtos a partir de R$ 10, por exemplo.

De qualquer forma, a estratégia costuma chamar a atenção dos clientes, que muitas vezes entram por curiosidade e saem com a sacola cheia de compras. Se você vê neste tipo loja um empreendimento promissor, continue a leitura para ver como abrir uma loja de R$ 10.

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Dicas para abrir uma loja de R$ 10

Para começar, vamos listas algumas das principais dicas para ter sucesso ao abrir uma loja de R$ 10. Como este é um empreendimento que vende mercadorias a baixo preço, é importante ter conhecer algumas estratégias para que seja um negócio lucrativo.

Faça um bom planejamento

Antes de abrir qualquer tipo de empresa, é fundamental elaborar um plano de negócios. Neste documento, você responde a questões como: o valor a ser investido, expectativa de lucro, localização da loja, público-alvo etc. Com o plano de negócios, você basicamente põe os pés no chão para abrir sua loja consciente das condições.

Neste momento, uma dica essencial é conhecer o seu público-alvo, ou seja, o perfil de consumidor para quem você quer vender. As lojas de preço único, de modo geral, costumam ser bastante procuradas pelas classes populares, então é nesse público que você deve mirar.

Sendo assim, tenha essa informação em mente quando pensar na localidade em que pretende abrir sua loja de R$ 10, que deve ser acessível para estes clientes. De preferência, encontre um lugar em regiões comerciais, mesmo que haja concorrentes por perto, pois as pessoas têm o hábito de passar de loja em loja ao fazer compras.

Por outro lado, o custo de locação também tende a ser mais caro nas proximidades de centros comerciais. Dessa forma, você vai precisar pôr tudo na ponta do lápis para definir o que vale mais a pena para o seu negócio.

Venda produtos diversificados

Muitas lojas deste segmento vendem apenas roupas, mas o ideal é diversificar o catálogo de produtos. Além de roupas, algumas sugestões são itens domésticos, cosméticos, acessórios, brinquedos e até mesmo alguns alimentos.

Além disso, também é importante ficar de olho nas novidades do mercado, para saber o que está em alta e pode gerar boas vendas na sua loja. Por fim, outra estratégia interessante é trabalhar com produtos importados, sobretudo os de origem chinesa.

Procure os melhores fornecedores

Em uma loja de preço único, a atenção aos fornecedores é fundamental. Afinal, para manter sempre os mesmos preços, é necessário que os valores de fornecimento também não subam para evitar prejuízos.

Mas o fator “valores” não é o único a ser levado em conta nesse sentido, pois há também a questão da qualidade. Mesmo que os produtos sejam baratos, eles precisam ser de qualidade para ter credibilidade com os seus clientes.

Portanto, invista bastante tempo em pesquisas de mercado para poder contar com os melhores fornecedores.

Vale a pena abrir uma loja de R$ 10?

Segundo o Sebrae, este tipo de empreendimento tem uma média de taxa de retorno sobre o investimento de cerca de 10% ao mês. Ou seja, com esta estimativa o prazo de recuperação do investimento seria de 10 meses.

Mas como qualquer outro tipo de negócio, o êxito de uma loja de R$ 10 depende do planejamento e condições da própria empresa. Muitas vezes, o sucesso de uma marca está nos detalhes.

Por isso, é muito importante investir também em questões como divulgação da loja. Tenha um projeto de marketing para o seu negócio, aproveite os recursos das redes sociais, faça campanhas de engajamento, promoções etc. Quanto mais interessante você tornar a marca da sua loja, maiores são as chances de sucesso.

Mas se você fazer um bom plano de negócios e ter condições de botá-lo em prática, este é um empreendimento no qual vale a pena investir. É um tipo de loja que tem movimento o ano inteiro, e tende a aumentar consideravelmente nas datas festivas.

Para mais informações sobre como investir neste setor, recomendamos este material do Sebrae-MG sobre como abrir uma loja de preço único. Nele o Sebrae trata de questões diversas, inclusive burocráticas, que não de grande serventia para quem quer empreender.

Felipe MatozoJornalista, ex-repórter do Jornal e Canal "O Repórter" e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
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