Como abrir uma lanchonete? Dicas e passo a passo para começar

Quem nunca sonhou em ter seu próprio negócio, trabalhar sem um chefe e poder realizar seu sonho de trabalhar por si? A ideia de se esforçar e obter lucro e reconhecimento no próprio empreendimento parece ótima, e um dos setores mais movimentados no país é o de alimentação. Por isso, neste texto nós vamos conferir dicas para quem quer abrir uma lanchonete.

As lanchonetes são estabelecimentos muito populares no Brasil, pois são lugares onde as pessoas têm refeições rápidas e baratas. Além disso, também são pontos de encontros para reuniões com amigos e familiares.

Para conhecer mais sobre este mercado e conhecer dicas para ter sucesso ao abrir uma lanchonete, é só seguir acompanhando a leitura. Aproveite para conhecer também nosso texto sobre como abrir um restaurante.

abrir lanchonete

Em lugar estratégico, é cliente na certa

A primeira coisa a se pensar é no lugar estratégico para você abrir sua lanchonete. Locais de circulação de pessoas durante grande parte do dia, com movimentação perto de escolas, faculdades, comércios no geral, parques entre outros, são boas apostas.

Ao decidir sobre a localização de seu empreendimento, é importante pesquisar sobre os outros empreendimentos similares ao seu e pensar em qual vai ser o seu diferencial, além de saber a opinião das pessoas sobre o tipo de comida e ambiente que elas gostam.

Precisa-se pensar também sobre a aparência do local. Sem precisar gastar muito você pode preparar um ambiente agradável, organizado e com aspecto de muita higiene. Afinal, o segmento de comércio de alimentos exige muito capricho, e só ao olhar para a aparência do local o cliente já se sente seguro ou não para realizar sua refeição.

Por isso, a higiene deve ser um dos fatores principais da sua lanchonete. Os alimentos devem estar sempre em perfeitas condições, dentro do prazo de validade e de preferência fresquinhos.

Essas e outras definições importantes para iniciar o seu empreendimento devem estar presentes no plano de negócios. Esta é uma etapa fundamental para você abrir uma lanchonete ciente das oportunidades e riscos. Para mais informações sobre como montar seu plano de negócios, sugerimos a leitura desse material do Sebrae.

Acerte no cardápio para abrir sua lanchonete

Outro ponto importante é o cardápio. Seja versátil e agregue variadas opções logo no início, para todos os tipos de pessoas e situações. Por exemplo: opções de salgados e assados, para clientes que estão com pressa, lanches, pratos executivos, buffet, além do tradicional café com leite que agrada a maior parte dos brasileiros.

Você pode começar com algumas dessas opções e ir acrescentando ou tirando do cardápio conforme conhecer a saída dos produtos.

Você também precisa definir como serão feitos os alimentos, se serão todos caseiros, se vai precisar de fornecedores e quem serão esses fornecedores. Escolha sempre com cautela, pesquisando não somente preço, mas principalmente a qualidade dos produtos. Aqui nós já mostramos dicas de fornecedores de salgados congelados para revenda, vale a pena conferir.

Os alimentos que serão feitos em sua lanchonete devem seguir um padrão para que as pessoas ao voltarem se depararem com a mesma qualidade. Obviamente, deve ser observada a aprovação dos clientes diante das receitas, e serem mantidas as que agradam a maior parte do público.

Dicas para ter sucesso com sua lanchonete

Um fator primordial é conquistar o público, agradar o paladar dos clientes. Para isso, conforme já dissemos, você deve utilizar ingredientes e produtos de qualidade, é claro.

Mas outra questão importante é o tratamento que você oferece a eles. Simpatia, atenção e respeito são essenciais para o trabalho com o público, portanto, ao contratar funcionários dê preferência a pessoas pacientes, simpáticas e atenciosas.

Falando nisso, ter uma boa convivência e valorizar seus funcionários oferece um ambiente harmonioso para sua equipe e também para os clientes, que devem sair satisfeitos com a refeição e atendimento para sentir vontade de voltar outro dia.

Depois de montar sua lanchonete, é hora de investir no marketing, pois a propaganda é a alma do negócio. Sendo assim, abuse de anúncio nas redes sociais, fotos que evidenciem um bom ambiente e uma comida saborosa. Aproveite para conferir nosso texto com 5 ferramentas de marketing que todo empreendedor precisa conhecer.

Faça folders com promoções para atrair clientes novos e mantenha as redes sociais da lanchonete sempre atualizadas. Publique em grupos da cidade, mostre seu diferencial e ouça sempre o feedback de seus clientes para que possa estar sempre aprimorando seu empreendimento e buscando a excelência.

Felipe Matozo
Estudante de Jornalismo no Centro Universitário Internacional Uninter e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

Deixe seu comentário