Como abrir uma empresa de limpeza – Requisitos e como começar

Abrir uma empresa de limpeza tem sido a escolha de muitas pessoas que decidem entrar no mundo dos negócios. Esse tipo de empreendimento está em ascensão há alguns anos já que oferece grande demanda e pode ser aplicado em um ou mais nichos do mercado.

As empresas de limpeza costumam funcionar com terceirizadoras de serviços de faxina residenciais, empresariais entre outros. Elas acabam tendo vantagem, pois contratar um profissional de limpeza por conta própria pode gerar desconfiança em algumas pessoas. Dessa forma, ao usufruir dos serviços de uma empresa de limpeza, os contratantes são conquistados pela confiança e senso de profissionalismo que esses negócios oferecem.

Se você está pensando em investir nesse tio de empreendimento, mas não sabe muito bem como começar, a seguir nós te ajudamos a dar os passos principais para iniciar nesse segmento.

abrir empresa de limpeza

Qual nicho será atendido

Antes de qualquer coisa, é preciso decidir qual nicho de mercado será atendido pela sua empresa de limpeza. Como dissemos anteriormente, é possível atender desde clientes finais com necessidades de limpeza para residências, até empresas que podem precisar de serviços variados.

Por tanto, é bom decidir em quais frentes o seu negócio irá atender.

Por exemplo, você pode oferecer serviços de limpeza geral para residências e empresas, que é aquela feita de manutenção, limpeza especializada com foco apenas em vidros, estofados e carpete, limpeza pós-obra, zeladoria, enfim. Existem várias possibilidades de atendimento a vários tipos de clientes.

Faça um Plano de Negócio

O Plano de Negócio funciona como um planejamento de tudo que será necessário saber para que a empresa se desenvolva de forma correta. Além de um direcionamento para o empreendedor, ele também serve como uma apresentação do negócio no caso de ser necessário conseguir investidores ou mesmo um empréstimo.

Aliás, se quiser saber como conseguir investimento para o seu negócio, dê uma olhada nesse artigo

No Plano de Negócio o empreendedor precisa colocar todas as análises prévias que realizou para saber tudo o que será preciso para que o negócio vá em frente.

Dessa forma para elaborá-lo, será necessário realizar:

  • Pesquisa de Público Alvo;
  • Pesquisa de Concorrência;
  • Levantamento sobre o valor de investimento;
  • Estrutura de quadro de funcionários;
  • Entre outros.

Fazer todo esse planejamento sozinho pode ser um pouco complicado, por tanto em caso de dúvidas é possível buscar assessoria no Sebrae da sua cidade. Aliás, para entender um pouco mais como funciona e para que serve um plano de negócio, veja esse artigo do Portal do Sebrae.

Localização

Como as empresas de limpeza existem para realizar atendimento a domicílio, a localização da empresa não é algo primordial. Na verdade, nem é necessário fazer um grande investimento em local físico. Com um escritório e um local para depósito de equipamentos já é possível iniciar as atividades do seu negócio.

Quadro de funcionários para abrir uma empresa de limpeza

No início da sua empresa de limpeza é possível que você mesmo decida ser o profissional dos serviços que oferece. No entanto, a depender do nicho escolhido para operar e com o crescimento da demanda da empresa, será necessário realizar a contratação (ou sociedade) com outros profissionais.

Em especial para empresas que atendem nicho empresarial de grande porte, não é muito viável que apenas uma pessoa fique responsável por todo o serviço oferecido. Sendo assim, com o passar do tempo, análise a necessidade de ter outras pessoas trabalhando com você.

Investimento em equipamentos

Especialmente para empresas de limpeza que atendem necessidades específicas como limpezas de estofado e carpetes, é necessário realizar o investimento em alguns equipamentos e produtos específicos.

Entre os equipamentos comuns que uma empresa de limpeza precisa ter estão:

  • Vassouras;
  • Rodos;
  • Panos para limpeza;
  • Aspirador de pó;
  • Esfregões;
  • Produtos de limpeza;
  • Baldes
  • Extratora de sujeira profissional (nos casos de serviços de limpeza de estofados e carpetes);
  • Entre outros

Documentação para abrir uma empresa de limpeza

Para que o seu negócio inspire ainda mais confiança nos seus clientes, é ideal que você o formalize. Até porque, para conseguir prestar serviço para empresa, você precisará fornecer nota fiscal, e isso só é possível tendo um CNPJ ativo.

Dessa forma, a melhor coisa a fazer para legalizar o seu negócio é procurar a ajuda de um contador que além de ficar responsável pela abertura legal da sua empresa, também poderá ficar responsável por conseguir outros documentos necessários para as suas atividades.

Entre os documentos necessários para a abertura de sua empresa estão:

  • Registro na Junta Comercial do Estado;
  • Inscrição na Receita Federal;
  • Alvará de funcionamento.

Investimento para abrir uma empresa de limpeza

Tudo irá depender do porte da sua empresa, se você terá ou não funcionários, dos aparelhos em que precisará investir, etc. Porém, estima-se que já é possível iniciar uma empresa de limpeza com um investimento mínimo de R$3 mil.

Veja também

Como revender pijamas – Dicas e melhores fornecedores para começar

Esse foi o nosso passo a passo para você abrir uma empresa de limpeza. Como você pode notar, esse é o tipo de negócio que não exige um alto investimento a princípio e que pode gerar alta lucratividade com o passar do tempo.

Se quiser mais ideias de negócio para investir, veja o nosso artigo sobre como montar uma academia, e também sobre como abrir uma casa de repouso.

Outras ideias podem ser encontradas aqui no site na aba de empreendedorismo.

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Deixe seu comentário