Como abrir uma distribuidora de água mineral – passo a passo

Abrir uma distribuidora de água mineral é uma boa forma de faturar vendendo um produto de melhor qualidade para quem preza por qualidade.

Apesar de o Brasil contar com redes de tratamento de água na maioria das cidades brasileiras, muita gente não confia totalmente na qualidade da mesma para ser consumida. Esse medo não é injustificado, já que problemas com a distribuição de água própria para o consumo acontecem muito em vários estados brasileiro. O Rio de Janeiro, por exemplo, vem sofrendo com isso corriqueiramente desde 2020.

Dessa forma, não são poucas as pessoas que preferem comprar garrafas ou galões de água mineral.

Publicidade

Se você está pensando em abrir uma distribuidora de água mineral, porém não sabe por onde começar, nós explicamos tudo o que você precisa saber nesse texto.



Planejamento para abrir uma distribuidora de água mineral

abrir distribuidora de água

O primeiro passo ao pensar em abrir qualquer tipo de negócio é o planejamento. Dessa forma, antes de sair investindo nas mercadorias para abrir o seu negócio, é necessário avaliar alguns pontos principais que poderão indicar se esse investimento é ou não viável.

A melhor coisa a se fazer nessa etapa é elaborar um Plano de Negócios. Com ele o empreendedor consegue fazer um levantamento de todas as informações pertinentes ao negócio e usá-lo como guia no momento de iniciar as atividades.

Público Alvo de uma Distribuidora de água mineral

Uma das principais coisas que precisam ser avaliadas pelo empreendedor antes de iniciar o negócio é qual será o seu público alvo.

Publicidade


Publicidade


Comumente, pessoas que costumam comprar água mineral em garrafas para ter em casa, pertencem a classes mais abastadas. Dessa forma, pode-se dizer que o público alvo dessa categoria de produtos são as classes média e alta.

Já o público que consome água mineral de bebedouros, costumam comprar em formato de galões, que pela quantidade acaba sendo uma compra mais econômica. Esse público costuma ser bastante composto por empresas e escritórios.

Publicidade

Concorrência

Outro ponto primordial antes de abrir o seu negócio é avaliar todos os outros que podem oferecer concorrência. Como exemplo podemos citar os super e hipermercados, além de outras distribuidoras de bebidas.

Publicidade

Para se sobressair a esses concorrentes, saiba oferecer alguns diferenciais ao seus clientes como preços melhores e promoções por fidelidade.

Leia também

Localização para abrir uma distribuidora de água mineral

Ao abrir um negócio físico, a localização acaba sendo um ponto muito importante. No entanto, como hoje em dia a questão do delivery está muito em alta, ao invés de investir em espaço e localização, o empreendedor pode investir em um carro de entrega e uma boa divulgação.

Dessa forma, da mesma forma como acontece com as distribuidoras de gás, o distribuidor de água mineral recebe os pedidos e faz a entrega da mercadoria a domicílio.

Dessa forma, a mercadoria pode ser armazenada em um espaço na própria casa do empreendedor.

Outra opção que complementa essa é criar o “carro da água mineral” e sair oferecendo o produto nas regiões da cidade, novamente, parecido com o que as distribuidoras de gás fazem.

Quadro de funcionários

A necessidade da contratação de funcionários irá depender muito do tamanho do negócio. Apesar disso, em geral é necessário realizar a contratação de ao menos um entregador para auxiliar nos atendimentos de clientes.

É claro que em casos de uma grande demanda de pedidos, esse número pode subir. Avaliando o que seria um negócio de médio porte, o quadro de funcionários seria:

Publicidade

  • 1 recepcionista responsável por receber os pedidos e clientes;
  • 2 ou 3 entregadores;
  • Gerente do negócio.

Em relação a administração de valores do negócio, ao invés da contratação de mais um funcionário, se preferir o empreendedor pode contratar um serviço terceirizado de contabilidade.

Investimento necessário para a abertura de uma distribuidora

Para montar uma distribuidora de água mineral o investimento não é dos mais altos, mais ainda se for possível economizar adotando os formatos de negócio citados no tópico anterior.

Publicidade

É claro que tudo depende do tamanho do negócio e por isso não é possível dar uma projeção definitiva de valores. No entanto, estima-se que com R$6 mil já é possível iniciar um negócio pequeno, porém, bem estruturado de venda de água mineral.

Nesse valor estão calculados remuneração de funcionários, compra de estoque, divulgação e um pequeno capital de giro.

Divulgação de uma distribuidora de água mineral

Esse é o principal ponto que poderá ditar o sucesso da sua empresa. Em negócios como os de entrega de água e gás, a divulgação precisa ser feita de um jeito certeiro.

Dessa forma, além da entrega de materiais de divulgação físicos em residências ( o que até hoje dá muito certo) é necessário investir nas divulgações em mídias sociais.

Criar uma página simples no Facebook ou Instagram e atualizar com regularidade preços e promoções é um caminho que deve ser seguido por qualquer empreendedor desse ramo.

As divulgações por meio de linha de transmissão do WhatsApp Business também é uma ferramenta riquíssima para a conversão de vendas.

A dica principal aqui é, não deixe de investir em estratégias de marketing e divulgação porque o seu negócio depende disso.

Publicidade

Veja também: Como montar uma Distribuidora de Bebidas: Investimento e como começar

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Deixe seu comentário