Como cadastrar cardápio ou catálogo no Whatsapp Business

A função de cadastro de cardápio e catálogo de produtos do Whatsapp Businnes tem o objetivo de agilizar todo o processo de negociação na plataforma. Com ela, basta o cliente acessar o perfil do negócio para ver todas as mercadorias disponíveis.

Cada vez mais o Whatsapp tem lançado soluções para dinamizar os negócios feitos pela plataforma. Sendo assim, a função de catálogo com o carrinhos de compras do aplicativo funciona como uma vitrine virtual de produtos.

Diferente de quando o aplicativo começou a ser usado para transações de negócios, os clientes não precisam mais iniciar a conversa com uma conta comercial apenas para perguntar sobre tal produto. Agora, basta acessar diretamente o catálogo, visualizar se há aquilo que ele procura e iniciar a conversa apenas para fechar negócio ou saber algumas informações extras da mercadoria.

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Esse processo facilitado permite que tanto cliente quanto negociante economizem tempo, o que pode representar ainda mais vendas para o dono do negócio.



A seguir, você aprende como fazer o cadastro do seu catálogo de produtos ou cardápio no Whatsapp Business, além de saber outras informações úteis sobre o aplicativo.

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Passo a passo para cadastrar catálogo ou cardápio no Whatsapp Business

É muito simples cadastrar produtos no Whatsapp. No entanto, para facilitar ainda mais o processo, é interessante uma preparação prévia de imagens.

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O cadastro de cardápio na plataforma tem campo para que sejam colocadas imagens dos produtos à venda. E, como fotos de boa qualidade podem elevar muito as possibilidades de vendas, o ideal é que antes de fazer o cadastro você fotografe as suas mercadorias.

Além das imagens, para aqueles negócios que já possuem plataforma própria para venda, é possível também colocar o link onde a compra pode ser finalizada.

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Com esses esclarecimentos, vamos ao passo a passo para cadastro.

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  1. Acesse sua conta do Whatsapp Business e em seguida clique nos três pontos no canto da tela. Feito isso, clique em configurações e em seguida em configurações de empresa;
    cardápio no whatsapp business
    (Imagem: Reprodução/ Helito Beggiora)
  2.  Agora acesse a opção catálogo e em seguida clique no botão adicionar produto ou serviço;
  3. Ao clicar no botão, você será direcionado para a uma página onde você deverá adicionar imagens do seu produto, nome, valor, descrição, link (caso a compra deva ser fechada em outra página) e um código de produto caso ele tenha. Preencha os campos e clique no canto superior da tela em salvar;
    (Imagem: Reprodução/ Helito Beggiora)

     

  4. Para adicionar um novo produto, basta clicar no sinal de mais no canto de baixo da tela e repetir o processo.

Por que utilizar o Whatsapp Business

As ferramentas digitais a cada dia se tornam o modo preferido de muitas pessoas fazerem compras. A facilidade de apenas pegar o celular e concluir um negócio é vantajosa tanto para clientes quanto para os comerciantes.

Apesar disso, fazer negócios digitalmente exige o mínimo de organização. Por isso mesmo que o uso da plataforma Business é muito mais indicada para quem tem um negócio do que o Whatsapp normal.

Com o Business, o negociante tem à mão uma série de funções especificas para o seu negócio. Entre elas a organização das conversas com os clientes é uma das mais úteis.

Além disso, também é possível criar redes de transmissão para o envio de materiais e promoções que podem impulsionar as vendas.

Para os momentos em que o estabelecimento não pode atender, ou deseja realizar uma saudação inicial ao cliente, também é possível cadastrar mensagens automáticas. Com isso, o cliente não se sente ignorado caso o negócio leve alguns minutos a mais para dar uma resposta.

No geral, o uso do Whatsapp Business faz com que os negócios tenham uma ferramenta muito poderosa a seu favor. Com cada vez mais funcionalidades, o aplicativo veio para se tornar o braço direito de qualquer empreendedor.

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Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

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