As 3 atividades rurais mais lucrativas no Brasil. Conheça!

O Brasil é destaque no agronegócio, sendo um grande exportador de grãos, frutas e carnes. Mas, existem três atividades rurais que são as mais lucrativas no país. Conheça, aqui, quais são elas!

atividades rurais lucrativas cafeicultura

3 principais atividades rurais mais lucrativas no Brasil

O agronegócio brasileiro tem três principais atividades rurais muito lucrativas, seja para consumo interno ou exportação. A seguir, apresentamos quais são essas atividades:

Plantio de soja

O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de soja, que é utilizada como alimento na pecuária devido ao seu alto valor nutricional. Além disso, o grão serve de insumo à indústria alimentícia e de biodiesel.

Publicidade

O plantio de soja exige cuidados especiais, como uma análise de solo, identificação e remoção de plantas invasoras, realização de plantio direto, monitoramento do desenvolvimento da soja e do surgimento de pragas, entre outros.



Grandes produtores normalmente exportam seus produtos, enquanto os médios produtores têm uma produção mais voltada ao mercado interno.

Plantio de milho

O Brasil também é um dos maiores produtores mundiais de milho, que é utilizado na alimentação de animais. Mas, não é só isso: o grão é matéria-prima de diversos gêneros alimentícios.

Entre os principais, destaque para as farinhas, amido, pipoca, canjica, óleo vegetal, entre outros. Logo, é um produto de alto valor agregado, possibilitando atingir ótima lucratividade.

Publicidade


Publicidade


Para plantar milho e ter uma boa colheita, é essencial que se tenha um solo bem drenado e fértil. A adubação normalmente é feita com composto, pois o milho não costuma tolerar bem estrume fresco.

Outras características é que a região precisa ter bastante luminosidade, para que a planta tenha um bom desenvolvimento. Deve-se respeitar a época de plantio, que normalmente acontece entre outubro e dezembro.

Publicidade

O recomendado é manter a terra úmida, implementando uma rotina de irrigação para ter um bom resultado. Mas, atenção: o solo não deve ficar encharcado! Também é muito importante ter um cuidado especial com o controle de plantas daninhas, que podem prejudicar o desenvolvimento do milho.

Publicidade

O período de colheita varia de acordo com o tipo de milho e época do ano em que ocorreu o plantio. Entretanto, a colheita costuma acontecer quando o estigma (cabelo da espiga de milho) atinge um tom marrom. Isto ocorre entre 90 e 100 dias depois da germinação.

Plantio de café

O Brasil é um dos líderes globais de produção e exportação de café, bem como de consumo. Um dos motivos para isso é o clima favorável à plantação no país, bem como os avanços da tecnologia que permitiram melhorias no padrão de qualidade dos grãos.

Para plantar café é preciso levar em conta uma série de fatores e adotar técnicas específicas para ter uma boa produtividade. Deve-se considerar a variedade do café, clima da região e características do solo.

Se optar por plantar o café arábica, por exemplo, a região deve ter temperatura média anual entre 18ºC e 23ºC. Além disso, o déficit hídrico anual deve ser menos de 150mm e a topografia deve ser plana, preferencialmente.

Mas, e se a região não tiver essas características? Ainda dá para plantar café, mas o produtor terá gastos maiores com tratos culturais, com necessidade de uma rotina de irrigação especial, preparo de solo mais profundo ou adoção de técnicas de sombreamento, por exemplo.

Recomenda-se realizar uma análise do solo para avaliar se há necessidade de fazer calagem ou gessagem, bem como adubações. Dessa forma, dá para corrigir e preparar o solo da melhor maneira possível, contribuindo para ter uma boa produção.

Mais atividades rurais brasileiras lucrativas

Além do plantio de soja, milho e café, existem outras atividades rurais que também são muito lucrativas no país. É o caso da fruticultura, especialmente da produção de laranja.

O Brasil é responsável por cerca de 30% da produção mundial de laranja, tendo safras com crescimento contínuo ao longo dos anos. Parte dessa produção abastece o mercado interno, enquanto o restante é destinado à exportação.

Publicidade

Outras frutas com elevado índice de comercialização são o mamão, a maçã, a melancia e o limão, que sempre aparecem entre as mais vendidas no Brasil. Devido à alta demanda, são ótimas alternativas para ganhar dinheiro!

O plantio de algodão também é um dos que mais geram lucratividade! Trata-se de um produto versátil, que pode ser utilizado para diferentes fins, o que aumenta sua possibilidade de venda.

Publicidade

Por exemplo, o caroço do algodão é alimento para gado. Além disso, pode ser utilizado para fabricação de biodiesel e óleo vegetal. Há, também, a produção de linhas e tecidos à indústria têxtil.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário