As 10 Maiores Franquias do Brasil, segundo a ABF

As 10 Maiores Franquias do Brasil, segundo a ABF

Uma recente pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF) revelou alguns dados interessantes sobre as maiores franquias do Brasil, o perfil dos franqueados e as tendências no universo das microfranquias.

As 10 maiores franquias do Brasil

  1. A liderança no ranking é da Cacau Show, com 4.216 unidades e um aumento de 10,7% em seu crescimento.
  2. O Boticário consolidou-se como uma gigante da beleza, ocupando a segunda posição com 3.689 pontos de venda.
  3. McDonald’s ocupa a terceira posição com 2.662 restaurantes, tendo um crescimento de 2,5%.
  4. A Colchões Ortobom fica na quarta posição com 2.380 lojas, garantindo a preferência no segmento de descanso.
  5. OdontoCompany segue na quinta posição, com 1.899 clínicas dentárias
  6. O posto de combustível Lubrax+ é o sexto lugar com 1.741 unidades e um crescimento de 1,7%.
  7. Subway caiu para o sétimo lugar com 1.574 unidades.
  8. As lojas de conveniência da AmPm ocupam o oitavo lugar com 1.540 lojas
  9. Óticas Carol é a nona colocada no mercado, com 1.400 unidades.
  10. Burger King Brasil fecha o top 10 com seus 1.331 restaurantes e um salto de 5,7% em crescimento.

O que a pesquisa revela sobre o perfil dos franqueados?

O setor de alimentos é o mais proeminente, compreendendo 33% das franquias, seguido por igual participação (16%) dos setores de saúde, beleza e bem-estar, e de moda.

Em relação ao formato, 95% das franquias adotam lojas físicas como modelo operativo.

Marcas com mais de dez anos dominam 78% do espaço, indicando uma tendência à estabilidade e continuidade.

Embora 88% das franquias centralizem suas sedes na região Sudeste do país, a maioria (67%) opera predominantemente no interior dos estados, demonstrando uma disseminação além dos grandes centros urbanos.

As Principais Microfranquias

No segmento das microfranquias, a Market4U se destaca no topo com um expressivo crescimento de 42%, totalizando 2.100 unidades.

A seguradora Prudential segue com 1.686 unidades, enquanto a Seguralta, também do setor de seguros, conta com 1.672.

O método de ensino Kumon ocupa lugar com 1.532 unidades e a Credfácil, focada em soluções financeiras, atinge a marca de 1.009 unidades.

Nota-se ainda um expressivo aumento de 103% nas unidades da É Seguro Corretora.

O segmento de serviços domina, com 55% das microfranquias, e outras áreas notáveis incluem soluções financeiras, tecnologia, logística e energia solar.

Alexandre PeresEditor do Revendedor.com.br e analista de SEO da WebGo Content. Graduado em Letras - Português/Inglês, empreendeu desde formado no ramo do Marketing Digital e de Conteúdo, escrevendo para diferentes sites e blogs. Gosta de estar sempre inovando, reinventando-se e aprendendo sobre investimentos e gestão financeira. Tem alguns projetos a longo prazo nas áreas do Marketing, Rede Sociais e Podcasting (aguardem cenas dos próximos capítulos!).
Veja mais ›
Fechar