Anúncio Premium do Mercado Livre – Por que vale a pena?

Ao iniciar as vendas no Mercado Livre o comerciante se depara com os modelos de anúncios que pode fazer na plataforma, que se dividem em Grátis, Clássico e Premium. O anúncio premium é aquele que paga uma comissão maior para o marketplace. Então, por que será que vale a pena o comerciante investir nele?

Veja a seguir tudo o que você precisa saber sobre o anúncio premium do Mercado Livre e por que pode ser uma boa ideia investir um pouco mais nesse modelo.

Anúncio Clássico vs Anúncio Premium

anúncio premium mercado livre

A maior dúvida de quem começa a vender profissionalmente no Mercado Livre é se deve permanecer com os anúncios clássicos, que têm um valor de comissão menor, ou migrar para o premium.

Os dois tipos contam com algumas diferenças, em especial relacionadas aos custos das taxas para vender na plataforma e modelos de pagamento por parte dos clientes. Para quem tem dúvidas, vamos fazer um resumo.

No anúncio clássico o anunciante paga taxas de comissão sobre vendas que variam entre 11% e 14% e a exposição de seu produto é considerada alta. Ou seja, ele possui um bom posicionamento no motor de busca da plataforma, apesar de poder não ficar ranqueado na primeira página.

Já no anúncio premium, as taxas de comissão sobre vendas vão de 16% a 19%, mas a exposição é a máxima possível. Ou seja, esse é o tipo de anúncio que aparece na primeira páginas de pesquisa do marketplace.

Além desses pontos, outra grande diferença entre esses dois tipos, e talvez o mais importante, é em relação ao parcelamento das mercadorias.

No modelo clássico, o parcelamento de mercadorias acaba tendo acréscimos. Já no premium o cliente consegue fazer o parcelamento em até 12 vezes sem juros.

Vantagens para o vendedor que opta pelo anúncio premium no Mercado Livre

Em um primeiro momento, avaliando os valores das tarifas, pode ser que o anunciante pense: “mas por que eu pagaria uma tarifa maior para vender meu produto?“. Esse é um ótimo questionamento, mas podemos explicar o porquê disso poder fazer sentido para alguns comerciantes.

A quantidade de pessoas que ao procurar um produto no Mercado Livre acabam não passando das  duas primeiras páginas de anúncios é realmente grande. Dessa forma, claramente é muito importante aparecer o melhor ranqueado possível na plataforma e aumentar as chances de venda.

É claro que apenas investir em tipos de anúncios premium pode não ser suficiente para te levar às primeiras posições. Isso porque, além disso, o algorítimo do Mercado Livre também avaliam critérios de reputação, palavra-chave correta, entre outros que fazem com que um anúncio seja ótimo e se mantenha nas primeiras posições.

Contudo, é fato de que, entre dois anúncios que atendem esses critérios, se um é clássico e outro é premium, a preferência é para o premium.

Outro motivo do porquê o anúncio premium ser muito vantajoso para o negociante é a questão do parcelamento.

Como sabemos, o Brasil é o único país onde as pessoas podem dividir o valor de suas mercadorias e ir pagando aos poucos. Com isso, a cultura do parcelamento é muito forte e a necessidade por ele, quanto mais alto o valor de uma compra, é maior.

Sendo assim, sem dúvidas é uma grande vantagem poder oferecer parcelas sem juros aos seus clientes. Esse é o tipo de coisa que pode ser crucial no momento de escolher se compra desse ou daquele vendedor.

Como não perder margem de lucro fazendo anúncio Premium no Mercado Livre

Tudo bem, você já pode ter enxergado as vantagens que os anúncios premium podem trazer ao seu negócio, mas o lucro ainda é o objetivo principal de um negócio.

Dessa forma, para que o pagamento de uma comissão maior não afete a sua margem, é necessário que o vendedor tenha uma atenção maior no momento de precificar o seu produto.

No caso, é essencial que a precificação seja feita já contando com a comissão que deverá ser paga À plataforma. Só após esse acréscimo é que o vendedor deve acrescentar a sua margem.

Dessa forma, pode-se dizer que a taxa paga é repassada total, ou ao menos parcialmente, para o comprador. Assim o anunciante não diminui seu lucro.

Estratégia de anúncio clássico e premium

Agora que você já entendeu a como funciona o anúncio premium, vamos à estratégia que pode te fazer vender ainda mais.

Apesar de o Premium ter maior exposição e oferecer parcelamento sem juros, isso não quer dizer que você deva abrir mão completamente do anúncio clássico. Afinal de contas, algumas pessoas não se importam em procurar um pouco mais na plataforma por mercadorias mais baratas. Do mesmo jeito, nem todo comprador tem interesse em parcelar as suas compras.

Dessa forma, o que os especialistas no marketplace sugerem é que o comerciante use uma estratégia que combine os dois modelos de anúncio e assim aumente o seu nicho de clientes.

Para fazer isso, o ideal é ter o mesmo produto em duas publicações diferentes, uma clássica e outra premium.

No caso da clássica, como a comissão é menor, o repasse dessa taxa ao consumidor também deve ser menor, barateando a mercadoria.

Com essa estratégia, o vendedor ganha um pouco ao diminuir a comissão paga à plataforma. Além disso, ele atinge vários públicos e de quebra ainda tem um viés a mais para conseguir avaliar melhor seus clientes. No caso, qual dos anúncios está tendo uma performance melhor.

Veja também: Reputação Shopee; Como ser recomendado na plataforma

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Deixe seu comentário