Vender Acessórios para Veículos no Mercado Livre: Por onde começar?

Os acessórios para veículos são sempre uma categoria de produtos com alta demanda, afinal, os veículos pessoais no Brasil são artigos de primeira necessidade para muitas pessoas. Mas será que vender acessórios para veículos no Mercado Livre é uma boa ideia?

Bem, pode se dizer que é uma boa ideia sim. Das categorias mais vendidas do marketplace, a de acessórios para veículos com frequência aparece nas primeiras posições. Isso acontece porque no Mercado Livre as opções para essa classe de produtos são inúmeras, variando muito entre modelos, marcas e preços.

Com isso, os clientes se sentem incentivados a comprar por meio da plataforma, o que para quem pensa em trabalhar com a categoria é uma ótima notícia.

acessórios para veículos
Publicidade

Veja a seguir como começar a vender acessórios para veículos no Mercado Livre e ao que você deve prestar atenção para ter boas oportunidades na plataforma.



Confira também:
Vender produtos para Pet no Mercado Livre: Por onde começar?

Conheça os tipos de produtos mais vendidos

A primeira dica para ter sucesso vendendo acessórios para veículos no Mercado Livre é entender quais os produtos que mais vendem nessa categoria.

Para isso o ideal é que você faça uma extensa pesquisa na plataforma por meio da ferramenta TendênciasNesse menu você consegue ter acesso aos termos de pesquisa mais buscado no Mercado Livre em cada categoria e em suas sub-categorias. Sendo assim, você consegue saber quais têm sido os produtos mais procurados em acessórios automotivos.

Publicidade


Publicidade


Por exemplo, nesse momento os itens mais buscados da categoria são:

  • Cheirinho automotivos;
  • Auto falantes;
  • Rodas;
  • Capa para carro.

Imagens com fundo branco – Vender acessórios para veículos no Mercado Livre

Não importa a categoria, as imagens sempre são fatores primordiais para o anúncio de qualquer produto no Mercado Livre.

Publicidade

Sendo assim, invista de verdade na qualidade das fotos do produto que você vai anunciar.

Publicidade

Segundo um levantamento do próprio Mercado Livre disponibilizado em 2017, em especial para produtos relacionados a áudio, as fotos com fundo neutro são essenciais para a conclusão da venda. Isso porque, na maior parte dos casos, esses são produtos comprados por impulso onde o apelo visual é muito importante.

Nós já demos algumas dicas para você fazer boas fotos de produtos com o seu celular, aqui.

Saiba usar estratégias

O mesmo levantamento que revelou a questão das fotos de produtos de áudio, também revelou que os anunciantes que vendem combos de pneus acabam tendo vantagem sobre aqueles que vendem apenas por unidade.

Essa estratégia de fazer combos de produtos essenciais é muito boa e pode fazer com que o vendedor saia à frente da concorrência.

Dessa forma, é claro que você pode apostar nos anúncios unitários, porém, quando os produtos forem: retrovisores; calotas; calotinhas; lanternas; e outros que trabalham em pares, sempre ofereça a opção de combos aos seus clientes.

E preferencialmente, esses kits devem contar com um pequeno desconto em comparação as peças compradas separadamente. Assim o consumidor vê ainda mais vantagem e a possibilidade de fechar negócio é maior.

Saiba fazer um bom anúncio

Não há nada mais importante para vender no Mercado Livre do que caprichar de verdade no anúncio do produto.

É por meio do anúncio que o cliente encontrará o seu produto e se interessará por ele. Sendo assim, é necessário que você disponibilize todas as informações pertinentes ao produto e supra todas as dúvidas que o consumidor possa ter.

Publicidade

Portanto, preste muita atenção no momento de fazer o título do anúncio, não esqueça de informar qual a marca e modelo do produto que você está vendendo. Além disso, sempre explique qual a finalidade de tal produto e como o mesmo é utilizado.

Preencha todos os campos disponíveis para anunciar e por fim, lei tudo antes de publicar e analise se você estivesse no lugar do cliente, compraria o seu produto baseado nas informações disponibilizadas.

Publicidade

Se tiver qualquer dúvida, veja aqui o nosso Guia Definitivo do ANÚNCIO PERFEITO no Mercado Livre.

Conheça bem as modalidades de anúncios do Mercado Livre

Além de saber escrever bem o seu anúncio, também é necessário que você esteja por bem dos  tipos de anúncio que o Mercado Livre disponibiliza.

Em suma, são dois tipos de anúncios profissionais que podem ser feitos na plataforma e a principal diferença entre os dois são as taxas de comissão cobradas por venda, além da exposição de cada um.

Se você não entende muito bem sobre isso, pode dar uma olhada nesse artigo aqui onde a gente te explica tudo.

Precificação ao vender acessórios para veículos no Mercado Livre

Por último, para ter sucesso nas suas vendas de acessórios para veículo no Mercado Livre é necessário que você saiba precificar seus produtos corretamente.

Como você já deve saber, para vender no Mercado Livre é necessário arcar com algumas taxas sobre vendas e também taxas de frete e outros custos. Dessa forma, ao precificar seus itens, é preciso considerar esses custos para que o seu lucro não corra nenhum risco.

Por isso você precisa conhecer bem qual a porcentagem de taxas sobre as suas mercadorias, para poder calculá-las na hora de vender. Veja mais sobre isso aqui.

Publicidade

Seguindo todas essas dicas, com certeza as suas vendas de acessórios para veículos será um sucesso e você conseguirá lucrar muito utilizando a maior plataforma de vendas da América Latina. Boa sorte!

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Deixe seu comentário