8 tendências dos negócios em 2021 segundo especialista

Há muitos anos não se viam mudanças tão expressivas e rápidas no mercado como as que aconteceram em 2020. Praticamente todas as empresas que conseguiram se manter no negócio foram porque se adaptaram a nova realidade, que foi responsável por lançar novas tendências para os negócios em 2021.

Para Jason Schenker, presidente do The Futurist Institute, principalmente as mudanças tecnológicas representam uma evolução que não tem mais como ser contida. As formas de fazer negócios com foco maior no cliente e a saúde das pessoas terão grande importância no novo mercado.

Acompanhe a seguir as 8 tendências para os negócios em 2021  detalhadas por Schenker em um dos painéis da South by Southwest 2021.

tendências negócios 2021

Educação acessível

Publicidade

Em 2020 praticamente todos os níveis educacionais precisaram se adaptar ao formato EAD para não ter que abandonar os estudos. Com isso, mesmo as pessoas que viam esse tipo de educação com certo preconceito, conseguiram perceber os benefícios do formato.



A tendência da educação a distância e mais acessível já vinha em uma crescente há alguns anos. Após a pandemia isso deve permanecer como uma opção sólida e que permite que todo tipo de pessoa continue com a sua educação mesmo longe de uma instituição física.

Vendas digitais – Tendências negócios 2021

A adaptação primordial instituída em 2020 e que permanecerá em 2021 (e provavelmente por algumas décadas) para todo tipo de negócio, são as vendas digitais.

Para Jason Schenker, terão destaque os negócios que trabalharem para melhorar a experiência do cliente dentro das plataformas de vendas. No mesmo campo, as chances para empreender, também se aplicam aos desenvolvedores de softwares que ajudem na evolução desse tipo de vendas.

Publicidade


Publicidade


Tecnologia voltada para saúde

Uma das grandes tendências para os negócios de saúde em 2021 continuará sendo os atendimentos de maneira remota.

Mesmo após a pandemia, os serviços de consultas a distância devem permanecer no cotidiano das pessoas. Isso porque eles proporcionam comodidade e também economia tanto ao paciente quanto ao profissional.

Publicidade

Dessa forma, as empresas que investirem em tecnologias que qualifiquem ainda mais esses serviços terão destaque no mercado.

Publicidade

Leia também: 

Atendimento Personalizado

Mais uma tendência cravada pelo presidente da The Future Institute é a dos atendimentos personalizados. Dessa forma, as mensagens padrão de atendimentos eletrônicos entrarão em extinção logo, logo. Isso porque o consumidor busca rapidez na solução de seus problemas, e mais ainda, deseja ser atendido de maneira única.

Por isso as empresas precisam encontrar soluções tecnológicas e humanas que ajudem na experiência positiva do cliente.

Conteúdos Relevantes – Tendências negócios 2021

Com o isolamento social, as empresas precisaram reinventar o modo de comunicação com seus funcionários e também com seus clientes. A forma encontrada para não deixar as marcas caírem no esquecimento, foi criar diversos conteúdos relevantes que pudessem ser distribuídos em diversas plataformas online.

Desse jeito, em 2021 os negócios que souberem produzir bons conteúdos para as ferramentas de videoconferência, Whatsapp e redes sociais, certamente se terão destaque da concorrência.

Cadeia de Suprimentos

A cadeia de suprimentos é todo o processo que acontece até que as mercadorias cheguem até o cliente final. Dessa forma, desde o armazenamento, recebimento do pedido, separação, embalagens e tudo o mais envolvido para a entrega ao consumidor, é a cadeia de suprimentos a responsável pelo bom andamento.

Esses serviços precisam ser feitos de forma completamente organizada para que não hajam erros graves que possam manchar a imagem da empresa, ou mesmo fazê-la perder dinheiro ao ter que corrigir entregas.

Dessa forma, em seu painel na SXSW 2021, Schenker acredita que os profissionais que decidirem investir nesse tipo de negócio, oferecendo melhores soluções para empresas, terão grande relevância no mercado em 2021.

Publicidade

Softwares – Tendências negócios 2021

Como já citado anteriormente, o desenvolvimento de softwares é sem dúvidas um dos ofícios mais promissores do futuro.

Com a tecnologia cada vez mais necessária para os negócios, as empresas e profissionais que trabalharem desenvolvendo sistemas que ajudem nas transições para o digital, terão grande lucratividade. Da mesma forma, os programas que facilitem a integração entre sistemas e outras ferramentas online, também contarão com alta demanda.

Publicidade

Conexão com os clientes

Tanto de forma presencial quanto digital, as empresas precisarão saber como se conectar de forma mais profunda com seus clientes. Dessa forma, as experiências positivas precisarão se tornar uma constante tanto nos serviços de atendimento a distância quanto nos presenciais.

Empresas e profissionais que souberem oferecer soluções que ajudem negócios a realizar essas adaptações, serão bem-sucedidas em 2021.

Veja também: Tendências para o Dia das Crianças 2021: 7 ideias para faturar ALTO

Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Deixe seu comentário