7 dicas para motivar sua equipe mesmo nas fases mais difíceis

Com as constantes mudanças proporcionadas pelo mercado financeiro, muitas empresas tem passado por fases difíceis e isso pode acabar atingindo em cheio a força de trabalho dos colaboradores. E como a maioria dos negócio só consegue superar suas piores fases com a colaboração de todos os envolvidos, motivar sua equipe de trabalho acaba sendo muito mais do que um ato de benevolência e passa a ser uma estratégia de sobrevivência.

Pessoas motivadas costumam render muito mais em suas áreas, isso porque fazem seu trabalho com vontade e não apenas como uma obrigação. Esse tipo de funcionário está sempre pronto para ajudar a encontrar soluções, atendem melhor os clientes e dessa forma, geram mais valor agregado para a empresa.

Sendo assim, se você vem percebendo que a sua equipe de trabalho anda meio para baixo, sem muito ânimo para realizar as tarefas diárias, saiba que existem algumas coisas que você pode fazer para mudar isso. A seguir nós te damos 7 dicas de como motivar a sua equipe para que todos tenham mais satisfação ao buscar os objetivos do negócio.

motivar sua equipe

Seja um líder e não um chefe

O significado de ambas palavras pode parecer similar, no entanto, existem diferenças palpáveis na forma de agir de um líder e um chefe.

Basicamente, o chefe é aquele que apenas delega tarefas e não se importa muito em saber qual será o processo pelo qual o colaborador precisará passar para cumpri-la. O chefe só quer ver o trabalho pronto e o resultado atingido.

O líder, como sugere o nome, lidera. Ele delega tarefas, mas está por dentro dos processos de seus colaboradores, sempre pronto para auxiliar naquilo que for possível. O líder conhece as dificuldades envolvidas nos projetos, conhece a fundo a capacidade de cada colaborador. É o profissional que deseja ver o trabalho pronto e o resultado atingido, porém sabe tudo o que é preciso para que esses sejam conseguidos.

Agora, se coloque no lugar de um colaborador e pense, com qual dessas duas figuras superiores você se sentiria mais motivado em trabalhar?

Crie um ambiente de trabalho agradável

Não espere ter uma equipe motivada se o ambiente de trabalho que você oferece a eles é impossível de se conviver com harmonia.

Pesquisas recentes comprovam que funcionários com boa saúde mental no trabalho, rendem mais e cumprem tarefas com mais vontade.

Por tanto, faça de tudo para promover um ambiente agradável e acolhedor para a sua equipe. Esteja aberto ao diálogo e sempre que precisar corrigir ou repreender alguém, faça de forma particular e com bom-senso. Acredite, liderar pelo medo ou com abusos psicológicos, além de poder gerar uma série de processos legais, nunca vai ser a melhor estratégia para aumentar o rendimento dos seus colaboradores.

Promova Desafios úteis e divertidos

Uma estratégia certeira para motivar uma equipe desanimada é promover desafios onde ao final os vencedores recebem recompensas. Além de despertar a competitividade (saudável) dos colaboradores, esses desafios podem fazer com algumas metas sejam alcançadas mais rapidamente.

Claro, que para isso é interessante que a recompensa seja algo que realmente desperte o desejo dos funcionários, como um dia extra de folga, um passeio custeado pela empresa, ou mesmo um bônus em dinheiro.

Tenha metas claras e possíveis de serem atingidas

Uma coisa que costuma minar a mente de muitas equipes de trabalho em empresas é a questão das metas de trabalho impossíveis de serem atingidas. Nada desmotiva mais do que chegar a data limite sem ter conseguido atingir o que foi imposto.

Tenha consciência de que as metas devem ser desafiadoras, contudo, não invente de pedir para que sua equipe bata números absurdos com o objetivo de fazer com que ela se esforce muito além do que poderia. Em muitos casos, essa imposição causa justamente o efeito contrário.

Ofereça atividades interessante e relaxantes aos seus colaboradores

Tirar alguns minutos durante a semana para que seus colaboradores tenham um tempo para fazer algumas atividades bacanas dentro da empresa, pode dar um up e fazer com que eles voltem ao trabalho com as baterias recarregadas.

Dessa forma, promova palestras e rodas de conversa sobre assuntos interessantes, de vez em quando, ginástica laboral, alguns minutos de meditação, entre outras atividades.

Deixar alguns jogos de tabuleiro ou video-game disponíveis para os horários de almoço e café também são coisas interessantes que fazem desestressar o dia-a-dia de trabalho.

Dê feedbacks (mas não exagere)

A cultura de feedbacks invadiu as empresas nos últimos anos e isso é muito bom, afinal de contas, esse é o momento em que os supervisores conversam com seus colaboradores para lhes dizer no que eles estão acertando e o que é passível de melhoras.

Esse ato consegue fazer com que muitas coisas fiquem mais claras para os funcionários, que sabem como estão se saindo em suas atividades. Só de saber disso, as pessoas já ficam mais animadas.

Porém, mesmo sendo uma coisa boa, o excesso de feedback também pode ser um problema.

Isso porque, às vezes isso acontece com tanta frequência que ao invés de esclarecer pode confundir o direcionamento do seu funcionário que nunca tem tempo hábil para colocar em prática os apontamentos dados em encontros anteriores.

Por tanto, tenha sim essa cultura, porém saiba dar o tempo necessário para que a pessoa assimile e consiga crescer com aquilo que lhe foi passado durante esse momento.

Ouça as opiniões e percepções da sua equipe

No feedback é o líder quem mostra sua perspectiva ao funcionário, mas acredite, o contrário também é fator necessário dentro de uma empresa.

Entender como a equipe se sente em relação às atividades do dia-a-dia, ao ambiente de trabalho e se ela tem ideias que possam agregar, é muito importante. Dessa forma, as pessoas se sentem realmente parte da empresa e que seus trabalhos e opiniões importam para que a máquina continue funcionando.

Saber que você é uma peça importante do lugar onde trabalha é extremamente motivador.

Veja também

5 dicas para se diferenciar da concorrência e destacar o seu negócio

Franquia Stone – Investimento, lucros e como abrir

Essas foram as nossas dicas para você motivar a sua equipe mesmo nos períodos mais difíceis.

Agora, se na sua empresa você tem problemas em relação a improdutividade das reuniões com seus colaboradores, talvez você consiga tirar proveito do nosso artigo sobre Reunião produtiva: Dicas para revolucionar os seus encontros com equipe.

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Deixe seu comentário