7 coisas para plantar e ganhar muito dinheiro

Atividades de agricultura, com plantio de grãos, frutas, legumes e hortaliças, costumam ter boa lucratividade, sobretudo quando se comercializa produtos de qualidade.

Mas, existem culturas que se destacam por terem alta demanda no mercado interno ou para exportação, possibilitando que o agricultor ganhe muito dinheiro.

Aqui, indicamos 7 coisas para plantar e ganhar muito dinheiro na venda no mercado interno ou externo. Confira e saiba mais sobre essas culturas e sua rentabilidade!

o que plantar para ganhar dinheiro

1. Cana-de-açúcar

Publicidade

Plantar cana-de-açúcar é uma opção para ganhar muito dinheiro porque possibilita fabricar e vender produtos com alto valor agregado.



Com a cana dá para fabricar e vender produtos como o bagaço (utilizado na produção de energia e etanol, por exemplo), açúcar líquido (usado pela indústria alimentícia), melaço (aplicado na fabricação de etanol, açúcar e adubo), entre outros.

Mas, para ter um canavial normalmente se exige ter uma área de produção de tamanho médio a grande, sendo interessante para quem possui um orçamento num desses portes.

2. Alface

O cultivo de alface é uma alternativa para quem quer trabalhar para o mercado interno, disponibilizando um produto que tem grande demanda o ano inteiro.

Publicidade


Publicidade


Plantar alface é fácil, possui custo acessível e o produtor pode vendê-la para feirantes, supermercados, restaurantes, entre outros estabelecimentos.

Outro ponto que torna a alface uma boa opção para ganhar dinheiro é seu ciclo curto, que é de 30 a 40 dias. Na prática, significa que poderá ter um retorno do investimento num prazo reduzido em comparação a outros tipos de culturas. Além disso, a produção ocorre durante todo o ano.

Publicidade

3. Uva

Plantar uva também é uma opção para quem quer ganhar muito dinheiro. Não é para menos, afinal, trata-se de uma fruta com boa demanda no mercado e alto valor agregado.

Publicidade

A uva possui fácil industrialização, tanto que pode ser utilizada para fabricação de sucos, geleias, vinagre, óleos e vinho. Por isso, seu preço de mercado costuma ser maior.

O cultivo de uva costuma exigir que o produtor adote técnicas especiais para ter uma boa produtividade. Para reduzir a possibilidade de prejuízos, considere plantar variedades resistentes.

4. Tomate

Um dos motivos para o tomate ser uma boa escolha para quem quer lucrar mais é o fato de ter uma demanda alta, porque se trata de um produto consumido regularmente pelos brasileiros.

Mas, não é só isso: pode ser industrializado, com possibilidade de fabricação de molhos, o que aumenta suas opções de venda e de lucratividade.

O único ponto a ser considerado é que o tomate tem um cultivo trabalhoso, mas é um produto de alto valor agregado, compensando o investimento.

5. Maracujá

O maracujá é uma alternativa com bom retorno financeiro porque possui alta produtividade e boa demanda no mercado interno.

O produtor de maracujá pode vendê-lo in natura para supermercados, feirantes, restaurantes, lanchonetes e bares, por exemplo. Também há a opção de comercializar para lojas especializadas em frutas.

Uma das alternativas é vender o maracujá in natura ou a polpa da fruta. Também dá para comercializar o suco já pronto ou doces que têm maracujá em sua composição.

Publicidade

6. Soja

O Brasil é um dos maiores produtores de soja do mundo, inclusive um dos maiores exportadores. O grão possui alto valor agregado e pode ser utilizado para alimento de animais em criações de pecuária.

Também é base na fabricação de diversos industrializados, como o leite e suco de soja, molho shoyu, missô, tofu, proteína vegetal hidrolisada e carnes de soja, por exemplo.

Publicidade

Logo, é uma excelente opção para ganhar dinheiro. De maneira geral, grandes produtores exportam a soja e médios produtores fornecem para o mercado interno.

7. Milho

O cultivo de milho é considerado um dos mais rentáveis do país devido à sua ampla aplicabilidade. Ele pode ser consumido in natura e também é usado na fabricação de cereais e alimentos.

A partir do milho é possível obter produtos como canjica, fubá, farinhas, flocos de milho pré-cozidos, pipoca, óleo, entre outros, viabilizando a venda para indústrias, com alcance de boa lucratividade.

Outra característica importante do milho é que seu cultivo pode ser feito em áreas de tamanho variado, inclusive em horta, desde que se tenha características de solo e ambiente adequadas. Logo, é uma opção tanto para o pequeno como para o grande produtor.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário